(NR-7 PCMSO) SEGURANÇA E SAÚDE FÍSICA E PSICOLÓGICA
O artigo abaixo é um texto simples e básico, traduzido do site OHS on line, sendo bastante útil para iniciantes e pessoas que começam a se interessar pelos assuntos ligados à segurança e saúde no trabalho. Foi escrito por uma profissional na área jurídica e enfatiza os impactos não somente físicos mas sobretudo psicológicos sobre os trabalhadores que sofreram lesões no trabalho e que devem ser levados em conta na contabilização de danos. Assunto vinculado ao PCMSO.
SEGURANÇA E SAÚDE FÍSICA E PSICOLÓGICA
Um dano pessoal ocorre quando alguém sofre um acidente, seja de forma física ou psicológica.
Quando isso ocorre nos ambientes de trabalho observa-se que algumas vezes resulta de uma negligencia em segurança e saúde por parte do empregador. Muitas atividades envolvem riscos de segurança e saúde e é do empregador a responsabilidade para assegurar que os empregados estão protegidos de todas as lesões potenciais. Isto pode ser conseguido através de treinamento e de assegurar equipamentos apropriados de forma a habilitar os empregados a fazer os seus trabalhos livres de riscos.
STRESS E LESÕES PSICOLÓGICAS
Lesões nos ambientes de trabalho pode ser não apenas físicas, mas tambem podem ter um impacto psicológico a longo prazo por parte do pessoal da área de saúde. Por exemplo, uma lesão industrial que afeta de forma significativa a qualidade de vida individual, como lesões por esforço repetitivo ou alguma deficiência física, pode ter profundos efeitos psicológicos. Empregadores podem se ver processados e terem que pagar por danos que o trabalhador venha a sofrer.
Lesões psicológicas podem ter efeitos físicos no indivíduo e vice-versa. A causa predominante nos ambientes de trabalho é o stress, o qual pode causar uma série de problemas se não tratado de forma adequada e precoce.
O stress geralmente ocorre quando um trabalhador é submetido a uma tarefa que está além do seu nível de capacitação. Mesmo que seja porque ele não está tecnicamente preparado ou porque não recebeu apropriado suporte, equipamentos, informação, habilidades e salário adequado por parte do empregador.
Os sintomas típicos do stress incluem:
- Reação Emocional – desconforto e irritabilidade;
- Reação Comportamental – evitação, retirada, agressividade;
- Reação psicológica – flutuação nos nívels de frequência cardíaca e pressão arterial, tensão muscular, sudorese.
Empregadores tem a responsabildiade de assegurar aos seus empregados bem estar físico e psicológico de forma equilibrada. As conexões físicas e emocionais estão intimamente ligadas e assim uma avaliação de riscos nos ambientes de trabalho devem avaliar tambem o impacto psicológico do trabalho, dependendo da indústria.
Desenvolvendo Avaliação de Riscos
Existem riscos variados dependendo da indústria, e assim somente uma valiação ampla é vital para a manutenção de parâmetros de segurança e saúde na prevenção de lesões. A fim de melhor monitorar os riscos, as empresas devem considerar as áreas potenciais para gerar riscos e se tudo está sendo feito para a proteção desses riscos.
Uma vez que as áreas de risco sejam identificadas, medidas adequadas devem ser estabelecidas com treinamento, equipamento e por fim as habilidades para a realização das tarefas. Em algum nível deverá haver soluções em segurança e saúde inclusive para implementar a conformidade legal.
Assegurando que o ambiente de trabalho está adequado e em conformidade legal é vital para a proteção tanto dos empregados quando dos trabalhadores a longo prazo.
Lesões industriais comuns
Existem certas tarefas e indústrias com alto risco, como construção, demolição, hospitalização e transporte. Essas indústrias utilizam substâncias químicas e equipamentos que trazem riscos mais frequentes e assim o risco de lesoes é maior. Abaixo, algumas mais comuns:
- Dermatite. Existem dois tipos de dermatite comum nos ambientes de trabalho: alérgica e irritante; a dermatite alérgica vai se manifestar por alterações na bele geralmente começando quando a pessoa se expõe pela primeira vez ao material em que seu sistema imunitário é sensível; a dermatite irritanteé doença comum que ocorre ao longo do tempo como resultado de superexposição a uma substancia ou material;
- Asma ocupacional, geralmente causada por superexposição a alguma substância no trabalho, causando tosse e falta de ar após um longo dia de trabalho ou no final da semana;
- Perda Auditiva. Isto pode ocorrer quando os empregados estão expostos a ruídos elevados, seja de forma súbita e inesperada ou pela exposição prolongada no trabalho a ruído acima de 7o-80dB;
- Vibração, que afeta milhares de trabalhadores utilizando equipamentos pesados que produzem vibração. Ao longo do tempo a vibração atinge dedos, mãos, braços e acaba danificando o sistema vascular (artérias e veias) e os nervos. Isso exige o fornecimento de epi adequado e pausas de 10 minutos.
Vivendo com lesões ocupacionais
Se você sofreu uma lesão permanente ou doença no trabalho, é importante procurar assistência médica adequada para pronta recuperação e para aumentar as chances de viver subsequentemente com a melhor qualidade possível de vida.
Empresas tem obrigação de verificar a conformidade legal (cumprimento de normas de segurança no trabalho) e de regularmente avaliar os riscos que podem potencialmente levar a lesões no trabalho. Segurança e Saúde varia dependendo da indústria mas é responsabilidade do empregador assegurar e manter parâmetros corretos de prevenção.
Jonathan Corris é Chefe de uma escritório de consultoria jurídica relacionado a doenças no trabalho e escreve artigos para revistas jurídicas; (publicado em agosto-2013)
Deixe um Comentário