Lendo Agora
RETROSPECTIVA NRs 2011 (1)
2

RETROSPECTIVA NRs 2011 (1)

por Adminstrador8 de janeiro de 2012

logo_nr1
retrospectiva-2011-thumb-610x355-56144

ESTUDOS DE NRs NO FORMATO DIGITAL

Reveja os posts com as principais NRs que foram atualizadas ou novas NRs publicadas em 2011. Nesses posts fizemos estudos utilizando o formato digital introduzido na Internet pelo NRFACIL. Neste formato é possível o desenvolvimento de análises rápidas e objetivas dessas atualizações e inovações.

O formato digital das NRs, lançado em 2007, aparece no site e no software NRFACIL, ambos com um mecanismo de atualização automática de NRs. No site, o estudo das NRs é feito com um índice Remissivo, que permite o acesso seletivo a assuntos das NRs. E no sotware, além do acesso no formato digital, o usuário utiliza ferramentas indispensáveis, como o cálculo de CIPA e SESMT a partir de qualquer CNAE, uma busca de assuntos em qualquer NR, entre outras. Em seguida, analisaremos as principais NRs estudadas em 2011 – CLIQUE NO ENDEREÇO ABAIXO DO ÍCONE DA NR:


nr-12

www.nrfacil.com.br/blog?p=2529

Embora publicada em Dezembro de 2010, um Estudo da NR-12 foi publicado neste Blog no dia 08/01/2011. O principal aspecto é a incorporação na legislação em SST do conceito de “falha segura”, que em última análise, significa que se o sistema falha, qualquer que seja ele, deve haver um escape para uma situação segura, que não coloca em risco usuários e o sistema. Esse regulamento deve ser uma referência principalmente em relação ao Trabalho em Altura, atividade onde houve vários acidentes graves recentes e ocasionaram alterações em outras NRs (acesse o link e veja o post anterior).


nr-34

www.nrfacil.com.br/blog?p=2602

Publicado em 25/01, aborda a principal motivação para esta nova NR – o renascimento da indústria naval brasileira, setor que já emprega mais de 80 mil pessoas no Brasil, e que demandou a atualização não só da tecnologia do setor, mas também de normas de segurança para o trabalhador.


nr18

nr-22

http://nrfacil.com.br/blog/?p=2618

Publicado em 31/01, assinala que na NR-22 aparecem dispositivos para tornar compatíveis regulamentos sobre o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) com os regulamentos da ABNT, bem como a necessidade de reuniões para avaliação de riscos, em obediência à NR-5 (CIPA). E na NR-18 houve modificações mais extensas, para atender a novos regulamentos sobre ANDAIMES. Correlato a este assunto, um outro artigo foi publicado no Blog sobre a importancia de SISTEMAS DE RESGATE EM QUEDAS.


nr-151

http://nrfacil.com.br/blog/?p=2657

Em 01/02/20011 o Ministério do Trabalho publicou alterações na NR-15, relacionadas ao Anexo 13-A(Benzeno), que foi introduzido em 1995 na legislação. Neste Post há uma breve retrospectiva da história do benzeno na literatura em SST, inclusive mencionando o processo que desembocou no Acordo Nacional do Benzeno.


ATUALIZAÇÕES DE 10/05/2011

http://nrfacil.com.br/blog/?p=3066

Em Maio, foi publicado um post com um resumo das alterações em mais NRs (Veja no quadro abaixo)

ALTERAÇÃO/REVISÃO/INCLUSÃO

nr-72Altera o Quadro II


estabelece parâmetros internacionais para avaliação de radiografias de trabalhadores expostos a alguns agentes de risco

nr-81Altera o item 8.3.6


as regras sobre guarda-corpos foram flexibilizadas deixando a segurança a cargo de uma “legislação municipal”

nr181Altera o item 18.14 e o subitem 18.15.16


A exigência do Programa de Manutenção Preventiva para equipamentos de movimentação e transporte de materiais e/ou pessoas

-os andaimes de madeira só podem ser utilizados em obras de até três pavimentos ou altura equivalente e devem ser projetados por profissional legalmente habilitado

nr-20Constitui Grupo de
Trabalho Tripartite da
NR-20

nr-23Altera a NR-23


flexibiliza exigências, remetendo à legislação estadual as regras sobre o assunto

Constitui Grupo Técnico sobre Trabalho em Altura

Constitui Grupo de Estudos Tripartite sobre a Atividade de Abate e Processamento de Carnes e Derivados

nr-25

http://nrfacil.com.br/blog/?p=3101

Em 25/05, na atualização da NR-25, foi abordado no Blog o contexto dos resíduos industriais, um dos assuntos mais atuais da agenda envolvendo o Trabalho e o Meio Ambiente, visto que os riscos desenvolvem doenças ocupacionais e agravos ambientais. Veja no post um Quadro com os principais agentes de risco, particularmente a origem desses agentes e os seus efeitos.

No próximo Post publicaremos uma continuação desta Retrospectiva. Com foi visto, tivemos mudanças importantes em várias NRs e é preciso um pouco de tempo para a leitura e entendimento dessas mudanças. Isto aponta para a necessidade de os profissionais de SST terem à mão recursos para acesso e navegação  nas NRs de forma atualizada e rápida. Portanto, conheça o site e o Software NRFACIL, que disponibilizam recursos para o estudo em tempo real das NRs. No NRFACIL os regulamentos em SST são atualizados no mesmo tempo em que o Ministério do Trabalho publica as suas Portarias. Na verdade, existe um intervalo entre a publicação da Portaria e a do Diário Oficial. Assim, o NRFACIL mantem um plantão permanente de acesso ao Diário Oficial para um rápido processamento dessas atualizações nos arquivos do site e software.

Prof. Samuel Gueiros, Med Trab, Coord NRFACIL.

Sobre o Autor:
Adminstrador
2Comentários
  • flavio jorge
    10 de janeiro de 2012 até 21:02

    Prezados colegas, boa noite!
    O trabalho realizados por sua equipe, ´e de suma importância, para as pessoa que dedica a sua vida em segurança….
    Quero agradecer pelas informações passada.

    Abs.

  • LEANDRO DE FREITAS BRAZ
    13 de janeiro de 2012 até 15:26

    MUITO IMPORTANTE TUDO ISTO QUE O NR FACIL TEM FEITO, É DE MUITA AJUDA PARA PESQUISAS, E ATE MESMO, PARA FICARMOS POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES DAS NR´S.
    ABRAÇOS A EQUIPE DO NR FÁCIL E DESDE JÁ MUITO OBRIGADO.
    ATT,
    LEANDRO DE FREITAS.

Deixe um Comentário