Lendo Agora
(NR-6 EPI) TRABALHO SEGURO COM JATEAMENTO DE FLUIDOS
0

(NR-6 EPI) TRABALHO SEGURO COM JATEAMENTO DE FLUIDOS

por Adminstrador3 de setembro de 2013

images (1)

 

Este post, traduzido do site ohs on line, trata  das medidas de segurança (EPI) indicadas para riscos de trabalho com jatos de alta pressão, especialmente fluidos. Anexamos ainda alguns infográficos da NR-6 relacionados ao assunto, utilizando recursos de leitura de NRs em uma única página web exclusivos do site NRFACIL.

Benjamin Franklin estava provavelmente pensando em segurança no trabalho quando ele disse que uma grama de prevenção é suficiente para 1 quilo de cura.

Nos temos a tendencia de pegar coisas como se fossem de graça, até elas se quebrarem.

folder_maos_capa
ACIDENTES COM AS MÃOS

Uma das lesões no trabalho mais comuns porem com maior probabilidade de prevenção é a que afeta as mãos dos trabalhadores. A concentração e foco no trabalho é importante mas pode ser rompida subitamente, e, sem medidas apropriadas de segurança e o EPI adequado, o trabalhador poderá sofrer um longo período de recuperação.

images (5)

Lesões nas mãos podem afetar o alinhamento de vários ossos, tendões e ligamentos além das funções fisiológicas. Como o tratamento adequado e tempo suficiente para cicatrização, é possível restaurar a função da mão e minimizar futura incapacidade. Amputações de dedos e mãos dependem da gravidade do acidente, onde a lesão ocorreu e o equipamento que estava sendo utilizado. Estatísticas mostram que acidentes de trabalho envolvendo mãos estão aumentando e causando crescente preocupação.

Esses acidentes podem ser prevenidos desde que haja a disponibilidade de luvas que sejam desenhadas pensando-se no conforto e em como o usuário vai utilizá-las. Se elas forem fáceis de usar e confortáveis, elas serão vistas muito mais como um acessório para o trabalho do que alguma coisa que incomoda ou meramente para cumprir a NR-6.


downloadLUVAS DE SEGURANÇA

Devido a que cada atividade industrial expõe o trabalhador a diferentes riscos, é necessário identificar a luva adequada para cada operação. Os riscos associados com uma operação específica vai determinar o tipo de luva de proteção que o trabalhador necessita para utilizá-la com a máxima proteção.

Quando os trabalhadores estão manuseando pacotes em um armazem ou movendo equipamentos, luvas de couro ou malha devem ser as mais adequadas. Em situações em que o trabalhador está manuseando produtos químicos ou líquidos de alta pressão, é importante ter uma ampla cobertura das mãos, mas que possa manter a flexibilidade e a destreza. É importante que o EPI possa preparar o trabalhador para enfrentar um possível impacto de jatos de fluidos que podem ser rotativos ou planos. As luvas devem ser testadas e desenhadas para trabalhar sob essas condições e oferecendo ao trabalhador o máximo de flexibilidade, conforto e proteção.

Na indústria de jatos de alta pressão, jatos de água são usadas com um espectro de bicos para várias aplicações. Jatos de alta pressão geralmente são utilizados para preparação de superfícies, drenagem e limpeza de tubos ou hidro-escavação. Luvas especiais devem ser utilizadas para aguentar os riscos de jatos de fluidos de alta pressão, incluindo serviços hidráulicos e pintura. Os danos causados por esses jatos em alta velocidade podem resultar em feridas extremamente dolorosas o que pode ocasionar longos períodos de incapacidade do trabalhador, além dos custos de seguro e previdência, além de autos de infração do Ministério do Trabalho pela falta de conformidade para o uso do EPI.

COMO ACIDENTES GRAVES PODEM ACONTECER

Um acidente demonstra a necessidade de luvas especialmente desenhadas para funções industriais. Um trabalhador utilizava uma unidade de alta pressão para limpeza e drenagem em um hospital e acidentalmente ele moveu sua mão à altura da área de jateamento, que trabalhava a cerca de 3000 psi, ou seja, a pressão era suficiente para cortar a pele até a palma da mão (ele estava utilizando um par de luvas finas de latex) e não havia luvas à prova de jateamento no momento. O trabalhador foi levado ao hospital, e teve que permanecer sob tratamento durante 2 anos. Um acidente com perda de tempo dessa natureza pode custar à empresa produtividade e proficiência (quando o trabalhador é qualificado).

Um outro problema é que muitos programas de segurança são estabelecido por grandes empresas, porém pequenas empresas ou terceirizadas apresentam risco muito maior, daí a razão da vigilância do SESMT para a segurança de trabalhadores de terceirizadas ou avulsos. Acidentes com esse pessoal geralmente leva à responsabilização também da empresa principal. Finalmente, os trabalhadores podem perder a destreza de suas mãos mesmo após um longo processo de tratamento e ainda sofrer perdas financeiras quando estão recebendo auxílio previdenciário.

Uma nova linha de dispositivos de proteção, incluindo luvas, macacões, jaquetas, etc., podem suportar altos níveis de pressão. Luvas de proteção para alta pressão mantem a proteção e a flexibilidade, permitindo ao trabalhador completar sua tarefa sem restrições de sua natural destreza.

É importante assegurar que as luvas utilizadas por trabalhadores nessas atividades possam ser checadas antes de cada uso, de forma a confirmar sua integridade e a sua habilidade para proteger as mãos de qualquer lesão. Essa inspeção constitui a melhor defesa contra lesões custosas e desnecessárias nos ambientes de trabalho.

Empregadores que fornecem o melhor equipamento de proteção para seus empregados não apenas oferecem um ambiente de trabalho seguro mas tambem podem reduzir seus custos e aumentar a produtividade. Em uma análise de custo-benefício do investimento em equipamentos de segurança, esse investimento vai ter um retorno em termos de confiança, lealdade e produtividade do trabalhador.

O EPI (NR-6)
Prof. Samuel Gueiros

Dentro do contexto do artigo, apresentamos alguns infográficos importantes para lembrar-nos a importância da conformidade legal em relação ao EPI. Ao abrir a pasta da NR-6 (EPI) no site NRFACIL, clica-se no Remimssivo e no item EPI PARA PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES, há uma relação de tipos de luvas, devendo ao SESMT a seleção adequada da luva a ser utilizada pelo trabalhador, dependendo da atividade a ser desenvolvida.

Nova Imagem (24)

O segundo infográfico mostra a exigência do CA em cada EPI bem como que sejam fornecidas instruções principalmente quanto à manutenção, limpeza e a validade do EPI. Esses detalhes mostram a importância do SESMT, principalmente do Técnico de Segurança quanto às inspeções periódicas do EPI e das condições de seu uso nos ambientes de trabalho:

Nova Imagem (25)

Chitra Subbarayan é especialista no desenvolvimento de serviços de sustentabilidade em indústrias.
Tradução e contextualização às NRs:

SG2

 

 

Rodape

Sobre o Autor:
Adminstrador
Comentários

Deixe um Comentário