Lendo Agora
A IMPORTÂNCIA DO CUSTO FISCAL EM SST
0

A IMPORTÂNCIA DO CUSTO FISCAL EM SST

por Adminstrador23 de julho de 2009

A segurança e saúde no trabalho não é somente um bem a ser almejado por todos os integrantes da comunidade prevencionista. Sabe-se que há um custo em perdas materiais e humanas quando ocorre doença ou acidente. Entretanto, uma das variáveis frequentemente negligenciada é o custo fiscal embutido no descumprimento das NRs. Trata-se de um custo potencial, de um prejuízo sempre iminente quando da realização de auditorias fiscais pelo Ministério do Trabalho ou até mesmo pelo Ministério Público do Trabalho. O não cumprimento de itens das NRs pode levar à lavratura de Infrações cujo custo às vezes elevado, não é computado devidamente pelas empresas.
Esse descumprimento, relacionado à não conformidade legal, pode levar a empresa a ter que arcar com um custo fiscal inesperado e, dependendo do número de irregularidades, em NRs diversas, chegar a um valor significativo.

O pessoal da área técnica (Engenheiros, Médicos e Técnicos) devem utilizar planilhas de cálculos de custos fiscais embutidos no descumprimento de NRs e assim argumentar de forma mais convincente da necessidade de implementar os regulamentos legais em segurança e saúde no trabalho, em que os custos são bem menores.  Trata-se de uma linguagem melhor compreendida por quem deve decidir pelo investimento em segurança e saúde no trabalho nas empresas.
Samuel Gueiros, Med Trab

Sobre o Autor:
Adminstrador
Comentários

Deixe um Comentário