NR 6 (EPI) ENTENDENDO AS NECESSIDADES DA PRÓXIMA GERAÇÃO DE TRABALHADORES
O estudo dos fatores populacionais na sociedade como um todo tem contribuido para entender o comportamento e as necessidades da população dos trabalhadores, principalmente aqueles relacionados ao EPI.
Este artigo faz referência à influência dos fatores demográficos a partir das décadas de 50 e 60 nos Estados Unidos e que se aplicam tambem ao Brasil. Naquelas décadas houve o fenômeno chamado “baby boomer”, expressão utilizada para explicar uma explosão de nascimentos logo após o término da II Guerra Mundial. As pessoas estavam animadas com o fim da Guerra, viam o futuro com otimismo e assim passaram a “fazer mais filhos”. Esses bebês estão agora com 60 anos, na idade da aposentadoria, mas foram beneficiados ao longo desses anos pelas conquistas das ciências médicas e sociais para aumentar a qualidade e expectativa de vida. Porisso, sentem-se ainda dispostas para continuar trabalhando além da idade da aposentadoria (60 anos). No Brasil, a expectativa de vida já subiu para 74 anos.
O artigo abaixo, escrito por uma especialista em marketing industrial e traduzido para o Blog NRFACIL pelo Prof. Samuel Gueiros, discorre sobre como deve ser a ênfase no desenho de EPI para trabalhadores de idades diferentes e assim ajudar a responder às necessidades dessa população em termos de equipamentos de proteção, principalmente a proteção de mãos. Trata-se de artigo de interesse dos profissionais do SESMT (NR-4) responsáveis pela implantação e fiscalização dos equipamentos de segurança dentro das empresas.
Tradução:
Prof. Samuel Gueiros, Med Trab
Coord NRFACIL
conheça a NR-4 e todas as NRs baixando o software NRFACIL, o primeiro na Internet sobre o assunto; o aplicativo incorpora ferramentas como play list (NRs mais acessadas), dimensionamento de SESMT e CIPA, cálculo de infrações a dispositivos de NRs.
Deixe um Comentário