Lendo Agora
(NR-6 EPI) 10 DICAS PARA USAR UMA MÁSCARA DESCARTÁVEL
1

(NR-6 EPI) 10 DICAS PARA USAR UMA MÁSCARA DESCARTÁVEL

por Adminstrador26 de janeiro de 2013

 respirador-descartavel-pff1-valvulada

Abaixo, uma compilação de 2 artigos de especialistas publicados na OHS on line sobre proteção respiratória que utilize máscaras descartáveis, uma das mais comuns nos ambientes de trabalho.

A tradução procurou contextualizar a abordagem internacional aos regulamentos das NRs. Esses artigos apresentam um resumo sobre partículas e a proteção contra elas nos ambientes de trabalho. E,  baseado no Instituto Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (NIOSH-EUA), apresentam 10 dicas básicas sobre como usar uma simples máscara descartável.

Ressalte-se que o assunto é complexo e os profissionais do SESMT devem estar familiarizados tambem com um Programa de Proteção Respiratória que amplia o foco desta abordagem. Veja material publicado pela Fundacentro sobre o assunto, mencionado no final.

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

(EPI descartável)

O material de filtragem deve manter a resistencia à respiração no menor nível possível,
bem como reduzir ao máximo o calor gerado pela máscara

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

A Proteção Respiratória consiste em uma questão ampla que pode ser mal compreendida ou complicada mesmo para pessoas as mais experientes. A importancia de uma proteção respiratória apropriada não pode ser negligenciada. Este artigo trata apenas de um pequeno segmento desta questão.

Comentaremos sobre alguns dos fundamentos sobre proteção respiratória, partículas e os conceitos basicos sobre o EPI mais usado convencionalmente para proteção respiratória do trabalhador: a máscara descartável, tambem chamada de máscara facial de filtro

Diversas atividades na indústria, negócios e mesmo em casa envolvem substancias contra as quais você precisa se proteger. Aerosóis muito finos ou poeiras respiráveis podem ser liberadas por trituração ou moagem, perfuração bem como pintura, e serviços de limpeza. Essas partículas são não apenas um incômodo mas tambem constituem um risco à saúde, visto que podem causar irritação no trato respiratório e pulmões, assim como doenças. Temos os exemplos de asbestose e silicose, que são de uma maneira geral conhecidas pelo público. Entretanto, muitas outras substancias, como poeiras metálicas e fumos tambem podem ser causa de doenças.

É importante destacar que a primeira linha de defesa padrão é exatamente os controles de engenharia contra riscos respiratórios. EPIs respiratórios só devem ser utilizados quando os riscos não podem ser eliminados por metodos de engenharia. Além disso, procure familiarizar-se com os princípios para um Programa de Proteção Respiratória.

imagesPROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

No Brasil, uma Instrução Normativa estabelece os parâmetros para a proteção respiratória. Para acessar essa Instrução, acesse a pasta da NR-6 no site NRFACIL. Embora ela não faça parte da NR-6, o NRFACIL colocou essa Instrução na própria pasta da NR-6 que o usuário pode encontrar acessando o Remissivo da Nr-6 e entrando na seção Textos Complementares. Veja abaixo, um infográfico com a Instrução Normativa:

NR-6Regulamento

No topo da Instrução, diretrizes relacionados ao uso adequado e a necessidade de treinamento, além do fornecimento apenas a trabalhadores capacitados. E na base do texto, uma referência à obrigatoriedade de se adotar o Programa de Proteção Respiratória estabelecido pela FUNDACENTRO.

mascrespTESTE DE VEDAÇÃO

Alguns princípios indispensáveis que devem ser do seu conhecimento sobre proteção respiratória: antes de saber qual é a proteção adequada, os usuários devem saber quais os contaminantes a que estarão sujeitos, o nível de contaminação e os limites de tolerância a esse agente.

É obrigatório que o usuário seja treinado em como utilizar e descartar esse tipo de EPI, assim como os possíveis sintomas de superexposição. É muito importante seguir as recomendações do fabricante de como utilizar as máscaras, visto que a inobservância dessas regras, pode causar uma vedação insuficiente e permitir ao usuário se submeter a altos níveis de contaminantes. Os trabalhadores tambem devem fazer um exame médico que assegure que eles podem utilizar uma máscara desse tipo, e que realizem testes de ajustes com uma máscara apropriada.

Os testes de integridade de EPI no Brasil são de responsabilidade de fabricantes e/ou importadores, garantido por um CA. Veja abaixo um infográfico da NR-6 sobre as especificações de EPI:

NR-6Responsabilidades

 

images (1)PARTÍCULAS

O que são partículas e quais as atividades que podem envolver riscos respiratórios? Particulas são as menores partes de sólidos ou líquidos que podem resultar de processos mecânicos, como trituração, moagem e perfuração, mas tambem de processos térmicos como combustão, e aquecimento ou reações com metais. Podem resultar ainda de mistura e remoção de substancias ou inclusive de remoção ou conservação, ocasionando a expansão de partículas no meio ambiente. Essas poeiras tem a dimensão menor do que 5microns e são consideradas como substancias respiratórias ou poeiras finas. Poeiras finas são invisíveis e podem penetrar no trato respiratório até atingir o alvéolo, onde ocorrerão pequenas lesões inflamatórias agudas ou crônicas, reversíveis ou irreversíveis.

Finalmente, a máscara descartável não deve ser usada para proteção contra substâncias radioativas, microorganismos ou substancia bioquímicamente ativas.

10 DICAS

Embora máscaras descartáveis possam não proteger completamente um trabalhador de inalar particulas, elas podem reduzir o número de partículas inaladas. Abaixo algumas recomendações internacionais sobre como usar uma máscara descartável, tendo sido incluídas algumas recomendações das NRs:

Assegure-se de que todos os recursos de engenharia foram adotados para a promoção da proteção ambiental antes de implementar a proteção individual (EPI)
Verifique se o trabalhador foi considerado apto no Atestado de Saúde Ocupacional, do PCMSO, para trabalhar sob exposição a partículas
Disponibilizar treinamento apropriado para colocar e retirar a máscara
Lavar as mãos antes de colocar e quando retirar a máscara
Se você utilizou anteriormente um modelo de máscara adaptado a voce, use uma máscara do mesmo fabricante, modelo e tamanho
Inspecione se a máscara está danificada; nunca use uma máscara danificada, use sempre uma nova
Não deixe que cabelo, barba, jóias, óculos ou outro adereço impeça uma colocação adequada da máscara
Posicone a máscara nas suas mãos, segurando com os dedos a parte que protege o nariz
Cubra a máscara com suas mãos colocando as alças abaixo de suas mãos; envolva o queixo com a parte do nariz para cima
A alça simples ou dupla alça deve enlaçar a cabeça e permanecer na parte posterior da cabeça; a alça inferior deve se posicionar ao redor do pescoço e abaixo das orelhas e não devem ser amarradas
Coloque ambas as maos sobre a máscara, faça uma rápida inspiração para checar se a máscara está bem vedada sobre a face; em seguida, coloque ambas as mãos completamente sobre a máscara e exale o ar da boca e nariz; se você sentir algum vazamento, a máscara não está vedando completamente; se o ar vaza ao redor o nariz, reajuste a peça que envolve o nariz; se o ar vaza pelas bordas da máscara, reajuste as alças até obter uma completa vedação;
 
RodapePosts
 
 
 
 
 
 
logo_nr
 
 
 
 
Rodape
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sobre o Autor:
Adminstrador
1Comentários
  • fernanda
    16 de julho de 2013 até 00:15

    caro doutor, estou com uma dúvida referente ao uso da mascara descartavel, não passsei por nenhum dos trinamentos sitados acima, mas sabia destas por ler o manual de instruções contido na embalagem, mas acontece que, trabalho num ambiente onde não há particulas “visiveis” em quantidade que formem uma nevoa ou coisa do tipo, mas é altamente cheio de microoranismos por se tratar de restauração de edificações e pinturas artisticas. Por não haver grande quantidade de poeiras e nevoas visiveis, me disponibilizam 1 mascara pelo periodo de no minimo de 15 em 15 dias, alegando a não necessidade de troca diaria por não haver grande volume como já mencionei de poeiras, sendo assim, gostaria de saber se o uso prolongado da mascara é viavel, se for qual é o tempo maximo permitido, se há alguma contra indicação a este respeito, tenho mantido ela com o maor cuidado e feito limpeza com alcoohol, por questões de higiene, mas não sei se esta certo, e nenhum medico que perguntei mesmo do posto de saude, souberam me responder a este fator…. se puder me responder ou me indicar alguma leitura a respeito agradeço muito a resposta!!!! pois não quero parecer impertinente com os meus superiores e nem perjudicar a minha saúde em nome do trabalho, obrigada, e até breve, fernanda.

Deixe um Comentário