Lendo Agora
AS NRs NA GESTÃO DE RISCOS PARA A PREVENÇÃO DE INCENDIOS E EXPLOSAO – 2
2

AS NRs NA GESTÃO DE RISCOS PARA A PREVENÇÃO DE INCENDIOS E EXPLOSAO – 2

por Adminstrador22 de outubro de 2013

comms_center_survey-300x199

 

No Post anterior publicamos artigo baseado em texto de site internacional (OHS Queensland) produzido por especialistas na Gestão de Riscos em incêndio e explosão.

Neste Post, abordaremos as principais NRs relacionadas ao assunto tratado anteriormente, contextualizando assim aquele conteúdo com a nossa realidade normativa. Selecionamos 3 NRs destacando os conteúdos principais. São as NRs 10, 18 e 20.

nr10

No site NRFACIL, abre-se a Pasta da NR-10 e no Remissivo selecionamos o item PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS E EXPLOSÃO (veja uma parte do texto com as exigências principais):

nr10

A NR10 (Eletricidade) trata de forma específica sobre a proteção contra incêndio e explosão. Podemos observar que as principais recomendações estão em consonância com o artigo anterior sobre os procedimentos de prevenção, principalmente a necessidade de que hajam zonas de exclusão mencionadas no post anterior.

images

A outra NR é a 18 (PCMAT), chamando a atenção para os altos riscos de acidentes deste tipo nas áreas de construção civil, inclusive na necessidade de manter equipes treinadas e disponíveis para o combate ao fogo.

Abrindo a Pasta da NR-18, veja no item do Remissivo relacionado ao assunto:

NR18ProtInc

 

nr-20

E finalmente, a NR-20 (INFLAMAVEIS E COMBUSTÍVEIS) que menciona os riscos de vazamentos, derramamentos, incêndios, explosões e emissões fugidias, exigindo a elaboração de um Plano para contemplar a prevenção e controle dessas eventualidades. 

Abrindo a Pasta da NR-20, encontramos um item para a abordagem específica dessa situação:

N R20PrevIncExp

CONEXÃO NRs-GESTÃO DE RISCOS

Portanto, é sempre bom conhecer e saber como manejar os diversos regulamentos das NRs de forma a que, no SESMT, possa se fazer uma correta Gestão de Riscos. Procure em outras NRs as exigências para uma correta prevenção de incêndios e explosões. Participe, envie seus comentários e experiências.

LENDO NRs EM PÁGINA ÚNICA DA WEB

A leitura das NRs de forma digital e dinâmica com acesso imediato, em página única da Web é resultado de pesquisas da equipe do site NRFACIL de forma a permitir a navegação rápida e concisa de todos os itens de NRs relacionados a determinado agente de risco e com um inédito sistema de atualização automática.

LogoNRs: SITE E SOFTWARE

Esse formato digital de NRs está estruturado em linhas e colunas para uma visualização mais funcional, mas sobretudo para recepcionar de forma automática as atualizações no item da NR, sempre que ocorrerem.

O sistema oferece a alternativa de estudar as NRs tambem de forma “off line”, ou seja, sem o usuário estar conectado à Internet. Para isso, baixa-se um programa para o computador do usuário em download, que é depois instalado e após a instalação o aplicativo fica em contato com o site NRFACIL toda vez que é aberto, em busca de atualizações. Havendo atualização, ela é baixada para o aplicativo de forma automática. Este Software é importante para os profissionais do SESMT que trabalham em áreas remotas, sem conexão regular à Internet. Quanto o usuário voltar à Internet, o seu programa será atualizado, se necessário.

Boa Leitura!

Samuel

 

 

 

Rodape

 

Sobre o Autor:
Adminstrador
2Comentários
  • Paulo Felipe Matos de Souza
    23 de outubro de 2013 até 06:51

    Ótimo texto professor e ele nos remete que palavras e ações como antecipar, planejar, compartilhar, prevenir, envolver e comprometer devem fazer parte constante do dia a dia do profissional de SST.

  • claudio manoel
    17 de março de 2015 até 18:50

    por favor preciso de um modelo de laudo de inspeção de caldeira a gás.

Deixe um Comentário