Lendo Agora
ATUALIZAÇÃO DA NR-32 (SAÚDE)
3

ATUALIZAÇÃO DA NR-32 (SAÚDE)

por Adminstrador2 de setembro de 2011

01910602200

ACIDENTES BIOLÓGICOS

PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM PERFUROCORTANTES

A NR-32 (SAÚDE) foi atualizada, com a incorporação de um importante Anexo (No.III) que estabelece as diretrizes para um Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com materiais perfurocortantes a ser elaborado pelas empresas onde existam trabalhadores dos serviços de saúde. O Plano deve estar articulado aos Relatórios do PCMSO e PPRA precisa ser coordenado por um Comissão Gestora Muldisciplinar, composta por 10 membros oriundos dos diversos setores onde trabalhadores da área de saúde exerçam atividades.

logonrsdigitais


O texto já se encontra no formato digital no site www.nrfacil.com.br. Acesse o slide-alerta de NRs e veja a íntegra da nova atualização.

ESTATÍSTICA

Estima-se que a cada ano ocorram mais de 300 mil acidentes com material perfurocortante entre os trabalhadores da saúde que atuam em hospital – praticamente uma média de 1.000 exposições por dia. Alguns estudos indicam que mais de 50% dos trabalhadores da saúde não notifi cam a ocorrência de exposições percutâneas envolvendo material biológico. O foco não é o acidente perfurocortante em si, mas o seu potencial de transmissão de agentes biológicos que podem produzir doenças graves (HEPATITE, AIDS).

0055fbfa-08a9-4cec-891b-19e5a1edbde0prevenaao-de-acidentes-por-material-perfurocortante-01

ACIDENTES BIOLÓGICOS

Em um acidente envolvendo material biológico há uma chance de contaminação de quase 30% para hepatite B e índices menores para Hepatite C e HIV. A maioria ocorre por falta de conhecimento dos riscos e de negligência no uso de equipamentos de proteção individual bem como de proteção do material utilizado em procedimentos médicos, de enfermagem e de limpeza hospitalar.

Alguns exemplos:

– Enfermeiro de UTI que fazia coleta de gasometria e não utilizava óculos de proteção, sofreu respingo ocular e em seguida contaminação com o vírus da Hepatite C;

– Instrumentadora de Centro Cirurgico cortou-se com uma lâmina de bisturi sem cabo e veio a se contaminar com o vírus do HIV;

-Empregado do Setor de Limpeza, que não utilizava luvas de proteção, contamino-se com uma bactéria altamente resistente;

– Médico contraiu Hepatite B após contato com líquido amniótico durante o parto (não era vacinado e não utilizava óculos de proteção).

– Um outro Médico, que não estava utilizando máscara de proteção, contraiu Hepatite B após contato com secreção pulmonar durante um procedimento de intubação;

outdoor_hmc

Em Estudo publicado na Internet, estatísticas relacionando os fatores predisponentes à ocorrência do tipo de acidente de trabalho com material perfuro-cortante, foram identificados 2 grupos relacionados às condições em que o trabalho é executado e ao comportamento individual dos trabalhadores. Um outro Estudo aponta os principais dispositivos relacionados tambem a esse tipo de acidentes.

Analise esses resultados acessando artigo na Revista NRFACIL.

Sobre o Autor:
Adminstrador
3Comentários
  • Lázaro
    6 de setembro de 2011 até 20:25

    Boa Noite!
    O assunto e muito interassante e gera debata pois exitem outras atividades fora do nucleo hospitalar ,como dentistas,manicures ,podologos e barbeiros ;todos aqui fazem uso ou manuseio de objetos perfurucortantes, e independente do CNAE do estabelecimento onde alguns destes profissionais exercem suas atividades não fazer menção da NR 32,devemos lembrar da exposição que aqui vai ocorrer não por conta de material bilógico .mas sim no atendimento prestado a um possivel cliente infectado,

  • Marcio
    8 de setembro de 2011 até 15:42

    Grande matéria do Prof. Samuel G., ref. ao Anexo III / NR-32, pois não será a implementação de um plano, seja ele complexo como um PPRA ou não, para a reversão do quadro estatístico atual, em específico, acidentes com perfuro cortantes e infecto contagiantes sem prévia esterilização. Pois, em nível de Brasil, a tendência é a “compra” e o “engavetamento de documento”. Enquanto não tivermos fiscalização intensiva e permanente por parte dos órgãos competentes na área de segurança e saúde do trabalho, pois é esta ação fiscalizadora que conscientiza “na marra” o alto escalão, veremos mais e mais atualizações e mais e mais venda de documentos.

  • Cicero Chagas
    9 de setembro de 2011 até 09:27

    Excelente a incorporação do anexo; também temos o risco com as pessoas que dão suporte como a brigada de emergência em atendimento á acidentes.

Deixe um Comentário