Lendo Agora
NR-4 (SESMT) e NR-5 (CIPA) DIMENSIONAMENTO DE EQUIPES EM SST
17

NR-4 (SESMT) e NR-5 (CIPA) DIMENSIONAMENTO DE EQUIPES EM SST

por Adminstrador12 de agosto de 2012

equipe-6

NR-4 (SESMT) e NR-5 (CIPA) DIMENSIONAMENTO DE EQUIPES EM SST

Laurison Silva,
Tecnólogo em Sistemas de Informação,
Software Designer

Um dos problemas mais comuns em SST é o dimensionamento dos componentes do SESMT e da CIPA, sendo essa questão uma das mais abordadas na Internet, inclusive em videos do youtube.

A questão básica em todos os casos tem sido: qual o quantitativo de pessoas que devem integrar a CIPA e quais os profissionais que devem compor o SESMT de uma dada empresa? E mais, seria possível dar essas duas respostas em uma única ferramenta?

Como a resposta a essa questão envolve diversas tabelas e variáveis, melhor seria um mecanismo que pudesse integrar todos esses dados e em seguida calcular e projetar os resultados de forma rápida e automática.

Ao encarar esse desafio, o NRFACIL resolveu partir de uma lógica, que é o princípio para a elaboração de cálculos relacionais. Ou seja, desenvolver  uma ferramenta em que o usuário desse instruções ao sistema para que o mesmo realizasse uma seqüência de operações na base de dados para calcular o resultado desejado.

E é exatamente esse princípio que criou a ferramenta de dimensionamento do SESMT e da CIPA no software NRFACIL. Trata-se de recurso inédito na Internet e a tendência é que esse sistema se consolide como o mais funcional para essa tarefa. E qual seria essa lógica?

cnaelogo
Para que o sistema pudesse chegar aos resultados, tanto do dimensionamento do SESMT quanto da CIPA, o ponto de partida é a principal variavel que iniciaria a sequência dos cálculos: o CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas. O CNAE representa tambem uma das referências para o estabelecimento do Nexo Técnico-Epidemiológico que leva ao cálculo de benefícios acidentários no INSS.

Uma vez conhecido o CNAE da empresa, ambos os cálculos de dimensionamento poderiam ser desenvolvidos de forma rápida e imediata, desde que estivessem disponíveis em um banco de dados as demais tabelas e variáveis.

Veja abaixo como a ferramenta do NRFACIL desenvolve o processo. Em primeiro lugar, vamos abrir a tela principal do software onde se encontra a ferramenta de dimensionamento de SESMT e CIPA à esquerda. Neste exemplo, observe que na play list de NRs encontram-se as 2 NRs que vamos utilizar para o nosso exercício: a NR-4 (SESMT) e a NR-5 (CIPA). Entretanto, o que nos interessa agora não são os textos das NRs, mas sim o cálculo de dimensionamento exigido nas NRs.

tela1

Agora, clicamos na ferramenta DIMENSIONAMENTO CIPA-SESMT localizada na barra acima do texto da NR. Ao abrir a tela, aparece uma tabela de consulta ao CNAE, que é o ponto de partida para calcular ambos os dimensionamentos. Aparecem tambem 2 itens para opção: CIPA ou SESMT.  Vamos dimensionar primeiro a CIPA. Para o aplicativo iniciar o processo, vamos buscar em primeiro lugar o CNAE  da nossa empresa. Observe que abaixo tem um espaço em branco para você fazer uma busca da atividade da empresa a fim de saber o CNAE.

tela3

Vamos supor que a nossa empresa seja TORREFAÇÃO E MOAGEM DE CAFÉ.  Porisso, vamos digitar essa atividade no espaço da busca.  Quando você vai digitando, já vai aparecendo o CNAE, a atividade e o Grupo da empresa. Outra opção seria digitar o próprio CNAE para que se abrisse a tela abaixo:

tela41

Agora é só clicar no DIMENSIONAMENTO DA CIPA, e escolher o intervalo de empregados da empresa. Uma vez escolhido o intervalo (neste caso escolhemos de 101 a 120 empregados), aparece automaticamente o dimensionamento exigido. O resultado está na tela abaixo, com o dimensionamento completo da CIPA, incluindo todos os detalhes da atividade.

tela51

O próximo passo é dimensionar o SESMT dessa empresa. É utilizada a mesma lógica, ou seja, o CNAE. Como o CNAE é o mesmo,  é só escolher a opção SESMT e depois clicar no botão CLIQUE AQUI PARA DIMENSIONAMENTO DO SESMT. Observe que continua aparecendo em destaque a atividade que escolhemos – torrefação e moagem de café.

tela8

Não vai ser necessário digitar o intervalo de empregados, pois esse parâmetro já aparece no quadro final. Em seguida, obtem-se o resultado abaixo, com o dimensionamento da equipe, inclusive todos os detalhes da empresa. Veja que no intervalo de 101 a 250 empregados é necessário apenas 1 Técnico de Segurança:

tela9

Ou seja, com apenas 3 ou 4 cliques na tela do software, você obtem o dimensionamento das equipes da CIPA e do SESMT em poucos segundos. Faça você mesmo esse exercício no software NRFACIL utilizando o CNAE da sua empresa e confirme a utilidade e eficácia da ferramenta. Você obtém as duas respostas em uma mesma ferramenta.

Sabemos que a CIPA constitui a representação política dos trabalhadores e o SESMT o núcleo profissional de gestão para todas as ações em SST.  O dimensionamento dessas equipes constitui o primeiro passo para o posterior desenvolvimento de todas as ações de segurança e saúde em qualquer empresa. O NRFACIL oferece assim a primeira ferramenta na Internet para o cálculo praticamente simultâneo  e automático dos dimensionamentos exigidos nas NRs 4 e 5.

Laurison Silva
Tecnólogo em Sist Info
NRFACIL designer

Sobre o Autor:
Adminstrador
17Comentários
  • Ducidelma Santos
    13 de agosto de 2012 até 19:04

    Boa noite!
    Gostaria de saber quanto custa este programa?

    • 16 de agosto de 2012 até 09:58

      Olá Ducidelma, que bom que se interessou.
      ao você acessar o site (www.nrfacil.com.br) clique em LOJA. Nesta página você terá todas as informações.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      NRFACIL

  • sergio
    13 de agosto de 2012 até 19:24

    Seria muito bom se nós TST pudessemos obter o programa gratuitamente,já que na maioria das vezes, trabalhamos por conta.

  • Jose Junior Junior
    13 de agosto de 2012 até 20:35

    legal gostei.

  • Josué Lira
    14 de agosto de 2012 até 07:22

    Gostei da ferramenta, e, realmente vai facilitar o nosso trabalho quando tivermos que dimensionar a CIPA e o SESMET, mas seria também oportuno, termos um resumo com as principais ações tanto para criação quanto para a funcionamento destas duas representações, pois, ao invés de necessitarmos folhear ou pesquisar as NR-4 e NR-5, teríamos este resumo. Fica a sugestão, mas agradeço a ferramenta criada pelo NR FACIL, como forma de contribuir para dinamismo dos que militam nesta área de SST. Josué Lira

  • Andressa
    14 de agosto de 2012 até 07:28

    Bom dia, adorei esse aplicativo.

    Gostaria de saber quanto custa a assinatura.

    • 16 de agosto de 2012 até 09:54

      Olá Andressa, que bom que se interessou.
      ao você acessar o site (www.nrfacil.com.br) clique em LOJA. Nesta página você terá todas as informações.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      NRFACIL

  • Glassinei
    14 de agosto de 2012 até 17:21

    Olá, parabéns, muito bacana mesmo, ajuda muito principalmente em sala de aula já que estamos na era das novas tecnologias, nota 10 Laurison . ok um forte abraço.

  • Carlos Monteiro
    14 de agosto de 2012 até 18:21

    Olá pessoal,
    Muito legal este programa.
    Irá ajudar muito na minha empresa de consultoria.

    Carlos Monteiro
    EUNACON_

  • Amaro Walter da Silva
    14 de agosto de 2012 até 20:36

    Prezado Laurison: fiz um trabalho de elaboração dos PPRAs da Prefeitura de minha cidade e tive os seguintes problemas: a Prefeitura não fica localizada em um só lugar. Elas, geralmente, têm partições, isto é, no mínimo Grupos Escolares. A que fiz tem sede Administrativa, Unidade de Saúde em separado, PSFs e PSs separados, Escolas, Secretarias de Educação, de Obras e Meio Ambiente, de Esportes, de Cultura, Centro Social, etc. que eu me lembre, e cada uma em prédios próprios. Então, no caso da CIPA é compreensivel que cada local tenha a sua própria ou um Designado para cumprir as atribuições da CIPA. Mas no caso do SESMT, sou de opinião que seria um só para todos os departamentos. Qual sua opinião?

  • Amaro Walter da Silva
    14 de agosto de 2012 até 20:39

    Ah! Esqueci de comentar que, no caso acima citado a ferramenta da NRFacil não fica inutilizada, porque basta entrar com o quadro de funcionários de cada “estabelecimento”. O PPRA também será elaborado por estabelecimento.

  • stela
    14 de agosto de 2012 até 22:33

    mandar novidades

  • SEBASTIANA NEGRE
    16 de agosto de 2012 até 10:05

    Realmente é uma excelente ferramenta. Qual o valor da assinatura.

    • 20 de agosto de 2012 até 10:59

      Prezada Sebastiana, que bom que se interessou.
      nós possuimos 3 opções. Ao você acessar o site (www.nrfacil.com.br) clique em LOJA. Nesta página você terá todas as informações.
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      NRFACIL

  • SANDRA VALÉRIA
    23 de agosto de 2012 até 07:55

    muito bom!!!esse blog tem me ajudado muito!!parabéns a todos.

Deixe um Comentário