SAFE DESIGN EM SST
O conceito de “safe design” (ou desenho para a segurança) aparece como uma abordagem holística para a segurança do trabalho, que pretende ser a mais sistêmica possível, levando em consideração todas as variáveis envolvidas, incluindo a segurança não só dos trabalhadores mas dos próprios usuários dos produtos para utilização ou consumo. O conceito aparece no site da autoridade governamental da Austrália e se tornou um paradigma de abordagem integral em SST.
Os princípios que [...]
Os acidentes de trabalho que resultam em trauma cranioencefálico representam os de maior gravidade. Esses acidentes levam frequentemente a complicações bem como a um tempo de incapacidade as vezes maior do que em outros acidentes, além do que podem afetar o aparelho auditivo, olhos e coluna cervical. A proteção da cabeça se constitui assim problema básico para a segurança e saúde dos trabalhadores. O artigo abaixo é uma tradução de publicação de julho de 2012 no site ohsonline, de autoria de Fred Ravetto, Eng de Segurança e especialista em segurança do trabalho.
Neste último post, a parte final da exposição sobre toxicologia ocupacional, enfatizando alguns agentes que provavelmente vão fazer parte de Anexos da nova NR-15 (INSALUBRIDADE). O Ministério do Trabalho anunciou que esses anexos serão anunciados separadamente.
Observa-se que a questão dos agentes de risco no trabalho vão sendo estudados e normatizados não apenas em função dos agravos à saúde do trabalhador, mas tambem ao meio ambiente.
Os slides mostram os conceitos de monitoramento e de indicadores bem como de tolerância ocupacional (TLV) que [...]