Lendo Agora
UTILIZANDO UMA MATRIZ DE RISCO
0

UTILIZANDO UMA MATRIZ DE RISCO

por Adminstrador20 de outubro de 2014

 TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DE RISCO: UMA MATRIZ DE RISCO

Os profissionais do SESMT e os trabalhadores já estão acostumados com o Mapa de Risco, uma ferramenta destinada ao reconhecimento dos riscos nos ambientes de trabalho, sendo uma tarefa participativa e didática. Entretanto, não basta reconhecer um risco.  É preciso trabalhar com a sua probabilidade e gravidade. Porisso, surgiram recentemente as técnicas que utilizam uma ferramenta denominada de Matriz de Risco.

Assim que um risco tiver sido identificado, uma avaliação de risco tem de ser aplicada. Se existem diversos riscos que não podem ser abordados logo de cara, é importante priorizar áreas de maior necessidade para que possam ser avaliadas em primeiro lugar.  Para isso é importante determinar a possível severidade do risco e a probabilidade de que possa ocasionar um problema maior.  São as equipes com espírito participativo que fazem esse processo de forma melhor. Elas podem ser oriundas tanto das áreas que vão ser avaliadas ou mesmo de áreas diferentes.

Os ambientes de trabalho devem ser submetidos a um levantamento sistemátio para assegurar que nenhum risco foi esquecido. Perigo e identificação de risco podem ser desenvolvidos em locais, áreas ou em tarefas e serviços ou em cargos e deveres de qualquer espécie.

Clique aqui para continuar lendo este artigo!

 

Sobre o Autor:
Adminstrador
Comentários

Deixe um Comentário