Lendo Agora
NR-4 (SESMT): QUESTÕES CRÍTICAS DE LIDERANÇA
4

NR-4 (SESMT): QUESTÕES CRÍTICAS DE LIDERANÇA

por Adminstrador11 de abril de 2011

logonrsdigitais
lideranaa2

carteiravazia.com.br

Todo mundo tem habilidades que não consegue ver; mas é especialmente um detonador de credibilidade quando outros percebem coisas sobre líderes que eles próprios não sabem.

O artigo abaixo, traduzido da Revista OHS on line é um exercício de autocrítica, muito importante para os profissionais do SESMT, que devem exercer não só a tecnologia necessária, mas sobretudo, liderança, para que sejam alcançados os objetivos em qualquer programa de segurança e saúde no trabalho.
http://ohsonline.com/articles/2007/05/7-critical-leadership-questions.aspx?sc_lang=en

7 QUESTÕES CRÍTICAS DE LIDERANÇA

Robert Pater


Você gostaria de alavancar a sua habilidade de liderança para um alto nível? Seria possível planejar para simultaneamente elevar produtividade, moral e segurança e saúde?

Em um dos seus artigos o guru Peter Drucker escreveu que líderes gastam muito do seu tempo tentando achar as respostas corretas quando eles deveriam na verdade focar em como formular as questões corretas.

Claramente, soluções adequadas tem de ser adaptadas a cada situação específica. Assim, coloco aqui 7 questões críticas que, corretamente empregadas, podem impulsionar a efetividadade da liderança.

hypnosis-self-confidenceRECARREGANDO A MIM MESMO

1. Será que eu poderia fortalecer e recarregar eu mesmo em primeiro lugar?

Líderes em qualquer campo precisam manter um nível de energia elevado o suficiente para magnetizar outros, sustentar o foco do grupo, repercutir e responder ao inesperado. Se você está muito cansado ou desanimado para motivar você mesmo, como é que você vai conseguir que os outros possam ir em frente? Certifique-se em reservar um tempo diariamente para revigorar você mesmo, seja através de exercícios, reflexões e lembranças, dieta correta, técnicas de controle de stress ou qualquer outra coisa que você sabe que funciona para você.

ASSEGURANDO AUTOCONFIANÇA

    2. Seria eu confiável?

Será que o que eu digo que vou fazer eu faço mesmo?

Será que eu considero de forma correta a visão e preocupações de outras pessoas, não de forma secundária, à minha missão? Seria eu confiável e consistente ao longo do tempo? Será que eu estou dando retorno as outros na hora certa em questões que chegam de repente ou para pedidos que me são feitos? Estaria eu mostrando respeito mesmo quando eu não aceito as sugestões de outros? Se eu fosse um dos meus cientes, será que eu confiaria em mim mesmo?

homemsentado1ZONAS DE SOMBRA

3. Onde estariam minhas zonas de sombra?

Todo mundo tem áreas que não consegue ver. Mas é especialmente um detonador de credibilidade quando outros percebem coisas sobre líderes que eles próprios não sabem.

Você deve refletir: o que os outros pensam de mim? Será que eu solicito regularmente uma avaliação de pessoas que eu sei que serão sinceras? Será que eu me coloco em parâmetros elevados de honestidade própria focando onde eu devo estar sendo coerente?

ESTRATÉGIA E CRÍTICA

    4. Será que eu estou pensando de forma estratégica ou crítica?

Será que eu consigo ver os potenciais positivos e negativos em tudo que foi planejado ou em relação a mudanças inesperadas? Será que eu estou trabalhando na direção de pequenas ações e intervenções que estão crescendo até resultados significativos?

Será que eu consigo ver conexões para performance de segurança em minha organização sobre o que é declarado, o que é ignorado, o que é realmente estimulado?

Será que eu estou planejando simultaneamente em elevar produtividade, moral e segurança e saúde?

Um executivo afirmou: “liderança é um estado mental. O desafio é como produzir resultado além das tendências”. E acrescentou: “Um comprometimento com segurança pode ser aprendido praticando segurança”.

coragem-copyCORAGEM, DEDICAÇÃO E MUDANÇA

5. Seria eu corajoso e dedicado à mudança?

Será que eu consigo focar em como ultrapassar obstáculos muito mais do que fugir na direção de achar todas as razões possíveis para ações propostas que poderiam não estar funcionando?

Os melhores líderes sabem que não podem esperar outros para mudar sem que eles mesmos mudem. Já se disse que “o que quer que você queira liderar, você deve fazer isso de todo o coração. Isso muda o seu modo de pensar”.

6. FAZER ACONTECER

Muito mais do que relacionar frases de efeito ou boas intenções, os melhores líderes trabalham sem descanso em conseguir resultados positivos. Um dos seus talentos é identificar e superar aquelas dificuldades organizacionais que podem de outro jeito anular resultados em segurança – pessoas não liberadas para treinamento, equipamentos críticos não disponíveis no tempo certo, obstáculos contratuais que detonam intervenções necessárias, etc. Para outro executivo, “liderança em segurança é algo como fazer alguma coisa, fazer mudanças antes que alguém force a você fazer a mudança”.

lideranaa-1EXPECTATIVAS

7. Será que eu estou tendo elevadas expectativas?

Será que eu tenho que ter uma força para ter esperança? Será que eu estou focando em que eu posso melhorar e não ficar descansando em conquistas do passado? Será que eu comunico isso para todo mundo? . “Eu acredito que sempre há alguma coisa a mais que pode ser descoberta”.

As questões certas podem colocar você no sentido de encontrar soluções para contornar os problemas. Formulando e respondendo questões corretas para impulsionar pequenas mudanças no sentido de ncrementar habilidades em liderança e performance organizacional em segurança.

Sobre o autor:

Robert Pater is Managing Director, Strategic Safety Associates and MoveSMART®.

Tradução: Prof. Samuel Gueiros, Med Trab Coord NRFACIL

Veja outras traduções publicadas no BLOG:

http://nrfacil.com.br/blog/?p=2494

Sobre o Autor:
Adminstrador
4Comentários
  • Josielma
    11 de abril de 2011 até 17:57

    Boa tarde!

    Excelente auto avaliação que o profissional pode fazer frequentemente, até para manter sua auto estima elevada e buscar novas respostas para suas perguntas descobrindo sempre algo novo e ultrapassando obstáculos que frequentemente aparecem na vida de qualquer profissional.

  • Ducidelma
    11 de abril de 2011 até 22:11

    Boa noite!

    adorei essa auto avaliação, servira de suporte para muitas pesssoas que não acreditam no seu potencial,e se ainda está em dulvida do que queres realmente SER como profissional.

  • ARIANA BEBER
    16 de maio de 2011 até 15:10

    PARABENS PELO MATERIAL!!! GOSTEI TANTO QUE USAREI EM UM TREINAMENTO SOBRE LIDERANÇA, SERÁ FUNDAMENTAL NA PARTE DE ENCERRRAMENTO PARA QUE TODOS REFLITAM !!!

  • Hortencia Nunes
    18 de maio de 2011 até 19:27

    Boa Noite,
    Parabéns pela auto avaliação, é de materiais desse tipo que muitos profissionais precisam para descobrir o líder que existe incubado dentro de si e perder o medo para conseguir enfrentar o que vier, da maneira mais humilde e segura possível. Lembrei-me do livro “Quem mexeu no meu queijo”, que ambém fala de motivação.

Deixe um Comentário