Lendo Agora
NR-17 (ERGONOMIA) O QUE É “SAFE DESIGN” EM SST
0

NR-17 (ERGONOMIA) O QUE É “SAFE DESIGN” EM SST

por Adminstrador23 de setembro de 2012

a-repeticao-do-desenho-industrial-que-faz-um-fundo-sem-costura_220864

SAFE DESIGN EM SST

O conceito de “safe design” (ou desenho para a segurança)  aparece como uma abordagem holística para a segurança do trabalho, que pretende ser a mais sistêmica possível, levando em consideração todas as variáveis envolvidas, incluindo a segurança não só dos trabalhadores mas dos próprios usuários dos produtos para utilização ou consumo. O conceito aparece no site da autoridade governamental da Austrália e se tornou um paradigma de abordagem integral em SST.

Os princípios que nortearam a criação de “safe design” mencionam principalmente um Estudo de 210 acidentes de trabalho fatais, dos quais 77% estavam definitivamente ou provavelmente relacionados a problemas de desenho industrial (design). Além disso, o desenho industrial contribui pelo menos com 30% dos acidentes graves, mesmo não fatais. Os problemas relacionados ao desenho eram mais proeminentes em máquinário bem como em plantas industriais móveis. Os problemas de desenho estavam tambem envolvidas em pelo menos 50% dos acidentes na agricultura, mineração e entre 40-50% de acidentes na construção, manufatura e industrias de armazenamento e transporte.

Este post é uma tradução de texto sobre o assunto realizado pelo Prof. Samuel Gueiros (da equipe NRFACIL), e destina-se aos profissionais do SESMT que estão cada vez mais tentando influenciar em todos os aspectos que tenham permanente conexão com  a segurança e saúde no trabalho.

images3SAFE DESIGN

Design para a Segurança (Safe design) é um processo definido como a integração entre a identificação e a avaliação de risco desenvolvidas em um estágio preliminar de forma a eliminar ou minimizar um risco de acidente através do ciclo de vida do produto que está sendo desenvolvido. Este processo envolve toda a concepção do produto, incluindo o ambiente, máquinas, sistemas, equipamentos, produtos, materiais, controle de energia, layout e configuração.

Uma abordagem “safe design” irá gerar opções que elimina riscos para a saúde e segurança minimizando esses riscos tambem para aqueles que fabricam o produto e para aqueles que vão utilizá-lo.

Uma abordagem “safe design” começa com as fases de conceito e planejamento com enfase na adoção de escolhas sobre desenho, materiais utilizados e métodos de fabricação ou construção de forma a melhorar a segurança no produto final. O desenhista precisa considerar o quanto a segurança pode ser conseguida em cada um das fases do ciclo e vida, por exemplo:

oqaaajvkzawmqas8dswh597ow_a9aqx3cgnchdktppy0au8cz7vbnimrqs2tntkjfcwju4e-iqrrfmauoloc8hegy4sam1t1ud-lffyulbfd9wuo22pynbvbhziq
BASES PARA SAFE DESIGN

Desenhando uma máquina com equipamentos de proteção que permitam operação segura bem como assegurando que a máquina pode ser instalada e mantida de forma segura.

Desenhando um edifício com elevadores para os ocupantes de forma que nesta concepção haja suficiente espaço e acesso seguro para o poço do elevador ou sala de máquinas para o trabalho de manutenção; safe design irá sempre ser parte de um amplo espectro de objetivos de desenho, incluindo praticabilidade, estética, custo e funcionalidade do produto; safe design é um processo que consegue de forma satisfatória um balanço entre todos esses fatores que as vezes competem entre si sem comprometer a saúde e segurança daqueles potencialmente afetados pelo produto ao longo do seu tempo de duração.

As funções do desenho são influenciadas por uma variedade de interesses nos vários estágios do processo de design, assim como durante o ciclo de vida do produto. Isto envolve profissionais diversos, como aquitetos, engenheiros, profissionais do desenho industrial, desenvolvedores e softwares e outros grupos que participam nas decisões do desenho, como clientes, construtores, proprietários, seguradoras, gerentes de projeto, compradores, higienistas ocupacionais, ergonomistas, instaladores bem como pessoal de manutenção, além do pessoal do Governo (auditores fiscais, comissão tripartite)

desenho

PRINCÍPIOS EM SAFE DESIGN

Os elementos chaves que tem impacto no desenvolvimento de safe design são:

Princípio 1

PESSOAS NO CONTROLE

Pessoas que tem poder de decisão que afeta o desenho dos produtos, instalações ou processos e estão capazes de promover saúde e segurança na fonte do processo.

Princípio 2

CICLO DE VIDA DO PRODUTO

Safe design aplica-se a qualquer estágio no ciclo de vida do produto, desde a sua concepção até o seu descarte; isto envolve eliminar ou minimizar os riscos de forma a mais precoce possível.

Princípio 3

GESTÃO DE RISCOS

Aplicação de identificação, avaliação e controle de riscos

Princípio 4

CAPACITAÇÃO E TECNOLOGIA

Deve ser demonstrada ou adquirida pelas pessoas com o controle sobre o desenho

Princípio 5

TRANSFERÊNCIA DE INFORMAÇÃO

Comunicação e documentação de informações sobre design e controle de riscos entre todas as pessoas envolvidas nas fases do ciclo de vida.

images-11
ERGONOMIA E SAFE DESIGN

Safe design tambem incorpora princípios ergonômicos. A Ergonomia é uma disciplina científica, centrada no usuário e que exerce um maior papel em design mas tambem como uma filosofia e uma maneira de pensar. Uma abordagem ergonômica assegura que o processo de desenho leva em consideração um largo espectro de fatores humanos, habilidades e limitações que afetam o usuário final. A Ergonomia considera as característricas físicas e psicológicas das pessoas, assim como suas necessidades, na elaboração de suas tarefas – como eles vem, ouvem, entendem e tomam decisões para uma tomada de ação. Segurança do usuário, eficiência, produtividade e conforto são indicadores de quão efetiva é o design em atingir de forma completa seus propósitos.

O PAPEL  E OS BENEFÍCIOS DE SAFE DESIGN

As soluções já existem para a maioria dos problemas de design (como cintos de segurança, guarda-corpos, etc.). Os principais achados de estudos sobre design é que quando o design é inferior há uma contribuição significativa para os graves acidentes de trabalho.

As oportunidades para criar locais de trabalho com segurança são mais efetivos quando se adotam medidas nas fases precoces do ciclo de vida do design de processos e produtos. A medida mais efetiva de controle de risco – eliminar o risco – é geralmente de menor custo e maior praticidade quando os problemas são trabalhados durante o estágio do planejamento do design, mais do que fazer mudanças depois, quando os riscos se tornam reais para os usuários, sejam trabalhadores ou usuários. Sabe-se que uma planta ou equipamento seguro economiza cerca de 5 a 10% do seu custo que aparecem em auditorias de riscos de materiais, além de reduzir a necessidade de equipamento de proteção e testar e manter o equipamento.

O custo direto associado com um design inseguro pode ser significativo (custos de seguro e processos judiciais e ambientais). Desde que esses custos tem um maior impacto nas partes envolvidas na utilização do produto (trabalhadores e usuários), os incentivos dessas pessoas pra influenciar safe design é bem maior.

Safe design pode resultar em vários benefícios:

Prevenção de doença ou acidente

Melhorar o manuseio dos produtos e equipamentos incluindo a interface com usuários

Melhoria de sistemas e instalações, aumentando a produtividade

Melhor previsão de gerenciamento dos custos de produção e operacionais

Conformidade com a legislação e  a inovação por exigir o desenvolvimento de novas idéias

SAFE DESIGN NAS NRS

Observa-se uma conexão do assunto basicamente com 2 NRs. A primeira, é a NR-4, com as atribuições e competências dos profissionais do SESMT não só para fazer PCMSO ou PPRA, mas, sobretudo, aplicar tecnologia de segurança em todos componentes dos ambientes de trabalho. Abrindo a pasta da NR-4 (SESMT), clicamos no item REMISSIVO e procuramos o título ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS, onde verificamos que “safe design” é um conceito aplicável à NR-4:

nova-imagem-46

nova-imagem-44

Outra NR associada, é, sem dúvida, a NR-17 (ERGONOMIA). Abrimos a pasta da NR-17 e no item REMISSIVO observamos  os títulos ANÁLISE ERGONÔMICA, e logo abaixo, o título que escolhemos para analisar, relativo à ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO. Observe que praticamente os principais conceitos de safe design estão incorporados nos objetivos da NR-17:

nova-imagem-47

nova-imagem-48

Aguarde a continuação deste tema nos próximos posts.
Prof. Samuel Gueiros
Bolsista Conselho Britânico
Pos Grad University of Leeds, Inglaterra
Coord NRFACIL

Sobre o Autor:
Adminstrador
Comentários

Deixe um Comentário