Lendo Agora
(NR-6 EPI) CONFORTO, AJUSTE E ESTILO: O MUNDO DA MODA CHEGA AOS EPIs
4

(NR-6 EPI) CONFORTO, AJUSTE E ESTILO: O MUNDO DA MODA CHEGA AOS EPIs

por Adminstrador29 de abril de 2012

Nova Imagem (107)
mobiliza.com.br

Quando as pessoas estão contentes com a sua aparência no EPI eles estarão mais propensos a usá-los sem fazer qualquer modificação. O EPI que é percebido como sendo bacana tambem torna mais provável o seu uso sem contestação. Esta é a razão porque muitos fabricantes de EPI estão procurando se inspirar no mercado da moda e nos equipamentos esportivos que possam ser adaptados ao mercado de EPIs.

Dave Matela, senior category manager, Kimberly-Clark Professional, Global Safety Business, Roswell, GA.
Traduzido do site Safety + Health pelo Prof. Samuel Gueiros, Coord NRFACIL

O EPI DEVE ESTAR ADEQUADO AO LOCAL DE TRABALHO

Qual a principal causa para a não conformidade com o EPI no local de trabalho? O que os profissonais do SESMT podem fazer para aumentar a obediência ao uso do EPI, particularmente quando ele vem com um uniforme de proteção?

A atenção dos trabalhadores às regras para o uso do equipamento de proteção individual constitui um dos mais críticos aspectos de qualquer programa de segurança. A própria desobediência a essas regras continua a ser um outro aspecto a considerar.

Em um amplo levantamento reunindo profissionais de segurança, 89% dos participantes afirmaram ter observado trabalhadores que não utilizavam EPI onde o uso era obrigatório.

images-61Não é de surpreender que 1/3 desses profissionais disseram que obediência às regras do uso do EPI era o principal tema de segurança nos seus locais de trabalho. Segundo esse levantamento, o desconforto com o EPI era o principal fator que levava à não conformidade dos trabalhadores. O outro tópico principal é que os trabalhadores pensavam que o EPI não era necessário para a tarefa, seguido de que o EPI era muito quente, se ajustava mal e era pouco atraente.


images-1Todos esses problemas podem ser contornado através da escolha de EPIs de alta qualidade, que dêem conta da proteção de forma apropriada, sejam confortáveis e estilosos. De fato, conforto e adequação geralmente não é bem observado quando se seleciona EPI. E esses problemas são extensíveis a todos os tipos de EPI. Por exemplo, se os macacões não permitirem adequada respiração, há uma chance de que os usuários irão evitá-los ou modificá-los de alguma forma, comprometendo suas características protetoras. Escolha vestuários que permitam que o calor e o suor possam evaporar enquanto dêem conta de proteger contra fatores de risco.

foto03CONFORTO E AJUSTE

images-7Vestuários confortáveis precisam ser desenhados para oferecer a maior escala de tamanhos de forma a dar conta de homens e mulheres de vários tamanhos. O tamanho e o corte são muito importantes visto que para uma vestimenta se adequar de forma confortável ele não precisa ser muito grande ou muito pequena. Uma outra característica que ajuda a melhorar a adequação e tornar a roupa mais confortável é um elástico na cintura. Dispositivos tipo estica-encolhe sob os braços e ao redor das costas tambem oferecem melhor ajuste, aumentando a extensão e liberdade dos movimentos.


images1APARÊNCIA

Um EPI estiloso pode aumentar a conformidade no seu uso. Ampliando o leque de opções em termos de cor e estilo, os trabalhadores se sentem mais sob controle sobre sua própria aparência. Quando as pessoas estão contentes com a sua aparência no EPI eles estarão mais propensos a usá-los sem fazer qualquer modificação. O EPI que é percebido como sendo bacana tambem torna mais provável o seu uso sem contestaçãol. Esta é a razão porque muitos fabricantes de EPI estão procurando se inspirar no mercado da moda e nos equipamentos esportivos que possam ser adaptados ao mercado de EPIs.

folder

CORES – ESTILO – AJUSTE

Conforto, adaptação e estilo – tudo isso pode ajudar a aumentar a conformidade. Esta abordagem reflete algumas orientações do Ministério do Trabalho dos Estados Unidos na seleção de EPI, que estabelece: “empregadores devem levar em conta o conforto e a adequação do EPI quando selecionarem itens apropriados para uso nos locais de trabalho. EPI que seja bem adaptado e confortável para o seu uso, irá encorajar aos trabalhadores utilizarem o EPI”.

O EPI é tema da NR-6, que estabelece regras sobre a obrigatoriedade e o treinamento no uso do EPI. De fato, o treinamento torna-se medida imprescindível de forma a que os trabalhadores tenham conhecimento das regras do uso do EPI. Não basta só a obrigatoriedade, é necessário treinar o uso do EPI.

A principal regra é que a prioridade deve ser a neutralização e eliminação de agentes de risco com medidas empreendidas nos ambiente de trabalho, ou seja, a proteção coletiva ou ambiental deve vir sempre em primeiro lugar. Abaixo, um infográfico da grade de NRs no site NRFACIL com a NR-6 em destaque. No índice Remissivo, com a seleção do item FORNECIMENTO DO EPI, aparecem as regras principais:

nova-imagem-181

nova-imagem-192


images-2

dia-da-educaaao1

Dia 28 de Abril – Dia Mundial da SST. Este dia lamenta as vítimas de acidentes e doenças do trabalho. É tambem o DIA DA EDUCAÇÃO, lembrando que sem Educação e Qualficação os trabalhadores continuarão se acidentando, levando a perdas econômicas e sociais irreparáveis.

Finalmente, o artigo acima lembra ainda que podemos trabalhar com segurança quando nos sentimos felizes e bem vestidos, mesmo quando com um EPI..

Prof. Samuel Gueiros, Coord NRFACIL.

imagens:
aprendizdeseguranca.blogspot.com
sigaseguranca.com.br
danny.com.br
leopoldina.olx.com.br

Sobre o Autor:
Adminstrador
4Comentários
  • Kelly Paes
    29 de abril de 2012 até 11:05

    Que delícia o artigo sobre EPI e moda. Especialmente para nós mulheres um pouco mais de conforto e elegância vai muito bem!!! Eu gostaria de saber onde adquiri-los!

  • eliete
    30 de abril de 2012 até 13:32

    muito interessante esta materia, pois todos téc.sabem muito bem a dificuldade de indicar o epi , sempre os colaboradores não gosta, ficando quase sempre insatisfeitos com os mesmos , posam ser que agora até aceite com bons olhos, estão de parabéns á equipe que postou esta matéria!!!!!

  • Pedro M. da Rocha Neto
    30 de abril de 2012 até 14:54

    infelizmente não e só a funcionalidade e beleza que influenciam na aprovação dos empregados quanto ao EPI, o que mais pesa para a empresa e o custo, esquecendo do beneficio e quem determina qual EPI comprar não o setor de segurança do trabalho e sim o setor de compras.

  • José Paulo da Silva
    1 de maio de 2012 até 15:39

    Que o uso dos EPI seja um ato de prevenção e não de moda.

Deixe um Comentário