Lendo Agora
NRs 6, 10 e 16) RISCOS ELÉTRICOS E PROTEÇÃO PARA OS PÉS
5

NRs 6, 10 e 16) RISCOS ELÉTRICOS E PROTEÇÃO PARA OS PÉS

por Adminstrador19 de agosto de 2012

images2

Existem 3 classificações gerais para botas de proteção de um ponto de vista de eletricidade e todas 3 possuem propósitos bem distintos. Em eletricidade, a segurança no trabalho começa a partir do zero, do “aterramento”.

O artigo abaixo, traduzido pelo Prof. Samuel Gueiros, do site Safety & Health, trata especificamente como selecionar a melhor bota de proteção para o trabalho com riscos elétricos.

O assunto está relacionado a 3 NRs com as quais faremos conexões rápidas em relação ao assunto: a NR-6, que trata do EPI; a NR-10 que trata de Instalações e Serviços em Eletricidade; e finalmente, a NR-16 que trata de Periculosidade. E como pesquisar o assunto entre essas NRs da forma mais rápida e eficiente possível? Utilizaremos o recurso do Remissivo nas pastas de cada NR do site NRFACIL, para essa tarefa, que veremos em seguida, após a leitura da tradução.

Questão:

O que eu devo saber sobre botas de segurança adequadas a riscos elétricos?

Por Mark Reilly, especialista em EPI
Tradução: Prof. Samuel Gueiros, Med Trab

servico-especializado-malha-aterramento4Estabelecer fundamentos para segurança no trabalho começa de fato a partir do zero, do “aterramento”.  Botas de segurança são fundamentais para uma tarefa qualificada em todas as operações. Um pequeno passo em falso ou um incidente pode resultar em níveis variados de lesões, causando perda de tempo e afetando o bem-estar dos trabalhadores. Procurar uma bota de proteção que seja não apenas confortável para os trabalhadores mas tambem exerça proteção, é a chave para começar um dia de trabalho no passo certo.

Os trabalhadores sabem que eles precisam a ferramenta certa para o trabalho certo. Esta mesma teoria se aplica às botas de proteção. Quando se olha um trabalho específico – neste caso, trabalhar perto de fontes de eletricidade – atenção especial tem de ser dedicada às botas para reduzir a possibilidade de eletrocução ou qualquer outro tipo de incidente relacionado a eletricidade no trabalho (imagem: http://www.tel.com.br)

Existem 3 classificações gerais para botas de proteção de um ponto de vista de eletricidade e todas 3 possuem propósitos bem distintos:

BOTA NÃO CONDUTIVA

A bota não condutiva é geralmente classificada como de grau EH (nota da tradução: EH significa risco elétrico ou eletricity hazardous). Botas com com essa graduação são isoladas para prevenir contato acidental com circuitos de linha viva ou equipamento elétrico. Quando essa bota vem equipada com biqueira de segurança, elas podem ser de aço ou de uma substância composta (fibra de carbono ou plástico). Uma idéia errada a respeito de segurança contra riscos elétricos é que a presença de metal na bota seria ruim. A realidade é que o metal é condutivo somente quando em contato com outro metal. Biqueira de aço, hastes de aço, etc., geralmente são encapsuladas por um material não condutor (couro, borracha ou isolamento, etc.) e assim são seguras para uso em ambientes onde hajam circuitos vivos. É importante tambem selecionar uma bota com sola de borracha que irá proteger e aterrar qualquer carga durante um incidente. Solas de borracha são geralmente de longa duração, resistentes a água e abrasão e assim protegem contra escorregamento ou quedas no local de trabalho.

BOTA ANTIESTÁTICA

Botas desta classificação são indicadas para trabalhadores em ambientes sensíveis à eletricidade estática.  Esse tipo de bota ajuda a dissipar a acumulação de eletricidade estática do corpo enquando oferece ainda um razoável nível de resistencia contra riscos elétricos de circuitos vivos.

25BOTA CONDUTIVA

Este tipo de bota ajuda a proteger o usuário em um ambiente onde a acumulação de eletricidade estática no corpo pode ser um perigo. Esses trabalhadores geralmente manuseiam materiais explosivos ou voláteis. A bota condutiva é feita com materiais e ligas que oferecem nenhuma resistência elétrica. Quando se fala nesse tipo de bota vem à mente a expressão “dissipação estática”. Essa dissipação reduz a quantidade de eletricidade estática acumulada com as ações de andar, de se movimentar, etc. A bota dissipa eletricidade estática do corpo para a terra a fim de reduzir a chance de ignição de uma faísca de eletricidade estática. É importante lembrar que essas botas não oferecem proteção de cargas vivas ou equipamento elétrico.

Como se vê, o primeiro passo para proteger você mesmo em um ambiente elétrico ou volátil começa em como saber o que você precisa se proteger do que. Daí então serão as característica de confoto e performance integradas na bota que serão consideradas (imagem: http://s-trabalho.webnode.com.br)

Algumas dicas para lembrar quando quiser adquirir botas de trabalho:

PRIMEIRO FAÇA SUA PESQUISA

Procure saber quais as caracterísricas presentes no seu ambiente de trabalho e quais as necessidades pessoais que você precisa.

COMPRE O EPI DURANTE A TARDE

Os pés tendem a inchar durante o dia, especialmente para aquelas que trabalham em pé. Tentar adquirir uma bota quando os seus pés estão na sua maior dimensão, irá proporcionar uma sensação de maior conforto, mesmo nos dias mais longos de trabalho.

VENHA PREPARADO

Venha pegar a bota com um par de meias bem alcochoadas pra poder sentir como as botas vão ficar ajustadas.

NÃO SE ESQUEÇA DE CONFORTO

Os fabricantes atualmente incorporam vários itens de conforto ao lado de melhora na performance e proteção: palmilhas ortopédicas, leveza, biqueiras de aço mais assimétricas; adicional alcolchoamento e outras características de conforto que faz você se sentir tão confortável como se estivesse sem elas.

NÃO ESQUEÇA O “DEVER DE CASA”

Cuidados após o uso mantem a longevidade da bota. Alguns produtos podem mantê-las flexíveis e resistantes à água. Armazene suas botas em um local limpo e seco, para reduzir odores e preservar o couro.

AS NRs

A primeira NR relacionada ao assunto é a 6 (EPI). Ao abrir a pasta da NR-6 no site, entramos no REMISSIVO e escolhemos o assunto que será projetado rapidamente: o Anexo I – Lista de Equipamentos de Proteção Individual:

nr6anexo

A Lista aparece após o clique e selecionamos o Grupo G1 relacionado a CALÇADOS, onde aparece no item b a obrigatoriedade para a proteção adequada contra agentes provenientes de energia elétrica:

nr-6
A próxima NR é a 10. O Estudo desta NR torna-se mais fácil com o REMISSIVO do NRFACIL, que projeta cada assunto da forma selecionada pelo usuário.

nova-imagem-4

Por exemplo, quando clicamos no item do Remissivo relacionado a MEDIDAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL, encontramos o texto a seguir, que nos remete à NR-6, chamando a atenção para a necessidade da prioridade em relação às medidas de proteção coletiva:

nova-imagem-5

E, finalmente, a NR-16, que trata da periculosidade.

nova-imagem-8

De fato, a NR-16, embora fale sobre PERICULOSIDADE, não menciona o setor elétrico em nenhum dos seus itens. Para conhecer o assunto, o usuário tem que procurar o texto de um Decreto, onde está um Quadro de Atividades/Áreas de Risco. A fim de tornar a consulta a mais conveniente para o usuário, o NRFACIL colocou o texto do Decreto e desse Quadro em um item do REMISSIVO chamado Textos Complementares. Veja que está lá o Decreto No. 93.412, onde os usuários encontrarão o texto completo. Como é um Quadro extenso, procure na pasta da NR-16 (Periculosidade) este Quadro, onde estão as atividades sobre as quais incide o adicional de periculosidade.

Tradução, Contextualização e Quadros das NRs:
Prof. Samuel Gueiros, Coord NRFACIL

Sobre o Autor:
Adminstrador
5Comentários

Deixe um Comentário