Lendo Agora
A LEITURA DIGITAL DAS NRs
2

A LEITURA DIGITAL DAS NRs

por Adminstrador15 de novembro de 2011

nova-imagem-25

A conformidade legal é uma das prioridades para uma boa gestão em SST.
É preciso rapidez para acessar e aplicar os dispositivos das NRs.

O CONTEÚDO E DIGITALIZAÇÃO DAS NRs

Os arquivos de uma legislação em constante mudança como os das NRs, utilizam conteúdos fixos e variáveis. Alguns conteúdos legais podem manter a mesma redação por muito tempo, como é o caso da NR-17 (ERGONOMIA), que está com a mesma redação há vários anos. Outros conteúdos, como as NRs 04 (SESMT), 05 (CIPA) e 06 (EPI), estão sempre sendo modificados, como ocorreu neste ano de 2011.

CONTEÚDOS DIGITAIS

O melhor exemplo para entender o que é a leitura digital ocorre com conteúdos técnicos, incluindo arquivos de legislação, jornais e revistas, visto que novos conteúdos estão sempre sendo publicados. Neste caso, os conteúdos devem ser armazenados de forma a permitir um acesso seletivo, do que é antigo e do que foi atualizado. Para tanto, o provedor desses arquivos precisa garantir aos usuários que os conteúdos serão fornecidos de forma atualizada e confiável e que o acesso possa ser realizado através de um menu de assuntos, um índice remissivo, que permita uma livre escolha do assunto que se quer acessar.

FERRAMENTAS DIGITAIS

O Projeto NRFACIL utiliza essa tecnologia de digitalização inclusive para a formulação das ferramentas do site e do software. No site, é possível selecionar as NRs em pastas e dentro delas visualizam-se todos os itens da NR em um menu de assuntos (remissivo). Mesmo que vc não seja assinante, acesse as NRs 1, 2 e 3 para ver como é esse formato. Ao clicar no assunto desejado, uma janela aberta projeta apenas o conteúdo desse assunto. Esse sistema está sendo muito útil principalmente em vista do aumento do conteúdo das NRs e da necessidade de rapidez para atualizá-las. E,  em seguida acessar os itens que foram atualizados.

No software incluem-se várias ferramentas para cálculos digitais de dimensionamento de CIPA e SESMT, e dos custos fiscais por infrações de NRs.

LIVROS DIGITAIS

A digitalização de conteúdos para leitura está sendo uma tendência irreversivel. Esse processo se dá em 2 frentes: em primeiro lugar temos a digitalização de um conteúdo impresso, como um livro ou um álbum de fotos. A digitalização desse material é mais simples utilizando-se um scanner para o arquivamento de página por página ou de imagem por imagem.

Em alguns sites os conteúdos ainda são colocados como se fossem páginas de livros ou jornais, e assim o usuário tem o mesmo trabalho de folhear e procurar o assunto praticamente de forma manual, página por página. Esse formato ainda está sendo utilizado por alguns jornais, mas a tendência observada em publicações de mídia internacional (Times Reader) se dá agora de forma inteiramente digital, com acesso por um menu de assuntos, e não página por página.

Várias pessoas defendem que ainda é melhor ler um bom livro do que ficar buscando as páginas em um dispositivo com uma tela e toques para acessar os assuntos. De fato, a leitura de um livro é feita com uma linha de tempo, com princípio, meio e fim e a sua leitura deve ser sequencial, mesmo no formato digital. Entretanto, os arquivos técnicos e de legislação não obedecem mais a essa ordem. Procurar um assunto em NRs como a NR-15 (INSALUBRIDADE) ou a NR-18 (PCMAT) no formato doc ou PDF é uma tarefa bastante demorada.

Por fim, há uma previsão de que em 20 anos, todos os conteúdos anteriormente impressos serão lidos de forma digital, decretando-se a obsolescência dos livros impressos até hoje. Assim, é possível ler toda a coleção de Machado de Assis ou de Paulo Coelho carregando-se o conteúdo completo de um cartão ou pendrive, ou baixando o conteúdo de um site na Internet, como ocorre hoje com arquivos em video.

AS NRs NO Ipod

Com os novos dispositivos como tablets, netbooks e até celulares, ao lado da Internet, esse processo vai se tornando cada vez mais comum. Já é possível acessar as NRs digitais, do site www.nrfacil.com.br, inclusive de um celular ou  Ipod. Se você tiver um, faça uma experiência.

A Equipe NRFACIL

Sobre o Autor:
Adminstrador
2Comentários

Deixe um Comentário