1. LIÇÕES DE UM ACIDENTE NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO (07/03)
Alguns estudos mostram que o índice de acidentes é maior em jovens trabalhadores, especialmente homens. Os índices são geralmente maiores em adolescentes do que em jovens adultos. Um Estudo examinou o papel de outros fatores, além da idade.
http://sesmtbrasil.blogspot.com/2010/07/nbr-de-gestao-de-sst-entra-em-consulta.html
As alterações na NR-6 introduzem um fator significativo dentro do equilíbrio de poder entre as instâncias que ordenam a segurança do trabalho nas empresas. Aparecem ainda EPIs em consonância com novos riscos e houve uma grande mudança para um novo Anexo I (os Anexos II e III foram cancelados). A nova redação já foi digitalizada pela equipe do NRFACIL e está disponível no site e no software, podendo ser baixado automaticamente.
Recebemos uma pergunta sobre a questão do Mapa de Riscos na Construção Civil. Trata-se de assunto interessante – como elaborar um Mapa de Riscos em uma atividade em que os ambientes de trabalho experimentam constantes e progressivas mudanças?. A pergunta foi enviada pela colega Gleisiane Oliveira e utilizaremos as NRs digitais para respondê-la, juntamente com um texto enviado pelo TST e Consultor Marcelo Leandro, transcrito abaixo: