Lendo Agora
(NR-6) MELHORES PRÁTICAS PARA REDUZIR LESÕES EM MÃOS
1

(NR-6) MELHORES PRÁTICAS PARA REDUZIR LESÕES EM MÃOS

por Adminstrador16 de junho de 2013

Nova Imagem (46)imagem: The Superior Book of Cut Protection

 

Neste post publicamos a tradução de uma parte do Manual de Proteção contra Cortes de autoria de um especialista, Mestre em Segurança e Saúde no Trabalho. O autor menciona algumas observações comuns nos ambientes de trabalho relacionadas à proteção de mãos e propõe algumas diretrizes. O Manual discorre ainda sobre aspectos de corte e resistência ao corte aplicadas na manufatura de luvas de proteção (veja o texto completo em inglês, no link abaixo da foto acima) que serão publicadas no Blog em próximos posts. Iniciamos com algumas perguntas do texto para iniciar uma reflexão.

Você tem todas as necessidades de ferramentas para o trabalho?

Se você não tem as ferramentas que você precisa, é uma prática comum substitui-las pelas suas mãos. Pense sobre o que você precisa antes de começar a tarefa. Se você não tem, sua mão rapidamente pode se tornar a ferramenta de escolha.

Você pode ver suas mãos durante a tarefa?

Quando uma mão está fora de visibilidade, ela pode rapidamente entrar em áreas corte ou de de alto risco. Isso é especialmente verdadeiro quando usamos duas mãos para completar uma tarefa enquanto focamos a atenção em apenas uma mão. Pense sobre o que pode dar errado e planeje uma correção. Você pode achar isso meio simplista mas acontece todo o tempo.

As práticas em uso são boas e seguras?

Procure seguir os padroes de segurança nas atividades de sua empresa e os regulamentos legais (NRs), isso é fundamental para se manter a segurança.

images (2)BRINCANDO COM COISA SÉRIA

Há uma brincadeira comum sobre que fita adesiva pode colar qualquer coisa. Nós geralmente acreditamos que nossas mãos tambem podem fazer o mesmo. Se não temos uma chave, as nossas mãos vão se encaixar para fazer o trabalho. Se não conseguimos chegar a um local com uma ferramenta, nossas mãos podem vencer a dificuldade e resolver o problema.

Ou seja, quando as nossas mãos se tornam uma “fita adesiva” universal, nós estamos aumentando o risco de lesão, por perder o foco.

 

images (7)O PROBLEMA

Em recente estudo nos Estados Unidos as lesões de dedos e mãos em acidentes de trabalho foram classificadas (mais de 23%) como as mais importantes dentre as lesões que poderiam ter sido evitadas.

Em termos de dias parados foram classificadas em segundo lugar somente atrás de acidentes no pescoço e costas. Além disso, verificou-se que a maioria dos trabalhadores que sofriam lesões nas mãos não estavam utilizando o epi (luvas).

Outras pesquisas sustentam que como resultado da não obediência ao uso do epi, as lesões de mãos aumentaram mais de 2 vezes e meia. Porisso, os custos de saúde e reabilitação sofreram uma rápida escalada e assim o custo de uma simples lesão se multiplica com cada dia de trabalho perdido. Por exemplo, um acidente envolvendo mãos e dedos varia de 1.200 a 40.00 reais por paciente.

De acordo com o Ministério do Trabalho americano, quase 80% das lesões de mãos e braço poderiam ter sido prevenidas com equipamento de proteção individual, especificamente as luvas de proteção. Em fábricas de automóveis a proteção de mãos padrão é algodão e couro.

Em termos de percentagens, é importante considerar que nem todas as lesões podem ser evitadas através do uso de EPI, como as lesões de coluna. Lesões de mãos e dedos, entretanto, são as mais evitáveis.

ETAPAS PARA REDUZIR O RISCO

  1. 1.   ENCONTRE AS LUVAS ADEQUADAS
  2. 2.   MANTENHAM OS SEUS OLHOS EM SUAS MÃOS
  3. 3.   MANTENHA-AS VISÍVEIS
  4. 4.   UTILIZE INDICADORES DE ORIENTAÇÃO PARA USUÁRIOS

images1. LUVAS ADEQUADAS

 Luvas de segurança tem evoluído rapidamente ao longo dos últimos anos, aumentando o número de opções. Para assegurar que você tem a melhor combinaçao de proteção e preço, procure um especialista. Um elemento-chave para reduzir lesões de mãos é encontrar um especialista em epi para encontrar o melhor para cada situação. Se os empregados precisam utilizar luvas por um período longo de tempo, procure saber como está a adaptação deles procurando tambem ouvi-los – este feed back é muito importante para aumentar a conscientização para o uso.

 Na maioria dos casos, a diferença entre uma implementação bem sucedida de uso de EPI pode ser o sentimento de envolvimento dos empregados. Se você os envolve no processo de decisão, no levantamento de questões ligadas ao uso, e utilizando este feedback, geralmente há uma transição suave para uma melhor conscientização no uso do EPI.

Dizendo Muito Obrigado

É muito fácil apontar falhas no dia a dia mas também é facil de se esquecer de dizer muito obrigado. Quando você tem funcionários que empregam tempo no apoio ao processo de avaliação do uso de luvas, não esqueça de dizer obrigado. Geralmente, pequenas recompensas e elogios, fornecidas de forma frequente, podem manter a sensação de valor e direciona a participação.

images (6)2. ESTOQUE

Muitas vezes nós empreendemos todos os esforços para encontrar a luva correta, mas esquecemos de facilitar os usuários acessá-las. Quando os trabalhadores não conseguem encontrar as luvas adequadas, a percepção deles começa a ficar negativa (inclusive para preferir usar as mãos), havendo uma desconexão entre as expectativas do SESMT e a percepção dos trabalhadores. Portanto, desenvolver um programa de estoque de luvas torna-se crítico na redução das lesões de mãos.

images (4)3. MANTENHA OS OLHOS NAS MÃOS

Grande parte das lesões de mãos ocorrem quando nós fechamos os olhos para a tarefa. Isto é tão simples quando colocar nossas mãos em áreas onde não temos uma linha de visibilidade. Para se manter focado na tarefa, um checklist deve ser utilizado. Empregando um tempo para pensar sobre a tarefa de forma antecipada, alternativas de segurança devem ser consideradas. Abaixo, alguns exemplos:

RELEMBRANDO

Você tem todas as necessidades de ferramentas para o trabalho?
Se você não tem as ferramentas que você precisa, é uma prática comum substitui-las pelas suas mãos. Pense sobre o que você precisa antes de começar a tarefa. Se você não tem, sua mão rapidamente pode se tornar a ferramenta de escolha.

 Você pode ver suas mãos durante a tarefa?
Quando ao mão está fora de visibilidade, ela pode rapidamente entrar em áreas corte ou de de alto risco. Isso é especialmente verdadeiro quando usamos duas mãos para completar uma tarefa enquanto focamos a atenção em apenas uma mão. Pense sobre o que pode dar errado e planeje uma correção. Você pode achar isso meio simplista mas acontece todo o tempo.

As práticas em uso são boas e seguras?
Procure seguir os requerimentos do seu negócio e dos regulamentos legais, isso é fundamental para se manter a segurança.

 

download4. VISIBILIDADE

Quando dirigimos um carro, uma luz vermelha significa parar e uma verde seguir. Quando você vê essas cores, você reage apropriadamente para evitar acidentes. Você pode utilizar essa mesma metodologia para reforçar comportamentos de segurança. Nos últimos anos apareceram muitas soluções que foram desenvolvidas para aumentar as características de segurança nos EPIs. Enquanto isto pode ser considerado como grandes soluções, é preciso considerar adicionar  cores para sinalizar riscos. Pintando de vermelho o local vai levar todo mundo saber que aquela tarefa é perigosa. É preciso complementar com um programa de comunicação para repetir a mensagem de risco. Fazendo com que tarefas de alto risco fiquem visíveis pode ajudar a lembrar os empregados para se manter focados na tarefa. E consistentemente repetindo porque eles pintaram e como você precisa que os empregados submetidos a risco se comportem com aquela mensagem na cabeça. E enquanto o programa cresce, logo se tornará uma tarefa mais fácil lembrar os empregados se manterem seguros.

 

images (5)5. UTILIZANDO INDICADORES

Quando se foca em lesões de mãos, um das melhores maneiras em ajudar melhorias é desenvolver indicadores de tendência para se fazerem avaliações posteriores. Esses indicadores tipicamente envolvem levantar quantos empregados estão utilizando proteção apropriada para as mãos ou outro método análogo. Na maioria dos casos, enquanto essa informação é valiosa para o SESMT ela não é bem entendida pelos empregados. Aqueles que estao sujeitos a um maior números de riscos não tem consciência dos números que estão sendo coletados. O jeito é tentar superar essa distância através de coletar indicadores dos usuários. Quando você desenvolve medidas que tem sentido para os usuários é muito mais fácil para eles se envolverem em comportamentos seguros. Um exemplo de indicadores de usuários pode ser fazer com que os trabalhadores identifiquem quantas caixas de ferramentas estão sinalizadas para tarefas de risco (por exemplo, na cor vermelha).

CONCLUSÃO

Nenhuma das abordagens acima não significa que possam substituir as obrigações legais e nem os parâmetros estabelecidos para determinados procedimentos. Entretanto, suplementando seus programas existentes de segurança com abordagens sólidas, pode ajudar a reduzir lesoes de mãos. Considere desenvolver posteriormente esses conceitos que possam se adaptar às necessidades de sua organização.

NO BRASIL

Aproveitamos para apresentar um bom resumo sobre proteção de mãos, feito por especialistas no Brasil, reproduzido do portal SESMT: 

  • Sempre que puder usar dispositivos apropriados ao inves das maos, faça-o;
  • Ao usar qualquer maquina ou ferramenta rotativa, nao use luvas e certifique-se que todas as acoes foram adotadas para proteger suas maos;
  • Quando tiver que remover uma peca metalica que tenha se desprendido de alguma maquina e se alojado em local de dificil acesso, nao coloque as maos em area de risco, use recurso apropriado;
  • Tenha cuidado com ferramentas cortantes. Execute forca sempre em sentido oposto ao corpo e as mantenha protegidas quando estiverem fora de uso;
  • Ao movimentar qualquer tipo de carga, proteja suas maos para que nao fiquem presas entre objetos;
  • Sempre que o trabalho exigir uso de luvas apropriadas, nunca use luvas alem das medidas de suas maos, no manuseio de produtos quimicos, respeite a compatibilidade da luva com o produto manuseado;
  • Participe dos treinamentos, tire todas as suas duvidas e trabalhe com seguranca.

O artigo “Melhores Práticas na Redução de Lesões de Mãos” é de autoria de
JoeTavenner, Master in Occupational Safety Management e MBA in Management.

Tradução:

RodapePosts

 

 

 

 

Rodape

 

Sobre o Autor:
Adminstrador
1Comentários
  • Jefferson Henklain da Silva
    13 de agosto de 2014 até 12:16

    Boa tarde!

    Parabéns pelo artigo, vou utiliza-lo em um treinamento com a equipe.
    A melhor forma de atingirmos um numero maior de prevencionistas é a divulgação e concientização para evitarmos um novo acidente.

    Muito obrigado.

Deixe um Comentário