Lendo Agora
NOVA NR-37 (CONSULTA PÚBLICA) 17/08/2011
36

NOVA NR-37 (CONSULTA PÚBLICA) 17/08/2011

por Adminstrador18 de agosto de 2011

g_2121202901

FRIGORÍFICOS

O Ministério do Trabalho publicou em 17/08/2011 a minuta do texto para consulta pública da nova NR-37.

A equipe do NRFACIL já digitalizou o texto completo, estando acessível no site NRFACIL. Abaixo, reproduzimos uma parte da nova NR-37. Veja o texto integral e um artigo do TST Jean Carlos sobre aspectos envolvendo a nova NR-37 no site www.nrfacil.com.br.

FUNDAMENTOS PARA A NOVA NR-37

A multiplicação das Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) no segmento dos frigoríficos constitui o principal motivo para a publicação de uma nova NR.

Nos últimos anos as indústrias frigoríficas apresentaram as mais altas incidências de doenças relacionadas ao trabalho. E uma nova NR vai procurar influenciar na redução do volume de doenças ocupacionais e dar mais qualidade à segurança e saúde de pelo menos dois milhões de trabalhadores. Segundo os diversos sindicatos dos trabalhadores, está havendo uma verdadeira epidemia de lesões e mutilações que abatem literalmente os trabalhadores nas indústrias.

A NOVA NR-37 deverá nortear organização e ritmo de trabalho, pausas para recuperação e descanso, redução do tempo de exposição, adequação do mobiliário, do ambiente e das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

Sabe-se que os depoimentos dos trabalhadores lesionados falam por si e mostram que está havendo um aumento no número de trabalhadores lesionados e no agravamento das enfermidades, o que aponta a necessidade de medidas urgentes para deter essa epidemia em um setor da economia dos mais dinâmicos.

JORNADA DE TRABALHO EM FRIGORÍFICOS

Está em tramitação no Congresso Nacional um projeto de autoria do seu atual presidente, deputado Marco Maia (PT-RS), que dispõe sobre a redução da jornada de trabalho no setor frigorífico para 36 horas semanais, sem redução de salário. O projeto encontra-se na Comissão de Seguridade Social, de onde passará para as Comissões de Trabalho e de Constituição e Justiça em caráter terminativo, ou seja, uma vez aprovado nas comissões irá à sanção presidencial, não precisando ir a plenário.

A NOVA NR-37 NO FORMATO DIGITAL:

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM EMPRESAS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE CARNES E DERIVADOS
MINUTA DE TEXTO para CONSULTA PÚBLICA
SUMÁRIO
1 Objetivos
2 Mobiliário e postos de trabalho
3 Estrados, passarelas e plataformas
4 Manuseio de produtos
5 Levantamento e transporte de cargas
6 Recepção e descarga de animais
7 Máquinas
8 Equipamentos e ferramentas
9 Condições ambientais de trabalho
10 Equipamentos de proteção individual – EPI
11 Gerenciamento dos riscos
12 Programas de Prevenção dos Riscos Ambientais e de Controle Médico de Saúde Ocupacional
13 Organização temporal do trabalho
14 Organização das atividades
15 Analise Ergonômica do Trabalho
16 Informações e Treinamento
Anexo I
Glossário
1. Objetivos
1.1. O objetivo desta Norma é estabelecer os requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoração dos riscos existentes nas atividades de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano e a fábricas de produtos não comestíveis, de forma a garantir permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR.

Veja o texto completo da NOVA NR-37 no formato digital no site www.nrfacil.com.br

Conheça o Aplicativo NRFACIL, o mais revolucionário sistema de acesso e navegação nas NRs, utilizando pela primeira vez na Internet o formato digital das NRs. No infográfico abaixo, a tela do painel de controle do software durante um processo de atualização das NRs 18 e 25:

Principais recursos:

painelcontrole

play list de NRs

Classificação de NRs

Dimensionamento de CIPA e SESMT
com o CNAE 2.0

Busca de palavras EM QUALQUER NR.

O Software incorpora um sistema de ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA  DE NRs
dispondo de uma alerta quando há uma atualização.Você nunca ficará desatualizado.

Sobre o Autor:
Adminstrador
36Comentários
  • 25 de agosto de 2011 até 23:39

    uso este espaço, para alertar os senhores Tecnbicos de Segurança do Trabalho, para que tanta NR, é só revisar a NR 17, que trata diretamente da ergonomia, os politicos deviam conhecer o trabalho e afazeres de um TST, nos temos muita responsábilidade, agora mais uma NR.
    Não obstante, podemos verificar que muita coisa repetida, referente a varios assuntos, estão em muitas NR’s, o que deveria era revisa-las, seria muito interessante, façam jus a gordo salarios que vossas excia recebem.

    abraços a todos

    Amadeu
    TST – Rondonia

    • 26 de agosto de 2011 até 12:43

      Olá, Amadeu, vc pode observar que nos últimos meses e ao longo dos posts do blog nós temos chamado a atenção para este fato; veja a análise crítica elaborada sobre a NR-36 no site e no blog. Obrigado pela participação.

  • Jean Carlo Cardoso
    3 de setembro de 2011 até 10:36

    Bom dia,
    Estou de acordo com o nobre colega Amadeu Sahabo. Porque em vez de criarem uma nova NR, não atualizam a NR 17 incluindo normalizações para o trabalho no abate de animais, ademais, não sendo só o risco ergonômico que norteia essa atividade da mesma forma poderia ser feito nas outras NRs.

    Jean Carlo – TST – Pará

  • gilmar
    7 de setembro de 2011 até 11:15

    NR s isso nao salva vidas nem evita acidentes se não haver atitudes em relação as necessidades, trabalho na area da construção metalica , e a impressão é que as obras que eu trabalhei que não havia “tc de segurança” não vi acidentes, ja ao contrario das outras que parece uma maldição em obra. em todos os setores de trabalho , no meu ponto de vista a atenção é fundamental , mas vejo que a pressao dos tc em dizer que vai expulçar o funcionario por algum motivo, faz com que ele pense nessa possibilidade e esquece ate doque ta fazendo , sofrendo um acidente muitas vezes graves. é como no transito multas é só pro governo anda de bolso cheio nao muda em nada o transito. e os frigorifico reduzir o horario de trabalho não é necessario , entao fazer pausas e algum tipo de alongamento (exercicios) pq se for assim vamos ter que comer menas carnes pq ja ta muito caro , e com isso vai fica mais caro ainda.

  • José Paulo da SIlva
    20 de setembro de 2011 até 21:49

    Boa noite,
    Sou TST em um frigorifico, acredito que esta nova NR possa nos auxiliam melhor na prevenção de acidentes…….vamos aguardar .

  • cintia
    22 de setembro de 2011 até 23:13

    essa nova Nr vai ser otima acredito que vai ajudar muito faço o curso TST então

  • George
    24 de outubro de 2011 até 14:50

    Boa tarde !!!

    De nada adianta 1 (uma) Nr a mais se não a uma fiscalização eficaz e os TSTs cada vez mas cobrados para combater acidentes, se nossa filosofia é de reparar danos e não de evita-los com prevenção.

    George – TSST

  • Sebastião Dantas de Oliveira
    28 de outubro de 2011 até 20:15

    Sem duvidas que as normas são muito interessante e ajuda aos profissionais da área de seguranço do trabalho, tadavia é que as normas por si só não funciona, nossa cultura é pobre com relação ao conhecimento ao que tange a prevenção de acidentes. As normas não são cumpridas por muitas empresas, pois elas apostam na impunidade por parte das autoridades. Nos grandes centros, vemos quase que diariamente pessoas trabalhando sem a menor condição de segurança e muitas autoridade veem e não fazem nada. Assim sendo façam uma norma mais rigorosa para forçar o cumprimento das Nrs, talvez melhore e diminua o numero de acidentes, pois é triste um profissional de segurança que atua em uma empresa não ter autoridade na intervenção em atividades com riscos iminentes e caso toma atitude para corrigir, quase sempre sofre com as consequência que vem depois. Porem quando ocorre um acidente ou até um obito a responsabilidade passa a ser do SMS, pois na concepção de alguns o SMS deveria ter feito algo antes, mas não sabem que até tentou, porem foi inpedido. Esta é a realidade do dia, dia dos TST na maioria das empresas.
    Finalizo enfatizando que nossas Nrs são excelentes, necessitamos neste momento é que as empresas cumpram as regras, motivem seus colaboradores ensinando prevenção.

  • Sebastião Dantas de Oliveira
    28 de outubro de 2011 até 20:26

    O número de acidentes de trabalho diminuiu em 2010, para 701.496, ante 733.365 no ano anterior, segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, divulgado nesta quarta-feira (26) pelo respectivo ministério. Mas o número de mortes cresceu 11,4% de um ano para o outro, de 2.650 para 2.712. “Os cuidados com os ambientes de trabalho devem ser redobrados para que se fortaleça a cultura da prevenção acidentária da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho”, comentou o diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência, Remígio Todeschini.

    O setor de serviços foi responsável por 331.895 notificações de acidentes no ano passado, 47,3% do total, e também com queda em relação a 2009 (340.681). Em seguida, ficou a indústria (de 321.171 para 307.620, sendo 230.487 no setor de transformação). Foram 27.547 acidentes na agropecuária (ante 29.434 no ano anterior) e 54.664 na construção (55.670). Onde é que estamos falhando par continuar com tantos acidentes. Sou Tec. de Segurança o meu grande sonho é ver um dia esta materia PREVENÇÃO DE ACIDENTES ser ministrada nos colegios talvez fosse uma saida para orientar melhor a população jovem com relação aos cuidados no trabalho talvez diminuisse tantas mortes e acidentes.

  • eduardo jose santos de oliveira
    21 de novembro de 2011 até 10:09

    Bom dia ao longo do tempo vem acontecendo diversos acidentes de trabalho em todos as áreas com achegada desta conceituada nr irá nos ajudar na pvevenção de acidentes até porque a nossa meta e zero acidente.

  • josé
    3 de janeiro de 2012 até 15:25

    Boa tarde

    sou técnico de segurança a 2 anos em uma cooperativa; oque venho dizer aos senhores e que as normas de segurança so nos auxiliam e que para evitar acidente o melhor de tudo e estar junto ao funcionario na obra conversando e fazendo rodizio com os demais tst. sair de frente pc, largar mão de joguinhos e fazer valer nossa profissão; no ano que entrei tivemos 23 acidente ai implantamos o rodizio que funciona cada tst uma hora na area; esse ano obtivemos 3 acidente apenas.

  • Ivano
    24 de janeiro de 2012 até 22:03

    Boa noite. Sou de acordo com a criação da nova NR, devido encontrarmos nos princípios do direito do trabalho, proncípios como: Da norma específica e da norma mais favorável. Como o índice de acidentes relacionados à ergonomia, está aumentando, a medida acaba sendo de ótimo proveito aos profissionais que atuam em frigoríficos, devido a presença da norma mais específica. Concordo em partes com alguns colegas sobre a revisão da NR 17, claro que tem que ser revisada. Mas em relação ao acrescimo das atividades em frigoríficos no escopo da norma descordo. E as demais atividades que apresentam esse risco? onde ficam ? Entao, acho de extrema importância a criação de novas normas, quanto mais detalhadas e específicas elas forem menores serão os índices de acidentes. ACIDENTES DE TRBALHA MATAM MAIS QUE DROGAS E TRÂNSITO NO BRASIL!
    Obrigado.

  • CRISTINA
    27 de janeiro de 2012 até 10:04

    Saudações TSTs , Estou no período de estágio, em breve estarei com minha carteira de trabalho em mãos, exercendo a função de TST em Frigorifico aqui da região, visando em questão do assunto NR 37, Frigorificos – trabalhos e processos com carnes afins, ao meu entendimendo a NR estará apenas visando o assunto e processos mais afundos, e com objetivos de prevenção contra mutilações e lesões, cujo os acidentes de formas geral estão acontecendo com frequencia ..a NR 17 trata apenas sobre ergonomia, é claro que o mesmo será visado na NR 37 , vejo importancia SIM de mais uma nova NR, porque não? O conteudo será revisado de uma forma que se enquadra no processos de frigorificos em geral …Agora se o conteudo se tratar apenas de ERGONOMIA, ai me desculpa vai gastar papel atoa! A NR 37 vem em conjuto! Informções e conhecimento nunca é de mais.

    Agora procede da negligencia de cada ser, a informação está aberta a todos…vai do interesse de cada um.

    Obrigada pela Atenção, espero que todos tenham entendido meu ponto de visão.

  • Antonio
    2 de fevereiro de 2012 até 14:42

    Boa tarde

    Sou Tecnico de Segurança do Trabalho a 5 anos e trabalho em frigorifico a 2 anos, acredito que se esta NR 37, for aprovada , vai melhorar muito nos setores de frigorifico.

  • 7 de fevereiro de 2012 até 19:03

    BOA TARDE.

    SOU TÉCNICA EM SEG. DO TRABALHO.

    EU ACHO QUE A NOVA NR VAI MELHORAR UM POUCO MAIS NÃO VAI REDUZIR O INDICE DE ACIDENTE DO TRABALHO? EU ACHO QUE O MINISTERIO PRECISA FISCALIZAR MAIS AS OBRAS DA AREA DA COSTRUÇOES CIVIL. E TAMBEM TEM MUITOS ASSUNTO REPETITIVO. QUE TEM NA NR 17, 15, 24.5 E ETC…

    UM ABRAÇO.

    EDINETE PASSOS

    BELÉM PÁ

  • Joao
    15 de fevereiro de 2012 até 06:56

    Bom Dia
    Sou Tec Seguranca do trabalho e estou passando por uma experiencia …
    Penso que nao deveria Haver tantas NRs desse Jeito, pois o dessa forma ira sobrecarregar um pouco ainda mais o que necessitaria era Somente dar uma atualizada NR-17, na verdade deve haver mais fiscalizacoes tanto dos tecnicos quanto ao ministerio do trabalho, O importante disso ja que entrou em vigor essas novas NRs e dedicar entao ao maximo…

    Boa sorte a todos

  • FABRINA JULIANA
    22 de fevereiro de 2012 até 17:57

    BOA NOITE, EU ACHO QUE TODA NR É VALIDA DESDE QUE VENHA ATRIBUIDA COM ALGO QUE POSSA FAZER O DIFERENCIAL, POR QUE A BASE DE ESTUDO PARA ESSA NR 37 TEM MUITO MAIS A VER COM A NR 17. NESSE CASO EU ACHO QUE DEVERIAM REVER O CONCEITO DE VEZ FAZER ESSE NOVA NR , MELHORAR A NR 17 QUE JA EXISTE E É TAO SIMPLES .

    FABRINA SANTOS
    TST PERNAMBUCO.

  • valdeli batista da silva
    25 de fevereiro de 2012 até 22:51

    Sou estudante em Segurança do trabalho, trabalho em frigorifico de abate de aves.Gostei das novas regras na NR37. Essas novas normas
    vão eliminar com certeza o confinamento dos trabalhadores em setores de trabalho com grande esforço repetitivos.

  • Aécio Gonzaga Jr.
    2 de março de 2012 até 08:09

    A CTPP deveria implementar uma politica mais acentuada, na fiscalização do cumprimento das normas existentes, principalmente a nr17 e a sua melhoria e não criando mais uma, banalizando desta forma estas normas.

  • adilson massa
    4 de julho de 2012 até 15:03

    sendo para melhorar tudo e valido, mas agir e o certo.

  • Fidelis mattiello
    27 de julho de 2012 até 09:13

    Bom dia!

    Sou TST há cinco anos, trabalho em uma empresa da área elétrica e automação, Industrial, prestamos serviço para os maiores frigoríficos (aves) do pais, o que vem ocorrendo é que as empresas estão preocupadas com a questão das doenças ocupacionais, elas estão automatizando as áreas críticas e relocando essas pessoas, para outras áreas menos problematicas, deveriam sim aperfeiçoar as Nr`s que já existem.

  • Alex Marchiori Carvalho
    6 de agosto de 2012 até 18:02

    Boa tarde,
    Acredito que com a implantação desta Nr, possamos esclarecer melhor ao empregador e empregado, as atividades e seus riscos.
    Estou confiante que desta maneira, cada segmento terá possibilidade de adequar os trabalhos aos trabalhadores.

  • 13 de setembro de 2012 até 08:26

    bom dia sou tst . a nova nr-37 ja esta publicada ou ainda nao gostaria de saber isso vai ajudar muito nos da area de frigorificos …

    jocimar rodrigues

    tst – curitiba pr

  • Carlos A. Pereira
    18 de setembro de 2012 até 11:10

    bom dia… sou tst olha sobre a nova nr 37 creio eu que vai ser mais uma na nossa bilblia pois seria facil colacar a nr atual em funcionamento, e cobrar dos colaboradores o uso correto dos EPI’s
    nos frigorificos

  • Marcio
    26 de dezembro de 2012 até 08:34

    Sou TST , Essa nova NR 37, alguns detalhes ja existe na NR 29, item 29.9.16.2 , tanto faz colocar mais mais um capitulo na NR 17 ou elaborar mais uma nova NR o que importa e esta escrito para garantir a segurança de nosso trabalhadores.

    Um prospero ano novo 2013 a todos !

    TST Marcio S. de oliveira

  • josiane
    31 de dezembro de 2012 até 09:45

    acredito que esta nova NR vai ajudar muito a vida dos trabalhadores técnicos e etc…

  • Matheus
    11 de março de 2013 até 14:00

    Ola, sou estágiario em Tecnico em Segurança do Trabalho na empresa Alpha Metalurgica, vem atraves desse comunicado informar aos senhores que a Nr 37 será de muita importancia para a realização da segurança em frigorificos já que não existe nenhuma pauta falando desse tipo de empresa. Tenham todos uma otima tarde.

  • Julio Cesar Machado De Andrade
    27 de julho de 2013 até 16:19

    Sou Técnico de Segurança com 15 anos de atuação! Creio que nossa profissão deveria estar vinculada ao MTE, mesmo que com processo seletivo para concurso público.
    Desta forma o Técnico de Segurança, seria levado mais a sério pela classe empresarial e com isso, haveria um ganho da Sociedade. Quem é da área, entende o que quero dizer…as coisas só acontecem na pressão, ex: quando há visita do Auditor Fiscal do MTE…

  • ODIR MATHIAS
    30 de agosto de 2013 até 15:25

    Boa Tarde a todos TSTs!

    Tudo que a somar na prevençao de acidentes é ótimo!
    O que não podemos é sermos convivente com situações iguais ao
    ocorrido em São Matheus – Zona Leste de S. Paulo – SP.
    Somos autoridade máxima dentro de um estbelecimento industrial e
    todos tem que se adequar a rigidas normas de segurança. Não podemos ter medo de esclarecer aos nossos empregadores sobre a
    sua responsabilidade Civil e criminal em acidente com sérias injurias ou
    morte.

    Vamos dignificar nosso opção de trabalho, valorizando a nossa profissão copm pulso firme observando 2 importantíssimo para
    o bem estar de todos: DIREITO E DEVERES.
    Se respeitarmos esses dois procedimentos, certamente evitaremos todos os acidentes possíveis.

    A dignidade do homem esta no amor em que ele exerce sua profissão.

    Fiquem todos na PAZ SENHOR DEUS – TÉCNICO DE SEGURANÇA UNIVERSAL E PODEROSO.

  • Silvano Santana
    18 de setembro de 2013 até 20:14

    Pelo que se pode ver, daqui há pouco serão cem NRs, umas confrontando com outras. Não seria mais sensato fazer adaptações nas Nrs já existentes?

  • Edmar Carvalho de Oliveira
    25 de novembro de 2013 até 07:39

    Bom dia,

    Verificou-se ao longo dos anos uma grande preocupação do mte em criar normas e procedimentos e infelizmente sabemos que isso só demanda tempo e grandes investimentos em capacitar auditores fiscais, que após isso sequer tem motorista ao assistencia para fiscalizar, outro erro gritante nas poucas fiscalizações existentes não existe um acompanhamento eficaz da realização das ações notificadas, ou seja fiscaliza, emite inúmeros autos de infração, a empresa fazendo ou não as correções é obrigada a pagar tais multas, e o pior não se verifica se o risco foi eliminado, logo a empresa pode pagar, finalizar o processo e ficar com o risco por mais dois ou tres anos sem a menor preocupação dos órgãos competentes em matéria de fiscalização, e com isso quem sofre são os colaboradores em condições péssimas de trabalho.

    Att,

    Edmar.

    Técnico de Segurança do Trabalho.

  • Robson Charles
    18 de abril de 2014 até 09:21

    A NR 4 mesmo tem 20 anos que está desatualizada. É por isso que não temos posição para todos. Aqui em BH MG é uma bagunça, auditor fiscal é raro, comprometimento pelos empresários também é raro, ou seja se houver uma CPI nesta área, vai ter bastante comentário.

  • 4 de setembro de 2014 até 23:21

    CONCORDO COM TODAS AS NRs, ACHO MUITO IMPORTANTE PARA EMPRESA Q/ TEM UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA, ELAS NOS DÁ UM SUPORTE IMPORTANTE NA ATUAÇÃO DO DIA DIA, O Q/ PERCEBO É A FALTA DE CONHECIMENTO POR PARTE DAS EMPRESAS EM RELAÇÃO AS NORMAS E TSTs PREPARADOS P/ EXECUTÁ-LAS. MÁS DE NADA ADIANTA SE NÃO TEMO S UMA FISCALIZAÇÃO ATUANTE NO ESTADO, OS FISCAIS SÓ VÃO EM CASO DE DENÚNCIA, NÃO TEM UM PLANEJAMENTO OU SEJA, UM TRABALHO ATIVO. AS EMPRESAS CURTE DIZENDO Q/ NÃO VÃO GASTAREM COM SEGURANÇA PORQUE NÃO TEM FISCALIZAÇÃO. É ASSIM Q/ AS EMPRESAS VÊEM. ACHO Q/ FALTA MUITA INFORMAÇÃO TAMBÉM COM OS CONTADORES E ALGUNS ORIENTAM AS EMPRESA NÃO SE ADEQUAREM. HÁ MUITO CONTADORES FALCIFICANDO DOCUMENTOS JUNTAMENTE COM FISCAIS E RECEBENDO PROPINA. Á EMPRESA SEM CONHECIMENTO ACEITA E QUANDO VEM UM FISCAL DE FORA ELA PERDE O Q/ PAGOU E TEM Q/ SE ADEQUAR. MÁS ISSO É RARO. POR ISSO PREFEREM FICAR COMO ESTÃO.

  • Luciano de souza
    18 de março de 2015 até 09:39

    Bom dia Senhores,
    sou TST também e sei que as condições em alguns setores são críticas, porem sei que se tivéssemos uma cobrança maior em relação a pratica da NR 17 poderíamos nem tem que pensar em sancionar a NR 37. Acho sim que é valido cuidar melhor dos trabalhadores por que quando adoecem infelizmente estão sozinhos nesta, pois o INSS sempre naga o beneficio devido aos que precisam dele. Mas falando da Norma e seus benefícios acho de grande valia, mas tem um detalhe que me preocupa…Essa conta vai ficar com o pobre do empresario que terá a carga de trabalho diminuída tendo que contratar outro tuno para suprir as demandas.
    me desculpem se penso assim, pois penso em prevenção mas também na conservação do emprego.

  • Cedemilson Castro
    22 de março de 2015 até 22:08

    Pessoal, só uma correção: Percebi, que alguns comentãrios aqui fala da NR-37 o tema é bastante importante, porém a NR-37 não regulamenta (Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados) o tema descrito anteriormente é regulamentado pela NR-36.

    A NR-37 ainda está em consulta e vem com o seguinte tema: ( Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho)

  • 28 de março de 2015 até 10:46

    esta norma é grande importância para todas as empresas…
    norma muito interessante para nosso dia a dia referente ao nosso bem estar no posto de trabalho.

Deixe um Comentário