Lendo Agora
Cresce número de licença no trabalho para tratar dependência química
1

Cresce número de licença no trabalho para tratar dependência química

por Adminstrador29 de março de 2009

BrasilA cada três horas, uma pessoa é afastada do trabalho para tratar a dependência química no País, revela relatório do Ministério da Previdência Social. Apenas em janeiro deste ano, foram concedidas 2.

506 licenças, por mais de 15 dias, para viciados em álcool, maconha, cocaína, anfetamina. Enquanto no ano passado os peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concederam 31.721 afastamentos para funcionários dependentes, em 2007 foram 27.517 licenças, o que indica um aumento de 15%.

O número reflete apenas uma das faces da influência das drogas no mercado de trabalho, já que expressa o problema só entre os que têm carteira assinada no Brasil. Os dados mostram ainda que a dependência está em alta entre empreendedores, médicos, advogados, economistas, lixeiros, professores, funcionários públicos, todos do grupo cada vez mais amplificado nas estatísticas de transtornos de saúde desencadeados pelo uso de entorpecentes.

“O aumento nos números é multifatorial”, avalia o médico Jarbas Simas, presidente da Sociedade Paulista de Perícias Médicas. “De uma maneira geral, a crise pela qual passa a sociedade, a econômica inclusive, está levando o ser humano a procurar rotas de fuga e isso reflete em maiores índices da dependência química. Por outro lado, os métodos de diagnósticos, o controle das empresas com relação aos funcionários dependentes e a conscientização de que o assunto deve ser tratado como doença, também foi ampliado, o que influencia no aumento”, afirma Simas.

Fonte: Jornal da Tarde

Sobre o Autor:
Adminstrador
1Comentários
  • PAULO DE TARSO MARTIN BARRIONNUEVO
    20 de junho de 2009 até 21:57

    AS “DROGAS”,UM MAL QUE MUITAS EVZES SILENCIOSAMENTE AGE EM TODOS OS NÍVEIS DA SOCIEDADE.
    JÁ NO AMBIENTE DO TRABALHO, É TAMBÉM DEVASTADOR,POIS COLOCA EM RISCO O ASPECTO SA SEGURANÇA OCUPACIONAL,QUE ALÉM DE COLOCAR SUA VIDA EM RISCO PELO USO DAS MAIS DIVERSOS TIPOS DE ENTORPECENTES,EXPOE SEUS COLEGAS DE TRABALHO DE FORMA CONSTANTE.
    MUITAS EMPRESAS,TEM POLITICAS DE COMBATE AS DROGAS,ATRAVÉS DE APLESTRAS,CAMPANHAS E ACOMPANHAMENTO PSICOLOGICO E AMBULATORIAS AOS SEUS COLABORADORES.
    AS EMPRESA TEM UM PALEL SOCIAL IMPORTANTE,POIS SE O DIAGNÓSTICO DE DEPENDENCIA QUIMICA FOR FEITO EM TEMPO,MUITAS ETAPAS SERÃO SUPRIMIDAS,AS DROGAS DISTROEM A FAMILIA E AO INDIVIDUOI,PRECISAMOS COMBATE-LAS COM INTELIGENCIA E EQUILIBRIO, EM MEU PONTO DE VISTA, TODAS AS EMPRESAS SEJAM DE PEQUENO,MEDIO OU GRANDE PORTE,DEVERIAM TER POLITICAS INTERNAS DE ESCLARESCIMENTO SOBRE OS EFEITOS DAS DROGAS NO INDIVIDUO.

Deixe um Comentário