Lendo Agora
A NOVA NR-34 DE 21/01/2011 – INDÚSTRIA NAVAL
5

A NOVA NR-34 DE 21/01/2011 – INDÚSTRIA NAVAL

por Adminstrador25 de janeiro de 2011

logonrsdigitais5
014724740-ex00bogdofavre1

Blog do Favre

NR-34
TITULO CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE
TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
E REPARAÇÃO NAVAL
RESUMO Estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indústria de construção e reparação naval.
IMPOSIÇÕES Atribui responsabilidades e elaboração de documentos de segurança (APR e PT) por parte de trabalhadores
com capacitação e treinamento
INFRAÇÕES EMENTAS NÃO PUBLICADAS

NR-34 CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E REPARAÇÃO NAVAL
SUMÁRIO
34.1 Objetivo e Campo de Aplicação
34.2 Responsabilidades
34.3 Capacitação e Treinamento
34.4 Documentação
34.5 Trabalho a Quente
34.6 Trabalho em Altura
34.7 Trabalho com Exposição a Radiações Ionizantes
34.8 Trabalhos de Jateamento e Hidrojateamento
34.9 Atividades de Pintura
34.10 Movimentação de Cargas
34.11 Montagem e Desmontagem de Andaimes
34.12 Equipamentos Portáteis
34.13 Instalações Elétricas Provisórias
34.14 Testes de Estanqueidade
34.15 Disposições Finais
34.16 Glossário

FORMATO DIGITAL DO RESUMO E ÍNDICE DA NOVA NR-34

A nova NR-34 foi publicada no Diário Oficial no dia 21/01/2011 (sexta-feira) e hoje, segunda feira, dia 24/01 já está disponível na versão digital do site NRFACIL, incluindo a mudança na NR-30. Os usuários proprietários do software NRFACIL tambem já podem baixar a nova NR-34 (que não é atualização, é uma nova e completa NR) junto com a NR-30 que tambem sofreu uma alteração. Se você tem o Software, basta abrir o programa, clicar em atualizar e selecionar as NRs 30 e 34 para a atualização (processo automático nas NRs digitais).

A versão para consulta pública já havia sido abordada neste Blog, em Maio de 2010 (http://nrfacil.com.br/blog/?p=1912).

industria-naval-brasileiraA INDÚSTRIA NAVAL (foto Ag Petrobrás)

O renascimento da indústria naval brasileira, setor que já emprega mais de 80 mil pessoas no Brasil, demandou a atualização não só da tecnologia do setor, mas também de normas de segurança para o trabalhador.

Outro indicador do crescimento desse mercado é o número de empregos gerados. Nos últimos três anos, a quantidade de vagas criadas mais que dobrou e não houve renovação da mão de obra. Porisso, há uma grande demanda reprimida, tanto de engenheiros experientes como de pessoal operacional.

OS PROBLEMAS EM SEGURANÇA E SAÚDE

“A indústria naval teve vários ciclos. Um novo começou no fim dos anos 90. Mas o anterior, da década de 70, deixou um rastro de problemas, como a pneumoconiose – causada pelo jateamento de areia, que provocava a inalação de sílica pelos trabalhadores e a petrificação dos pulmões. Esse tipo de jateamento foi proibido no Brasil”, comenta o coordenador da comissão sobre Condições de Trabalho na Indústria Naval (CT Naval), Luiz Carlos Cumbreras.

A atividade aquaviária, incluindo a construção naval possui por sua própria natureza um elevado índice de doenças e de acidentes de trabalho. As áreas que demandam maior preocupação são os diversos locais contendo trabalho em espaço confinado, os trabalhos em alturas, a movimentação de cargas, vasos de pressão, entre outras. É grande a incidencia de explosões provocadas por acúmulo de gases em tanques.

logonrsdigitais1

Leia a NR-34 digital na íntegra, no site – SIGA ESTE LINK  www.nrfacil.com.br.

Volte a este post durante a semana, para visualizar a publicação de Estudos que preparamos sobre a nova NR-34 no formato digital.

Sobre o Autor:
Adminstrador
5Comentários
  • rafael
    3 de abril de 2011 até 22:40

    essa nova nr 34, foi um excelente trabalho de cada pessoal, para nosso conhecimento abrange nas areas da industria naval.

  • FLAVIO BARROS
    7 de fevereiro de 2012 até 11:32

    sem duvida, essa vai ser muito importante pra nós técnico de segurança. obrigado!!!!!!!!!!!!!!1

  • altair jose da silva
    8 de fevereiro de 2012 até 14:37

    como aluno de TST,cada vez surpreendo mais com a preocupacao na segurança,saude e meio ambiente de trabalho.

  • Borborema
    17 de agosto de 2012 até 08:38

    A industria por motivos de produtividade e ausência do MTe que não responde nada via e-mail mesmo preenchendo cadastro no próprio site oficial, ainda existe uma grande confusão (puramente desejada pela industria…) quanto a diferença em teste de estanqueidade (NR-34) e teste hidrostático (NR-13), para a industria é tudo a mesma coisa, para os Técnicos, são diferentes os ensaios incluindo os riscos.

    Modelos dos procedimentos para os ensaios: http://pt.scribd.com/doc/93807322/PROCEDIMENTO-TESTE-ESTANQUEIDADE

  • Cristiane A. Lima
    27 de janeiro de 2014 até 22:18

    Boa noite!
    Sou estudante do SENAI MG, estou fazendo o curso Técnico em Segurança do Trabalho, estou no primeiro módulo e tenho que elaborar um trabalho sobre Segurança na indústria e Reparação Naval. Confesso que estou meio perdida, pois não encontro muita coisa concreta para enriquecer minha apresentação; portanto, gostaria de pedir que, se for possível, me enviasse algum material que possa me auxiliar na elaboração e apresentação deste trabalho.
    Preciso saber sobre o processo produtivo, os riscos, medidas preventivas, o que é feito nesse tipo de trabalho e quais cuidados devem ser adotados tanto para a preservação do trabalhador quanto para resguardar o empregador. Se possível, gostaria que me enviasse também algumas imagens para que eu possa montar uma apresentação em Power Point.
    Este trabalho é muito importante para mim e será apresentado no dia 10 de fevereiro, então, ficaria muito grata se vocês pudessem me ajudar, pois como disse, não consigo encontrar muita coisa e como em Minas Gerais não tem mar, fica um pouco difícil de conseguir alguma pessoa que trabalhe na área pra que possa ser entrevistada e enriquecer o meu trabalho.
    Certa de sua compreensão e colaboração, desde já agradeço pela atenção e aguardo ansiosamente por uma resposta.
    Atenciosamente,
    Cristiane Aparecida de Lima.

Deixe um Comentário