Lendo Agora
AVALIAÇÃO DE RISCOS: O VALOR DO TRABALHADOR COMO UM BEM
0

AVALIAÇÃO DE RISCOS: O VALOR DO TRABALHADOR COMO UM BEM

por Adminstrador11 de maio de 2015

 

Esta Semana encerra-se com com duas datas importantes: o Dia Mundial da Segurança no Trabalho (28/04) e o Dia do Trabalho (01/05/2015). Este Post é uma tradução de artigo publicado na Revista OHS resumindo as costumeiras reflexões em relação a essas datas. O autor aborda de que forma podemos avaliar o valor real de trabalhadores na empresa considerados como um bem, a exemplo de outros bens do patrimônio da empresa. Ele chama essa abordagem de Gerenciamento de Risco do Capital Humano e menciona um dos referenciais mais antigos do ponto de vista empresarial, para calcular o custo real do acidente do trabalho (O índice de Heinrich). Tradução: Prof. Samuel Gueiros

 

O valor real de trabalhadores na empresa considerados como um bem
não podem ser avaliados de forma simples.

 

Thomas F Heim

Entender o valor dos trabalhadores como um bem e não como uma despesa é essencial no desenvolvimento e implementação de uma estrutura de gerenciamento do capital humano. Ou seja, proteger e melhorar uma classe de bem produtivo chamada EMPREGADO ou TRABALHADOR. Ao contrário da Gestão de Riscos em SST, o Gerenciamento de Risco na área empresarial visa proteger os bens da empresa e de seus acionistas, melhorar e aumentar o fluxo de caixa e salvaguardar os documentos legais. O foco tradicional tem sido proteger os bens da corporação (como a propriedade, o produto e a marca), dos riscos de incêndio, inundação, tornados, terremotos, defeitos de fábrica, negligência profissional e a eficiência da fabricação.

Atualmente, a teoria do moderno gerenciamento de risco empresarial está focado em substituir uma metodologia específica de processos centrados na fábrica, unidade ou equipe, para uma visão que envolva toda a empresa. Essa estratégia ampla, seja de uma visão de cima pra baixo, seja de baixo pra cima, busca definir, identificar, quantificar, medir, reduzir e gerenciar os riscos que podem impactar os bens e os acionistas.

 

Sobre o Autor:
Adminstrador
Comentários

Deixe um Comentário