ATENÇÃO: Atualização em 30/07/2012: várias notícias na Internet davam conta de que o Ministério do Trabalho iria publicar a sua norma de Gestão, que seria a NR-35. Houve inclusive uma polêmica com a ABNT, que tambem ia publicar a sua norma de Gestão e acabou cedendo a um pedido do Ministério do Trabalho para adiar essa publicação. Assim, a NR de Gestão não foi publicada, ficando a 35 como a NR do Trabalho em Altura. Quando este post foi publicado, ainda não havia sido publicada nem a NR-35 e nem a 36. Esperamos a compreensão dos leitores e usuários pelos equívocos e que levaram a que publicassemos a NR-35 como sendo a de Gestão.
A notícia abaixo, publicada na última sexta-feira (25/11) na Folha de São Paulo, mostra uma tendencia já percebida por várias instituições ligadas à saúde no trabalho, em diversas publicações com estatísticas a respeito. Nesses estudos, a tendência era que somente em 2020 as doenças mentais atingissem o primeiro lugar no ranking dos distúrbios à saúde provocados pelo trabalho. A pico foi atingido antes do previsto, agora em 2011. Leia a notícia e no final uma Tabela com os principais agentes de risco ocupacional que desenvolvem distúrbios neuropsiquiátricos. Na edição desta semana da Revista NRFACIL, (Seção MEDLINE) veja um [...]
Ao abrir o programa NRFACIL, o software checa de há alguma NR desatualizada e automaticamente emite um alerta.
O software NRFACIL é o primeiro na Internet sobre as NRs. Isso não significa que é apenas um simples aplicativo com uma “lista” das NRs em formato de documento ou PDF.
O programa apresenta as NRs em formato digital e inclui várias ferramentas: play list de NRs, cálculos para dimensionamento de CIPA e SESMT e a principal, que é o recurso de atualização automática de NRs.
ALERTA DE ATUALIZAÇÃO DE NRs
Um dos mais importantes recursos do software NRFACIL é o cálculo do custo fiscal por descumprimento de NRs. Esse cálculo é importante para uma boa Gestão de Riscos
O cálculo do custo fiscal por descumprimento de NRs é processado com base nos dados da NR-28 (Fiscalização e Penalidades). Lá na NR-28 cada regulamento de NR tem uma ementa (um código ao lado da regra) com um grau de infração (I=1, I-2, I=3 ou I=4). Ou seja, um I=4 indica a infração máxima e o custo fiscal é bem maior.
Veja detalhes desse sistema na NR-28, onde as regras de cada NR tem um [...]