Lendo Agora
(NRs 10, 18, 29, 30 e 33) – ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS PARA NÃO ENTRAR EM ESPAÇOS CONFINADOS
0

(NRs 10, 18, 29, 30 e 33) – ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS PARA NÃO ENTRAR EM ESPAÇOS CONFINADOS

por Adminstrador17 de março de 2013

images (2)

Este post é uma tradução de recente artigo publicado na OHS on line, realizando uma retrospectiva do que já existe sobre espaço confinado e as perspectivas tecnológicas futuras sobre o assunto.

Segundo o autor, a finalidade do artigo é revisar as várias razões de se entrar em espaços confinados e em seguida oferecer alternativas tecnológicas para que se evite afinal a entrada de trabalhadores em qualquer espaço confinado. 

Procuramos estabelecer ainda conexões com o Guia Técnico da NR-33 publicado recentemente pelo Ministério do Trabalho e FUNDACENTRO.  

LEMBRE-SE: A FORMA MAIS SEGURA DE ENTRAR EM ESPAÇO CONFINADO
É NÃO ENTRAR AFINAL DE CONTAS

Enquanto que é improvável para todas as empresas eliminarem a necessidade de entrada em espaço confinado, é muito provável que muitas empresas possam pelo menos reduzir a frequência da entrada. Enquanto as coisas vão mudando  muitas oportunidades vão aparecendo.

images
DEFINIÇÕES

Comecemos por uma revisão sobre definição de espaço confinado: “um espaço que é largo o suficiente e configurado de tal forma que um trabalhador pode entrar e realizar uma tarefa. Este espaço tem tambem limitações ou restrições de entrada e saída (por exemplo, tanques, silos, vasos, depósitos, abóbadas) e não está estruturado para uma ocupação contínua por parte de trabalhadores”.

A definição é importante visto que entrar em espaço confinado significa a presença de riscos da maior gravidade, devido às condições de trabalho.

PORQUE ENTRAR

As razões para entrar em espaço confinado não mudaram muito na última década. Algumas delas incluem:

Remoção
de produtos
Necessidade de remover produtos de tanques, silos ou espaos similares para reprocessamento ou para utilização de um novo produto
Drenagens Fluxos de produtos para conexões, poços ou locais similares
Manutenção Necessidade de reparos, inspeções ou montagem de novas instalações
Limpeza Limpeza ou desmontagem de equipamentos assim como para inspeção após remoção ou drenagem de produtos

PORQUE NÃO ENTRAR
(NOVAS ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS)

Embora existam várias razões para entrar em espaço confinado, existem razões ainda maiores para não entrar. Considere, por exemplo:

Exposição química Espaços confinados podem conter riscos químicos. Obviamente, trabalhar em uma área com redução da ventilação natural aumenta o potencial para exposição através de inalação e principalmente, de contato.
Riscos físicos Há o risco de entalamento, inundações, calor, frio, etc.
Equipamentos
especiais
Equipamentos de extração e de resgate; muitos dos equipamentos especializados não são para utilizar em atividades de trabalho, o que necessariamente adiciona um custo e carga maior para essas operações.
Treinamento Uma entrada em espaço confinado requer pelo menos 3 pessoas, e possivelmente mais. Outros trabalhadores, inclusive aqueles em posição de resgate, deverão estar disponíveis, o que acarreta custos adicionais.

QUAIS AS ALTERNATIVAS?
Assim, se você tem tarefas a cumprir com todos esses riscos e razões para não entrar, quais são as alternativas? Vamos considerar alguns equipamenos especializados (muitos deles tem sido empregados) empregando técnicas comuns e incomuns;

SISTEMAS A VÁCUO
Para remover material de um espaço confinado sem entrar, uma opção pode ser um sistema a vácuo de alta potência. Esses sistemas são montados em trailers ou reboques e podem atingir fluxos de ar de 500 a 7.000 cfm (ou mais). Esses equipamentos são capazes de estabelecer 14 a 30 polegadas de vácuo de mercúrio e são equipados com linhas de sucção de até 8 polegadas de diâmetro, permitindo a remoção de detritos (abrasivos, concreto, demento, químicos, óleos, etc.). Eles podem operar no modo a seco ou úmido.

Outras opções especiais incluem ventos, revestimentos interiores especiais, sistemas de lavagens internas, e especialmente alguns containers com um sistema de evasão.

EQUIPAMENTOS ESPECIALIZADOS DE LIMPEZA
Já existem diversas opções disponíveis de limpeza sem entrada em espaço confinado, incluindo lavagem a jato, limpeza química e jateamento abrasivo.

Jateamento
hidráulico

Tambem conhecido como equipamento de abrasão hídrica (hydro-blasting equipment), que dependendo do sistema de bombeamento e configuração, produz jatos de 1.000 até 100.000 psi (ou mais) em volumes de 1 a 100 gpm (ou menos). Essa pressão pode literalmente cortar aço ou concreto e certamente, com volumes mínimos de água, pode ser uma criativa solução de limpeza. Sistemas de jateamento de água são utilizados de forma intensiva em uma variedade de indústrias, como a farmacêutica, química, petróleo, processamento de alimentos e transporte. Além de limpeza com um jateador tubular, as unidades podem ser equipadas com lancetas (para limpeza de grandes porções de tubulações) e com cabeças de limpeza que podem operar com uma variedade de lancetas que podem realizar uma limpeza tridimensional, cobrindo 360 graus. Aplicações especializadas incluem guindastes equipados com sistemas telescópicos, unidades retráteis para limpeza de veículos ferroviários ou tanques horizontais ou ainda sistemas montados em plataformas para limpeza de tubulações de diâmetros muito largos. Sistemas de jateamento de água podem inclusive ser incluidos em novos equipamentos de forma a tornar automático ou semiautomático o processo de limpeza.

Jateamento abrasivo

Quando se fala em jateamento abrasivo, muitas pessoas pensam em jateamento de areia. Entretanto, existem várias opções, a mais interessante vem sendo o jateamento por aglomerado ou pelotas de CO2. A vantagem óbvia de CO2 como um meio de limpeza é que durante o processo de jateamento o material abrasivo é sublimado, levando somente o resídulo do material previamente para o espaço e agora pronto para uma fácil remoção.

Limpeza
quimica

Neste tipo de limpeza é utilizado um solvente cáustico, utilizando materiais de limpeza prontos para uso imediato; algumas empresas exeprientes podem desenvolver soluções de limpeza customizadas. Um outro método de limpeza química é a simples neutralização, que pode ser usado de forma efetiva com ácidos e bases.

 

EQUIPAMENTOS DE REPARO
O progressivo aumento no uso de dispositivos robóticos tem criado uma grande variedade e oportunidade para se evitar entrar em espaço confinado. Cabeças de corte mecânicas, sistemas de controle remoto, e sistemas de guias utilizando câmeras permitem métodos mais seguros para reparo e manutenção em espaços confinados.

INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTO
Embora recursos de imagem (Raio X) ou métodos de testagem estejam sendo usados por vários anos, o aumento da sensibilidade desses recursos criaram rápidos avanços no uso dessas técnicas em substituição à inspeção visual direta e assim melhoraram a tomada de decisão.

Uma outra técnica de inspeção que continua a avançar é o uso de equipamentos opto-eletrônicos para inspecionar tubulações, dutos, drenos, etc., e esgotos de 6 a 80 polegadas de diâmetro. Esses equipamentos permitem inspeção de gás e líquidos ao vivo, o que elimina a necessidade de paralisação. Esses equipamentos são controlados por joystick e lembram uma versão técnica de um moderno videogame.

DESIGN
Não importa de que maneira alguns dos equipamentos especializados descritos acima são utilizados ou que seja adotada uma alternativa tecnológica, o melhor momento para considerar a prevenção sobre a necessidade de entrar em um espaço confinado é o estágio do desenho industrial.

Devem ser consideradas abordagens tais como: agitadores removíveis; sistemas de limpeza fixos; plataformas ou janelas de inspeção de grande tamanho, podem simplificar a limpeza, reparo e inspeção e assim eliminar ou pelo menos minimizar a necessidade de entrar em espaços confinados. Mais opções estão sendo desenvolvidas todos os anos. Converse com os provedores de maquinas e equipamentos e esteja aberto a novas oportunidades.

CONSIDERAÇÕES DE SEGURANÇA
Cada nova mudança, claro, tem o potencial de criar novos riscos que não existiam previamente. O jateamento por alta pressão de água introduz a possibilidade de lesões por injeção de líquidos; sistemas de alta pressão a vácuo introduzem novas fontes de lesão física e ruído; processos de limpeza por solventes podem criar atmosferas inflamáveis enquanto que outros agentes de limpeza podem apresentar novos riscos químicos; e o jateamento por CO2 provavelmente vai resultar em uma atmosfera deficiente em oxigênio. Uma revisão dos processos de segurança deve ser desenvolvido quando qualquer tipo de mudança vier a ocorrer.

Finalmente, planeje agora para o futuro e seja criativo. Só porque as coisas tem sido sempre feitas de um jeito não quer dizer que vão ser feitas do mesmo jeito no futuro. Considere os novos riscos à segurança que podem ser criados, mas lembre-se sempre: a melhor entrada em espaço confinado é não entrar, afinal.

download

AS NRS EM ESPAÇOS CONFINADOS
Prof. Samuel Gueiros

Recentemente foi lançada um Guia Tecnico da NR-33, contendo orientações e comentários sobre as NRs correlatas a espaços confinados.

Em primeiro lugar,  a NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – aborda os ambientes confinados na programação do curso básico de Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade.  Veja no infográfico da NR-10 e acesse no Remissivo o item relacionado a Treinamento:

Nova Imagem (127)

 

A NR-18 estabelece medidas especiais de proteção para atividades da indústria da construção que exponham os trabalhadores a riscos de asfixia, explosão, intoxicação e doenças do trabalho.  Veja abaixo um infográfico da NR-18. Abrindo o Remissivo você vai achar o item locais confinados e as regras relacionadas.

Nova Imagem (71)

A NR-29 – Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário estabelece regras nas atividades de limpeza e manutenção nos portos e embarcações, que incluem tambem as áreas confinadas:

Nova Imagem (69)

E a NR-30 – Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário – prescreve medidas de segurança nos trabalhos de limpeza e manutenção dos espaços confinados existentes nos portos e embarcações:

Nova Imagem (70)

Bom proveito.

Robert E. Brown Jr., CIH, CSP, is Director of EHS for G&G Risk Management Consultants, Inc.
(www.ggrmc.com) in Antioch, Calif.
(especialista com mais de 20 anos desenvolvendo e implementando soluções criativas e efetivas)

Tradução:

RodapePosts

 

 

 

Rodape

Sobre o Autor:
Adminstrador
Comentários

Deixe um Comentário