Lendo Agora
NR-15 (INSALUBRIDADE) AUMENTA O RISCO DE CÂNCER OCUPACIONAL
3

NR-15 (INSALUBRIDADE) AUMENTA O RISCO DE CÂNCER OCUPACIONAL

por Adminstrador6 de maio de 2012

leukemia

CÂNCER: DIVISÃO ANORMAL DE CÉLULAS

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) são 19 os tipos de câncer que podem ser ligados ao trabalho. Entre os principais estão os de pulmão, pele, laringe, bexiga e as leucemias. Os profissionais em risco vão desde cabeleireiros até pilotos de avião. A situação torna-se complexa porque alguns cânceres tem um período longo de latência (entre 20 e 50 anos), enquanto que outros (do sangue) tem um período menor (4  5 anos). Além disso, o risco aumenta quando há interação do agente de risco ocupacional e outras substâncias (fumo, alcoolismo).

Entre os postos de trabalho com as maiores incidências da doença estão os relacionados à construção civil e à indústria petroquímica. Outras atividades:

Indústria do alumínio

Fabricação e reparo de calçados/ couro

Indústria de Móveis e Marcenaria

Tratamento do couro

Fundição de ferro e aço

Indústria da borracha

Segundo um Trabalho publicado na Internet de Victor Wunsch e Fátima Ribeiro, pesquisadores da UERJ e da USP, a mensuração da exposição a agentes cancerígenos nos ambientes de trabalho é uma tarefa complexa, pois, habitualmente configuram-se situações ambientais com múltiplas exposições. Por outro lado, o câncer é doença com longo período de latência, assim, a avaliação retrospectiva da exposição requer instrumentos que recuperem informações sobre as experiências do indivíduo em passado distante ao do diagnóstico da doença.

Segundo os autores, A Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer (International Agency for Research on Cancer IARC) da Organização Mundial da Saúde reconhece atualmente 88 agentes, grupos de agentes ou circunstâncias, como cancerígenos para os humanos, dos quais 23 são encontrados principalmente em ambientes ocupacionais e 13 constituem-se em processos de trabalho.

Abaixo um Quadro com alguns agentes cancerígenos e condições para potencialização:

nova-imagem-5

O maior problema em relação aos agentes de risco nos ambientes de trabalho, não só os cancerígenos, tem sido o tempo de exposição e o desconhecimento do trabalhador dos riscos bem como das regras para uso de equipamentos de proteção. Na maioria desses ambientes predomina o excesso de jornada bem como a falta de treinamento e qualificação de trabalhadores para a sua própria proteção. Além disso, há uma progressiva banalização e falta de alertas em relação à convivência com agentes de risco cancerígenos, seja no trabalho seja no próprio ambiente doméstico.

images-1Um outro fenômeno recente é que aumenta o risco de câncer ocupacional nas mulheres, que estão entrando no mercado de trabalho onde são comuns os agentes de risco cancerígenos (postos de combustíveis, construção civil e mecânica).

Os agentes de risco considerados cancerígenos encontram-se na NR-15 (INSALUBRIDADE). Esta NR trata dos riscos graves nos ambientes de trabalho – veja abaixo um infográfico com a pasta da NR-15 e as principais regras: caracterização, limite de tolerência e as condições em que deve ser pago um adicional ao trabalhador:

nova-imagem-21

Pesquisando no Remissivo da NR-15, encontramos o principal item ao qual deve ser dado atenção pelos profissionais do SESMT – O Anexo 13, onde estão os Agentes Químicos e substâncias cancerígenas (o Benzeno está em um item especial, logo abaixo):

nova-imagem-22

No Brasil, a NR-15 assinala a proibição de quatro substâncias cancerígenas: 4-aminodifenil, benzidina, beta-naftilamina e 4-nitrodifenil; para outros agentes, há valores de referência, como o benzeno. Para outros agentes, reconhecidamente cancerígenos, como o amianto e a sílica, existe limites de tolerância muito amplos, embora todos os estudos sobre o assunto não reconheça limites de exposição seguros para agentes cancerígenos. No Remissivo da NR-15, clique no item relacionado ao Anexo 13 (Agentes Químicos) e veja as substâncias proibidas:

nova-imagem-23

Prof. Samuel Gueiros, Med Trab, Coord NRFACIL

Sobre o Autor:
Adminstrador
3Comentários
  • EDGARD CONRADO
    7 de maio de 2012 até 10:40

    Estudos das interações entre as substncias químicas, aceitas como dentro dos padrões toleráveis e nessa situação há a potencialização e manifestações de risco.
    Interações entre agentes químicos e fisicos: tambem repercusões potencializadas no organismo humano. Existe estudos?

  • 9 de maio de 2012 até 20:29

    GOSTARIA DE SABER QUAIS OS RISCOS QUE ESTOU EXPOSTA, QUANTO A MINHA PROFISSÃO ATUAL QUE É OPERADORA DE ROLO. OBRIGADA, E AGUARDO A RESPOSTA.

  • Rudinei
    1 de junho de 2012 até 18:23

    Trabalho numa empresa como operador e na minha máquina, estou esposto a uma fonte radioativa e um equipamento de tratamento corona, que produz radiação ionizante e um gás toxico de nome OZÔNIO.
    Estou me aposentando e fiz o pedido de de minha PPP e nela não apareceu nenhuma exposição a esses agentes contaminantes.
    O que faço?

Deixe um Comentário