Lendo Agora
UMA NOVA NR: INDÚSTRIA NAVAL
8

UMA NOVA NR: INDÚSTRIA NAVAL

por Adminstrador7 de dezembro de 2009

navio_cartola

UMA NOVA NR PARA A INDÚSTRIA NAVAL ESTÁ EM DISCUSSÃO DESDE 2008

A Comissão Tripartite, de 2008, é formada por representantes de empregadores, que serão indicados pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval); de trabalhadores segundo indicação da Confederação Nacional dos Metalúrgicos; e do Governo, com representantes da SIT/MTE, Secretaria de Relações do Trabalho (SRT/MTE) e da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

trabindnavalINDUSTRIA NAVAL: UMA ATIVIDADE EM EXPANSÃO RECENTE

Passam pelo Brasil 4.600 navios por anos. Com o aumento da demanda gerada pelo pré-sal, a entrada de dois novos estaleiros no mercado nacional, um de médio porte e outro de grande porte, garantem a sustentabilidade e a retomada da indústria.

A expansão do setor se sustenta ainda nas encomendas de 42 navios da Transpetro, 28 sondas de perfuração da Petrobras e mais de 100 navios de apoio. Pelos cálculos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social  (BNDES), as encomendas aos estaleiros e os novos investimentos somam R$ 55 bilhões. São 195 embarcações já contratadas ou com a construção anunciada.

De acordo com o Sinaval, os estaleiros em expansão já têm encomendas até 2015 e o Brasil “entra novamente no radar mundial dos países com indústrias de construção naval relevantes, representando 14% do total mundial da construção de navios de apoio marítimo para serviços offshore”. Em 2008, os estaleiros mantiveram o nível emprego direto de aproximadamente 40 mil trabalhadores, com estimativa de que para cada emprego direto a indústria naval gera outros cinco indiretos, elevando a 240 mil o total de postos.

Em nove anos, os empregos subiram na área de 2.000 para 45 mil. E, com a instalação prevista de cinco novos estaleiros – cada um pode ter até 3.500 funcionários. Com o aumento da atividade industrial, crescem não só os riscos de acidentes específicos na indústria naval, mas, sobretudo, a necessidade de uma gestão de riscos tambem específica e desenvolvida de forma tripartite,  e dessa forma entende-se a criação de uma nova NR para o setor.

Fonte: Revista Proteção

trabsoldaGESTÃO DE RISCOS NA NOVA NR

Desde a criação da Comissão Tripartite da Indústria Naval, o setor tem obtido grandes avanços. Entre esses progressos, a proposta de uma regulamentação específica para a indústria naval é a que mais tem se destacado, visto que a CT Naval já elaborou, discutiu e concluiu a redação de sete procedimentos de Segurança e Saúde do Trabalho, de um total de 12. O foco de uma provável nova NR deve contemplar, alem dos estaleiros, o setor de navipeças e de reparação naval, que envolve o trabalhador com diversas matérias primas cuja transformação envolve riscos principalmente físicos e químicos. Os especialistas também destacam que é preciso investir em novas tecnologias e em pesquisas e desenvolvimento. É consenso que o setor precisa de uma agenda tecnológica que deve dar ênfase, inicialmente, no domínio de tecnologia de base, que é indispensável para se obter competitividade. Assim como em outras novas NRs que estão no forno, a nova NR para a indústria naval deve enfatizar a questão da qualificação dos trabalhadores como pressuposto para qualquer gestão de risco.

ATUALIZAÇÃO DA NR-6

Veja no site a mais nova atualização da NR-6, ocorrida agora no final de novembro. Se vc é usuário do NRFACIL, acesse a atualização nos Textos Complementares, onde está disponível o novo texto com a Portaria atual e a revogada. A atualização será incorporada no software do usuário, é só baixar da Internet, ficando disponível para consulta imediatamente. As NRs do usuário NRFACIL estão sempre atualizadas.


PARTICIPE DO I CURSO DE NRS DIGITAIS ON LINE
O Site NRFACIL iniciará o primeiro Curso de NRs Digitais on line a partir de 2010, desenvolvendo diversas ferramentas pedagógicas, como material (no site e blog) e no tvNRFACIL (youtube).  O aluno terá a oportunidade de aprender tudo sobre as Nrs, que serão  estudadas individualmente e em Grupo, de acordo com um sistema de classificação desenvolvido pela equipe do NRFACIL.  Serão abordados tópicos da legislação, incluindo Convenções da OIT. Além disso, as NRs serão estudadas no contexto da Gestão de Riscos. As avaliações  serão feitas a partir da apresentação de estudo de casos elaborados por Técnicos de Segurança, Médicos e Engenheiros de Segurança. Em janeiro será divulgado o currículo do Curso.

PARTICPAÇÃO

O Curso será exclusivo para os usuários do NRFACIL, não havendo necessidade de inscrição. Para participar, adquira agora a assinatura promocional de fim de ano e aguarde a divulgação das datas de início do curso. Ao final, o usuário receberá um Certificado assinado pelo Prof. Samuel Gueiros, coordenador do curso e do Projeto NRFACIL, cujo currículo está no blog. O Prof. Samuel Gueiros foi certificado pelo Nuffield Institute for Health (1991), da Universidade de Leeds, na Inglaterra, um centro de pós graduação reconhecido pela OIT – através de uma Bolsa do Conselho Britânico no Brasil. O Prof. Samuel lecionou a disciplina de Legislação  em SST em um curso  de pós graduação em Medicina do Trabalho, na UnB, a convite do Departamento de Saúde Coletiva (Profa. Anadergh Barbosa, Phd) e em outros cursos de pós graduação em SST.  Foi Auditor Fiscal na área de SST no período de 1984 a 2007, na DRT-PA.

Sobre o Autor:
Adminstrador
8Comentários
  • Adeílson Ribeiro Cassimiro
    25 de fevereiro de 2010 até 12:55

    Sou Técnico de Segurança do Trabalho e habilitado na área de segurança Patrimonial. Voçês são Show, admiro bastante o trabalho e desenvolvimento de informações atualizadas e fidedignas
    onde procuro indicar para colegas como Técnicos, Engenheiros e estudantes.
    Gostaria de saber como faço para participar do Curso gratuito oferecidos (Professor )Samuel Gueiros.

  • jozyeda pereiara
    28 de fevereiro de 2010 até 21:24

    legal esse site, estou tecnolanda em segurança do trabalho e sei que me sera de grande valia, obrigada.

  • jozyeda pereiara
    28 de fevereiro de 2010 até 21:25

    me ajudem mandando sempre assuntos relacionados a st

  • Felipe Lemos
    21 de junho de 2010 até 09:03

    Sou técnico de segurança do trabalho trabalho na area de metál mecanica aonde presto serviços a petrobras, cst, vale entre outras e gostaria de participar de curso da nova nr. Obrigado.Felipe Lemos Téc de segurança

  • Raimundo Brito Figueiredo
    10 de dezembro de 2010 até 18:54

    sou mecanico naval e minhas atividades cotidianas são: reparos em motore diesel, reversores hidraulicos, tululação hidraulica, guincho e componentes em geral.
    gotaria de saber se eu tenho direito de receber periculosidade,pois sou empregdo em uma empresa pesqueira e só recebo insalubridade 20% do salario minimo.
    ficarei grato com seus esclarecimentos.
    Sou raimundo brito figueiredo (Paraense)

    • 12 de dezembro de 2010 até 16:22

      Olá, Raimundo,
      As situações de periculosidade e insalubridade só passam a existir após uma perícia realizada por Médico ou Engenheiro. Durante a realização dos procedimentos previstos nas NR-7 (PCMSO), referente aos exames médicos ou na NR-9 (PPRA) os técnicos devem fazer um levantamento dos riscos e verificar quais os que são insalubres ou perigosos. Se você já recebe 20% de insalubridade, provavelmente o técnico responsável já fez a perícia e constatou que o agente a que vc está exposto é insalubre. Acesse as NRs 16 e 17 no site e dê uma olhada nas situações de risco. Se você acha que está recebendo o adicional errado, você deve procurar a CIPA e solicitar a perícia correta. Se não tem CIPA na empresa e você acha que as coisas não estão corretas, comunique ao Ministério do Trabalho (pode ser anônimo), que mandará um Auditor Fiscal fazer uma auditoria e orientar no que deve ser o correto.

  • Raimundo Brito Figueiredo
    10 de dezembro de 2010 até 19:05

    sou entusiasta na prevenção de acidentes no trabalho.
    fica um lembrete para os colegas da manutenção; a pressa e o cansaço são os vilões do acidente no trabalho.

  • HELVYS
    26 de setembro de 2011 até 20:05

    Legal o site mais ter, que ter mais coisas aeh valew.

Deixe um Comentário