Lendo Agora
MEIO AMBIENTE E TRABALHO: NOVAS INTERFACES
0

MEIO AMBIENTE E TRABALHO: NOVAS INTERFACES

por Adminstrador25 de agosto de 2009

untitled-1

Secretária do Ambiente, Marilene Ramos e o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc


AÇÃO CONJUNTA TRABALHO,
SAÚDE E MEIO AMBIENTE

As interfaces entre o Meio Ambiente e o Trabalho ganharam novo enfoque, com uma Portaria do Ministério do Meio Ambiente, publicada no início deste mês (Portaria Conjunta nº 259, de 7 de agosto de 2009), que obriga às empresas, incluírem no EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental) um capítulo específico sobre as alternativas de tecnologias mais limpas para reduzir os impactos na saúde do trabalhador e no meio ambiente, incluindo poluição térmica (calor insalubre), sonora (ruído insalubre) e emissões nocivas ao sistema respiratório (poeiras). Esses agentes fazem parte da NR-15, desde que sob determinados parâmetros de tempo de exposição e limite de tolerância são considerados insalubres nos ambientes de trabalho, e agora fazendo parte das preocupações também com o meio ambiente no entorno do trabalho.

A Portaria em referência será incluida na Pasta da NR-15 – Textos Complementares no site www.nrfacil.com.br – acesse o site e consulte a ferramenta Remissivo

4061_11

AÇÃO SINDICAL E CIPA

Essa nova legislação determina o envio, pelo Ibama, à central sindical a qual o sindicato da categoria majoritária no empreendimento está filiada, quanto aos padrões de poluição a que estarão expostos dentro e no entorno do empreendimento e observando as normas regulamentadoras do MTE relativas à segurança e medicina do trabalho.

Conheça tudo sobre NRs – www.nrfacil.com.br

07299131

Será necessário, também, que o IBAMA informe à CIPA e à central sindical a qual o sindicato da categoria majoritária no empreendimento está filiada sobre os resultados das vistorias referentes aos níveis de contaminação do entorno do empreendimento.

Veja agora tudo sobre a NR-5 – CIPA

NOVAS IDÉIAS

Abaixo, algumas idéias e artigos relacionados a essa questão:

capa-cartilha-m1

PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO DA ÁGUA POR ATIVIDADE INDUSTRIAL

No Brasil, calcula-se que 100 mil mananciais d’água (rios e córregos) estão poluídos.
A necessidade de evitar a poluição e o alto custo da água, fez algumas indústrias instalarem tecnologias que gastam menos água e geram menos efluentes líquidos. A prevenção da poluição tem permitido recuperar rapidamente rios e lagos. Na Europa, muitos rios foram recuperados (Tamisa e Reno, por exemplo). No Brasil, trechos dos rios Tietê e Piracicaba foram recuperados com ações preventivas.
http://www.sindipetro.org.br/extra/cartilha-cut/06agua.htm

O MODELO DE DESENVOLVIMENTO EM CRISE: PRODUÇÃO, TRABALHO E CONSUMO

A degradação ambiental e a crise da sociedade do trabalho (Offe, 1989; Castel, 1998), e a consequente queda na qualidade de vida e aumento da exclusão/desigualdade social, estão a exigir no nosso entender uma discussão que aprofunde a articulação entre trabalho, meio ambiente e desenvolvimento econômico, pois se questiona até que ponto os recursos naturais e a humanidade suportarão o modelo hegemônico de produção, trabalho e consumo.
http://www.senac.br/BTS/302/boltec302b.htm

ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE

MBA em Gestão de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente
Área: Meio Ambiente
Descrição: Oferecer conceitos modernos e atualizados na Gestão da Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, contribuindo com técnicas e visão estratégica para condução de gerenciamento das atividades correlatas; Capacitar profissionais para auxiliar as empresas nos aspectos de segurança do trabalho e do meio ambiente, com técnicas para a identificação e tratamento de riscos; Permitir uma visão moderna e politicamente correta, voltada à responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade.

http://cursos.universia.net/BR/curso/18076/MBA- em-Gestao-de-Seguranca-do-Trabalho-e-Meio-Ambiente.jsp

CONVERGÊNCIA ENTRE SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE

Cada vez mais é reconhecido que o aumento da eficiência das empresas num ambiente tecnológico crescente e competitivo agravado pela progressiva expansão dos mercados, esbarra no trinômio saúde, segurança e meio ambiente. Podemos afirmar que a sobrevivência das empresas não está apenas relacionada à capacidade de adaptação num ambiente tecnológico dinâmico, mas, também, ao bem estar de toda a sociedade, gerando menos resíduos poluentes e indivíduos doentes. Uma população com saúde, vivendo e trabalhando em condições seguras e harmoniosas, certamente, é mais produtiva e eficaz.
http://www.isegnet.com.br/siteEdit/site/pg_colunistas.cfm?codmat=33

Sobre o Autor:
Adminstrador
Comentários

Deixe um Comentário