Lendo Agora
(NR-3 EMBARGO E INTERDIÇÃO) AUDITORIA EM ACIDENTE
1

(NR-3 EMBARGO E INTERDIÇÃO) AUDITORIA EM ACIDENTE

por Adminstrador29 de outubro de 2013

AuditAcidente

 

Sobre o acidente, entrevistamos o Eng Mecânico e Eng de Segurança Amaro Walter, Coordenador da Seção Hardware da Revista NRFACIL:

NRFACIL – Eng Amaro, o que poderia ter causado esse acidente? e porque o Ministério do Trabalho não interditou mais o equipamento?

0Eng Amaro Walter – Pelas informações contidas na descrição, a auditora fiscal disse que não caberia interdição do equipamento porque ele já estava inoperante porque havia tombado. Disse ainda que pediu o manual do veículo para ver como se deu a operação do mesmo. Ora, se ela pede isso é porque o veículo andou com a plataforma erguida e o funcionário em posição para a troca de lâmpadas. Para tombar, ou o veículo passou por terreno inclinado, ou, estava patolado de um único lado e andou. De qualquer forma esse tipo de veículo só deve levantar a plataforma quando está patolado com os pneus levantados. Parece que movimentou-se com a plataforma erguida, o que não é aconselhável. Digo isto porque  meses atrás assisti aqui em minha própria residência, uma atividade de um caminhão da Elektro, concessionária aqui na região sudeste. O motorista patolou o caminhão, e a partir daí, o eletricista é que assume o comando do braço mecânico. ele é que faz todos os movimentos e percebi ser muito segura a operação.

NRFACIL – Poderia explicar o significado de “patolado”?

Eng Amaro Walter – Patolas são peças de apoio no chão que são erguidas por sistema hidráulico tipo pistão. São colocadas nas 4 extremidades de um caminhão e quando acionadas têm capacidade para erguê-lo a alguns centímetros do chão. Quando se trabalha em locais de piso de terra, elas são com garras para cravar no chão, e quando no asfalto ou paralelepípedos, têm borracha para evitar o escorregamento. Assim, patolar significa abaixar as patolas para o caminhão não correr risco de se movimentar quando acionam os guindastes, ou braços com cestos ou ainda, plataformas para elevação de cargas ou trabalho de curta duração. Por isto, a explicação do Auditor Fiscal e o que ele pediu à empresa dão uma forte pista de como ocorreu o acidente.

NRFACIL – Haveria possibilidade de erro de operação por parte de algum trabalhador?

Ocorreu-me que pode ter sido “barbeiragem” dos operadores. Explico: o braço do cesto pode ter sido inclinado acima do ângulo de segurança de operação e ter tombado o caminhão. Pode ter sido má operação do próprio acidentado.  O caminhão pode ter sido posicionado além da distância em que o cesto pode operar em ângulo de segurança. Por outro lado, se o comando do braço hidráulico for do motorista em baixo, o erro pode ter sido dele; se o comando for do eletricista dentro do cesto, o erro pode ter sido ou dele ou do motorista. Por que? porque se o comando for no cesto, ainda pode ter havido mal posicionamento do caminhão em relação ao poste. Mas pela distância mostrada na foto, pois o caminhão não tombou de todo, acho que o erro foi do próprio eletricista. Mesmo assim com reservas, pois não temos todas as informações que se levantarão em uma investigação completa.


ULTIMA HORA:

foto_final_-_viracopos

TRABALHADORES PARAM OBRAS DO
AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS
imagem: G1 Globo.com

MOVIMENTO POR MELHORES SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO COMEÇOU APÓS A MORTE DE UM FUNCIONÁRIO NO ESTACIONAMENTO DO CANTEIRO DE OBRAS.

29 de outubro de 2013 | 20h 41

Ricardo Brandt – O Estado de S. Paulo

Os cerca de 6,5 mil funcionários que trabalham nas obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, pararam as atividades nesta terça-feira por melhores salários e condições de trabalho. O movimento começou após a morte de um trabalhador no estacionamento do canteiro de obras, na última quinta-feira.

Os trabalhadores querem 20% de aumento nos salários e 100% no auxílio-alimentação, além de mais segurança nas obras. O eletricista Vinicios Bueno, de 19 anos, foi o segundo a morrer em três acidentes com feridos em Viracopos, em um período de sete meses.

Uma comissão formada por cerca de 50 funcionários se reuniu com a direção do Consórcio Construtor Viracopos, responsável pelas obras, na tarde desta terça-feira. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada, Infraestrutura e afins do Estado de São Paulo (Sintrapav), o consórcio ofereceu prêmios mensais e aumento no vale de R$ 240 para R$ 350.

Na manhã de quarta-feira o assunto será levado à assembleia e os funcionários decidirão se voltam ao trabalho. A construção do novo terminal, que vai elevar a capacidade de Viracopos de 9 milhões de passageiros por ano para 14 milhões, é essencial para a Copa de 2014. Sua entrega está marcada para abril.

Fonte: O Estado de São Paulo

Logo

 

O Blog NRFACIL agradece a colaboração do Eng Amaro Walter.
Leia mais artigos do nosso colaborador na Revista NRFACIL .
Acesse o site www.nrfacil.com.br

 

 

 

Sobre o Autor:
Adminstrador
1Comentários
  • Claudio
    13 de novembro de 2013 até 10:53

    para movimetar o veiculo com a maquina erguida so pode acontecer por ter desligado ou nao funcionar varios sensores, e o veiculo so se movimenta da cabine, nunca da cesta. Quando tiver mais informaçoes, me poderia enviar? Obrigado

Deixe um Comentário