Postagem Anterior:   Próxima Postagem:

(NR-6 EPI) SEGURANÇA DAS MÃOS: USANDO A LUVA DE SEGURANÇA ADEQUADA

images-13

(NR-6 EPI) SEGURANÇA DAS MÃOS: USANDO A LUVA DE SEGURANÇA ADEQUADA

jeanJean Carlos, Técnico de Segurança do Trabalho,
Consultor NRFACIL

Os ambientes de trabalho podem criar vários riscos para as mãos, seja de origem química, cortes ou queimaduras. Nenhuma luva pode simplesmente prover uma proteção adequada em qualquer situação de trabalho, portanto, é importante avaliar o risco inerente a cada tarefa, e assim selecionar uma luva que exerça uma proteção especializada. É importante salientar que alguns estudos demonstram que as empresas que compram e fornecem EPIs para os seus trabalhadores, geralmente exigem o seu uso. Entretanto, um dos pontos críticos é geralmente a falta de treinamento para o uso específico de cada EPI. Sobre o assunto, a NR-6 estabelece exigências para o fornecimento e treinamento do EPI. Veja abaixo um infográfico da NR-6 do site NRFACIL e abaixo o Anexo com a Lista de Equipamentos de Proteção Individual com destaque para os membros superiores. Em seguida, apresentamos uma Tabela com indicação de luvas para diversas atividades, traduzida do site Safety + Health. A Seleção foi desenvolvida baseada em diretrizes do Conselho Nacional de Segurança (EUA).

nr6

epi-mmii

Em relação à proteção de mãos, veja abaixo uma lista de luvas e a apropriada aplicação para cada uma delas:

images-14Luvas de
algodão e tecido

mantem as mãos limpas e seguras de abrasões, mas pode não ser forte suficiente para se lidar com materiais pontudos ou ásperos

pl87048-blue_economy_woven_cotton_lining_with_fully_coated_latex_coated_glove_for_men_rbctLuvas de
tecido revestidas

fornece proteção contra alguns produtos químicos de moderada concentração. Elas podem ser usadas em trabalho de laboratório visto que são suficientemente fortes para proteger contra produtos químicos específicos com que se estiver trabalhando

images-19Luvas de borracha, plástica
ou de material sintético

pode ser usada em trabalho de limpeza ou com óleos, solventes e outros químicos

images-16Luvas de Couro

usadas para solda, visto que o couro pode resistir a faíscas e calor moderado. O risco de cortes ou abrasões tambem podem ser minimizados com este tipo de luva

images-17Luvas aluminizadas

Recomendadas para soldagem, alto forno e fundições visto que elas fornecem proteção refletiva e isolamento

images-18Luvas de fibra

Luvas para uma ampla variedade de aplicações industriais. Elas são resistentes a corte e abrasão e fornece proteção para ambos, calor e frio

images-20Luvas resistentes a produtos químicos e líquidos

Vários tipos de luvas podem proteger contra produtos químicos específicos:
-luvas de borracha butílica: ácido nítrico, ácido sulfúrico, acido e peróxido hidroclorídico;

-luvas de látex ou borracha: soluções líquidas ou ácidas, álcalis, sais e cetonas;

-luvas de neoprene: fluidos hidráulicos, gasolina, álcoos e ácidos orgânicos;

Luvas de borracha nitrílica: solventes clorados

É preciso estar atento para que o simples fornecimento de EPI’s e exigência de seu uso não podem evitar acidentes se utilizados isoladamente pois, um sistema de segurança abrangente envolve não apenas o simples cumprimento de exigências legais, mas, principalmente, a existência de um ambiente seguro, e um eficiente treinamento para uso do EPI.

Jean Carlos, TST, Consultor NRFACIL

logo_nrConheça todas as NRs acessando o site NRFACIL (selecione a pasta de qualquer NR e navegue em qualquer assunto). Instale o aplicativo NRFACIL no seu computador para quando não estiver na Internet. O software é atualizado automaticamente quando você estiver na Internet novamente – o sistema é atualizado automaticamente sempre que o Ministério do Trabalho fizer qualquer alteração nas NRs.

Participe!
Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial. 7 comentários

7 comentários

  1. José Aparecido Leal jun 5th 2012

    Muito instrutivo o artigo. Parabéns.

  2. Tatiana jun 5th 2012

    Esta informação veio a calhar com a empresa em que atu como técnica de segurança do trabalho, porém ainda tenho algumas dúvidas a respeito das luvas de borracha e latex pois muitos funcionários alegam que elas dão alergia, e racham a pele, como posso rever estes conceitos, e mudar.

    OBS: Trabalho em uma lavanderia hospitalar.

  3. Daniel Marques jun 5th 2012

    Boa tarde, Sou técnico de segurança a pouco tempo, gostaria de colocar uma sugestão quanto às luvas, a diferença e utilidade entre luvas de vaqueta e luvas de raspa.

  4. Wagner Kuster jun 14th 2012

    Boa tarde, Sou técnico de segurança a pouco tempo, gostaria de colocar uma sugestão quanto às luvas, a diferença e utilidade entre luvas de vaqueta e luvas de raspa.É boa para área florestal?

  5. flaviane dos santos rezende jun 29th 2012

    bom dia, excelente artigo a minha duvida e a mesma da tatiana pois no meu trabalho os funcionarios fazem a reclamação, sera que pode a qualidade o material.

  6. brenda jun 11th 2013

    Muito construtivo o artigo,gostaria de receber mas a respeito de luvas
    obrigado

  7. Alessandre abr 14th 2014

    Bom dia , excelente artigo .. mas tenho uma duvida trabalho no ramo de metalurgica queria saber se um soldador quando está exercendo a sua função ele pode usar dois tipos de luva em uma operação de soldagem ? pois ele usa a de vaqueta na esquerda e a de alta temperatura na direita.. ele alega que uma é para ter um melhor manuseio da tocha e a outra seria para não queimar as maõs ..

    aguardo sua resposta Obrigado abraços!


Deixe uma resposta


3 − = dois