Lendo Agora
(NR-12) EDUCAR, TREINAR E VISUALIZAR
1

(NR-12) EDUCAR, TREINAR E VISUALIZAR

por Adminstrador14 de abril de 2013

nr-12

Neste post apresentamos uma tradução e compilação de artigos publicados na OHS on line, abordando um dos mais importantes aspectos de segurança no trabalho com máquinas e equipamentos: bloqueio e sinalização. Utilizamos alguns infográficos do texto digital da NR-12 para relembrar a importância de conhecermos alguns dos principais itens desta norma.

Manter a equipe treinada e atualizada é essencial para maximizar o seu programa de sinalização e bloqueio de equipamentos.

PROGRAMAS DE TREINAMENTO

Existem inúmeros artigos que abordam todos os componentes essenciais para um programa de treinamento relacionado ao bloqueio/sinalização para máquinas e equipamentos. No entanto, ele vai além de apenas comprar travas, etiquetas e dispositivos de bloqueio. Mesmo com um plano escrito bem articulado, o sucesso final depende de os trabalhadores aplicarem de forma correta as instruções e procedimentos estabelecidos

images (2)
NOVAS TECNOLOGIAS, NOVOS RISCOS

Com o crescimento cada vez maior do desenvolvimento tecnológico, novas e mais eficientes máquinas estão sendo construídas para melhorar a produtividade. Isto implica no aumento dos riscos para os trabalhadores, incluindo fluidos, prensas móveis, lâminas, hélices, aquecedores elétricos, pontas, cadeias móveis, e muito mais. Portanto é essencial o treinamento contínuo sobre os procedimentos de novos equipamentos a fim de reduzir esses riscos e melhorar a eficiência do trabalho e a produtividade. Esses treinamentos devem ocorrer no mínimo anualmente e sempre que houver uma mudança nos procedimentos ou pela instalação de novas máquinas. Muitas vezes os acidentes ocorrem exatamente pelo desconhecimento ou falta de treinamento do trabalhador sobre esses novos riscos em vista da mudança de processos produtivos.

Por exemplo, digamos que você resolveu adicionar uma linha adicional de água para um resfriador. Seu empregado da manutenção foi treinado sabendo que há apenas uma entrada de água, ele pode não saber que uma segunda entrada foi adicionada e, portanto, ao ignorar a mudança, ele não irá bloqueá-la durante o seu serviço, podendo assim resultar em um acidente.

images (5)ADAPTAÇÃO A TECNOLOGIAS, DEMOGRAFIA

Em um esforço para evitar acidentes e lesões e diminuir os custos, muitos novos equipamentos estão sendo fabricados com recursos internos de bloqueio. Quer se trate de uma válvulas, com função de bloqueio de deslizamento ou uma chave seccionadora há muitas novas maneiras de bloquear uma parte do equipamento. A empresa deve assim indicar claramente quais os produtos que são aceitáveis ​​para o bloqueio de certos tipos de equipamentos e se os funcionários devem usar esses recursos ou aplicar seus dispositivos de bloqueio visuais.

Os funcionários também precisam estar cientes das diferentes variedades e estilos de dispositivos de bloqueio, bem como os passos corretos para usá-los. Uma infinidade de dispositivos de bloqueio está disponível, e determinados dispositivos são mais eficazes para tipos específicos de equipamento.

images (2)

TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA

Uma fonte adicional ainda essencial do conhecimento não documentado vem diretamente de dentro de suas instalações – a experiência de funcionários que já estão há longo tempo em atividade na empresa.  Ao longo dos próximos anos, a demografia de sua força de trabalho vai mudar dramaticamente. A geração que hoje se aproxima de mais de 60 anos está se aproximando da aposentadoria, o que significa que você pode enfrentar uma perda de conhecimento impressionante. Os novos trabalhadores, embora qualificados, não terão a mesma experiência. É fundamental para o sucesso da sua organização utilizar  o conhecimento de seus trabalhadores experientes e incorporá-lo em seu ambiente de trabalho como uma forma de treinamento para os funcionários mais novos.

A mudança na demografia do empregado também serve como um momento oportuno para realmente melhorar todas as instalações e tornar os procedimentos mais claros e facilmente disponíveis para cada máquina.

images-7ROTEIRO PARA O SUCESSO

Vamos dizer que você precisa se deslocar de carro para um local específico, mas você não tem certeza de como chegar lá. Existem diferentes maneiras de você obter informações sobre como chegar. Você poderia parar e pedir a alguém para te orientar, no entanto, isso muitas vezes leva a imprecisões. Você pode usar um mapa, mas o mapa poderia estar desatualizado, e você teria que estendê-lo sobre o volante, o que pode levar a riscos de segurança no trânsito. Finalmente, você pode usar um dispositivo eletrônico e digitar o seu destino. Esta mesma lógica pode também ser aplicada para o desenvolvimento dos processos de bloqueio e de etiquetagem dentro dos ambientes de trabalho. Há três opções para ajudar a determinar “como chegar a seu local específico”:

Documentos básicos de texto (geralmente deixado em uma pasta do escritório de segurança ou de manutenção, o que muitas vezes implica encontrar alguém para fazer perguntas ou até mesmo pedido de acesso à pasta).

Mapas mostrando uma “representação” do equipamento, mas ainda exigem que os empregados dediquem aatenção e tempo para determinar exatamente onde as coisas são e como realizar a tarefa.

Fotografia com instruções que correspondem ao que o trabalhador está vendo em tempo real (a opção mais eficaz e eficiente).

EXPERIÊNCIA

Proporcionar a todos os funcionários, especialmente os mais novos, todo o conhecimento que os funcionários experientes ganharam, além de empregar uma variedade de ferramentas de treinamento e comunicação disponíveis para dar continuidade a esse  treinamento. Muitas empresas oferecem serviços de treinamento on-line que podem ser acessados ​​diretamente de um computador no local de trabalho. Estes instrumentos de formação geralmente incluem vídeos, demonstrações, manuais e muito mais. Você também pode manter suas instalações atualizadas, com efeitos visuais, incluindo cartazes de segurança e sinais que mostrem avisos, barricadas e mensagens importantes.

Se você realmente quer melhorar seu programa de segurança e expandir o conhecimento de seus funcionários, utilize um serviço de terceiros para ajudar a sua instalação. Existem empresas que oferecem no local programas de treinamento sobre bloqueios, etiquetagem ou auditorias para determinar como melhorar o seu programa atual. Além de proporcionar treinamento, é necessário demonstrar a necessária conformidade legal com as NRs, de forma a prevenir lesões e acidentes, além de aumentar o conhecimento dos trabalhadores nesses procedimentos.

A NR-12

Destacamos alguns textos da NR-12 relacionados ao assunto. Em primeiro lugar, o texto relacionado a Dispositivos de Parada de Emergência, que são diferentes dos Dispositivos de Partida ou de Acionamento. Utilizamos infográficos do site NRFACIL que permite o acesso a textos selecionados da NR-12. Observe no infográfico que aparecem algumas NRs, mas a guia aponta para a NR-12 (disponível parte do texto):

NR12DispositParada

 Em seguida, mais um infográfico relacionado à Sinalização. Este texto está automaticamente relacionado à Capacitação, um dos itens mais importantes da NR-12 sobre o assunto:

NR12Sinaliz

 E, finalmente, a Capacitação e treinamento, sem a qual a redução dos riscos é tarefa de difícil implantação, se não impossível:

NR12Capacit

Este simples estudo mostra a importância do acesso digital das NRs, proporcionada de forma inédita pelo sistema NRFACIL. O profissional do SESMT tem à sua disposição um mecanismo de busca e seleção rápida de textos dentro da NR, sem necessidade de uma demorada e cansativa busca por páginas.

Fonte principal: OHSA on line

RodapePosts

Rodape

Sobre o Autor:
Adminstrador
1Comentários
  • Roseli
    17 de abril de 2013 até 07:57

    Bom dia
    Este texto foi bem elaborado tirei algumas duvidas em relação a maquina s e equipamentos.

    At.
    Roseli – TST

Deixe um Comentário