Lendo Agora
ATUALIZAÇÃO NR-18 (PCMAT) EM 09/05/2012)
2

ATUALIZAÇÃO NR-18 (PCMAT) EM 09/05/2012)

por Adminstrador10 de maio de 2012

nr18www.nrfacil.com.br

ATUALIZAÇÃO DA NR18 (PCMAT) em 09/05/2012

A alteração ocorreu nas regras relativas a ancoragem de equipamentos de sustentação de andaimes e cabos de segurança. Essas alterações já estão incorporadas no software NRFACIL e na pasta da NR no site.

O acesso às NRs no software NRFACIL é útil quando você estiver off line, ou seja, quando você quiser acessar as NRs sem estar conectado à Internet. Isto é muito comum, quando você está fazendo um trabalho e a sua Internet não está legal. Você vai trabalhar mais rápido com o software.

No site, a vantagem é que você pode utilizar o Remissivo, um recurso muito prático, pois você acessa apenas um determinado assunto escolhido por você. É importante ainda assinalar que os dois sistemas são atualizados automaticamente. Não vai ser preciso você ficar fazendo download de uma página de atualização – ela já está lá, incorporada na NR digital dos dois sistemas.  Daremos exemplos desses recursos nesta atualização da NR-18.

Vamos estabelecer um comparativo entre a redação anterior e a atual da NR-18. Para visualizar a redação anterior, utilizaremos o software NRFACIL antes de sua atualização (observe os itens a partir de 18.15.56 (ANCORAGEM):

nova-imagem-281

A redação anterior OBRIGAVA à PREVISÃO para a instalação de dispositivos destinados à ancoragem de equipamentos de sustentação de andaimes e de cabos de segurança para o uso de proteção individual a serem utilizados nos serviços de limpeza, manutenção e restauração de fachadas.

Agora vamos consultar a atualização, utilizando a pasta da NR-18 no site. Ou seja, vamos escolher o assunto através do Remissivo e ver a nova redação. Em primeiro lugar, na grade de NRs, agente escolhe a NR-18 e clica em ANCORAGEM, que é o assunto relacionado à atualização. Em seguida à seleção deste item, aparece o texto da atualização. Preste atenção nos itens que foram atualizados: 18.15.56.1, 18.15.56.2.b e 18.15.56.5,

nova-imagem-29

nova-imagem-30

Pronto! Você já está atualizado. Com essa atualização a NR-18 determina que agora é obrigado a instalação de dispositivos destinados à ancoragem de equipamentos de sustentação de andaimes, quando antes era necessária apenas a PREVISÃO dessa instalação. Essas alterações já estão no site e no software, é só ir buscar. Se você tem o software, veja na barra de ferramentas o item ATUALIZAR. Clique ali, escolha INTERNET, e deixe que o programa faz o resto sozinho.

No próximo post, a atualização da NR-34 (IND NAVAL).

Esteja sempre atualizado nas NRs, faça o download do software NRFACIL e veja como é fácil.

A Equipe NRFACIL

Prof. Samuel Gueiros, Med Trab, Coord NRFACIL
Ana Gabriela, Gestão do Site
Jean Carlos, TST
Cleidival Fernandes, webdesigner
Laurison Silva, Tecnólogo Sist Info, software designer
Amanda Lima, Gerente Contatos
Samuel Vinhote, Tec Info

Sobre o Autor:
Adminstrador
2Comentários
  • laudemir
    10 de maio de 2012 até 13:40

    Achei importante esta mudança.

  • Cristina Sá
    12 de setembro de 2012 até 22:22

    As informações aqui obtidas foram de suma importância, pois o meu projeto final trata-se exatamente deste assunto. Atualização da NR18 (Ancoragem).
    Obrigada, pelas informações claras e objetivas.

Deixe um Comentário