REVENDO AS NRS ATUALIZADAS EM 2012
REVENDO AS ATUALIZAÇÕES
Neste Post vamos rever as atualizações das NRs que ocorreram em 2012.
As atualizações das NRs sempre foram um problema para os profissionais em SST que geralmente utilizam conteúdo impresso em livros ou em arquivos on line de textos (doc ou pdf). Com as constantes atualizações, esses arquivos logo ficam obsoletos e acabam indo para a lixeira.
Um outro problema é que diversas NRs estão ficando muito extensas. O ideal seria acessar apenas um assunto selecionado de um índice Remissivo. A tendência atual é a progressiva digitalização de textos, inclusive da legislação, que passam a ser lidos tambem em dispositivos móveis (tablets e celulares) e incorporando um mecanismo de busca seletiva e atualização automática.
O NRFACIL evolue nessa direção. No site, cada NR tem a sua pasta, com possibilidade de acesso a todo o conteúdo ou partes do conteúdo da NR por um índice remissivo E o software instala todas as NRs no formato digital no computador, ocupando um espaço mínimo (16Megas), com vários recursos. O principal é a ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA: ao abrir o software, ele entra em contato com o banco de dados do site, e efetua de imediato as atualizações disponíveis, sem custo adicional para o assinante. Abaixo, as atualizações de 2012 (clique no link fornecido)
10/01 e 07/12/2012 – ATUALIZAÇÃO NR-28:
O CÁLCULO DO CUSTO FISCAL DE NRs
COMO FERRAMENTA DE GESTÃO
A primeira e a última NR atualizada em 2012 foi a 28. As mudanças atribuem novos valores para calcular o custo fiscal por descumprimento de regulamentos das NRs. Neste post explicamos o que são EMENTAS e como proceder para efetuar os cálculos, utilizando o software NRFACIL. A última atualização de 07/12 alterou ementas das NRs 18, 33 e 34. (Veja o Post)
06/03/2012 – A NOVA NR-20:
SEG E SAÚDE NO TRABALHO COM
INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS
A nova NR-20 consolida a noção de classes para o tipo de atividade com inflamáveis e combustíveis, havendo regras para cada Classe, incluindo Análise Preliminar de Risco. Um aspecto positivo dessa nova NR é que não foram criados PPRA ou CIPA específicos, reduzindo assim a burocracia e o número de exigências. (Veja o Post)
28/03/20112 – NOVA NR-35 (TRABALHO EM ALTURA)
Passou a exigir um programa de gestão do trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a adoção de medidas técnicas para evitar a ocorrência ou minimizar as consequências das quedas de altura. Essa gestão envolve, além das medidas técnicas, como a análise de risco da atividade, o desenvolvimento de programas de capacitação. Para essa NR foram publicados 2 posts, o segundo com uma atualização em 08/10/2012 – (clique nos endereços abaixo):
Post 1
Post 2
09/05/2012 – ATUALIZAÇÃO DA NR-34 (IND NAVAL)
A alteração refere-se à execução de trabalho em altura sob determinadas velocidades do vento e utilizando cordas, o que representa um risco nesse tipo de trabalho. Daí a necessidade de circunstâncias e responsabilidades específicas. (Veja o Post).
23/05/2012 – NR-24 (COND SANITARIAS DE CONFORTO)
NOVO TEXTO PARA CONSULTA PÚBLICA (Veja o Post)
20/08/2012 – ATUALIZAÇÃO NR-33
CAPACITAÇÃO PARA TRABALHO EM ESPAÇOS CONFINADOS
As atualizações relacionam-se à carga horária em algumas atividades (Veja o Post).
28/08/2012 – A NOVA NR-15 (INSALUBRIDADE):
ANÁLISE DO TEXTO
A nova NR introduz a noção de objetivos e definindo diretrizes e critérios em relação ao controle de riscos. Se na versão anterior o foco da NR era a caracterização do Limite de Tolerância, ou “LT”, a nova NR-15 introduz o conceito de Valores de Referência de Exposição Ocupacional, ou “VRO” (Veja o Post)
Na próxima semana publicaremos uma seleção dos posts mais acessados neste ano. Em 2013, continuaremos estudando e fazendo contextualizações de assuntos em SST com as NRs, incluindo traduções de artigos de sites internacionais.
Conheça os nossos amigos da comunidade SST no Facebook onde prestamos informações, recolhemos impressões de internautas e redirecionamos para os assuntos do site e do blog.
Boa leitura! Bom Natal a todos e muito obrigado pela paciência e acessos ao nosso Blog.
Prof. Samuel Gueiros, Médico do Trabalho
Auditor Fiscal, Auditor OHSAS 18001
Coordenador NRFACIL
Deixe um Comentário