Lendo Agora
RETROSPECTIVA 2011 (2)
2

RETROSPECTIVA 2011 (2)

por Adminstrador1 de março de 2012

images-1(2) FINAL

Neste segunda e última retrospectiva contendo uma série de posts publicados em 2011, incluimos algumas traduções e análises de textos de sites nacionais e internacionais sobre SST. São assuntos ligados direta ou indiretamente às NRs e de grande interesse para o pessoal do SESMT.

Nesses textos observam-se abordagens abrangentes e elucidativas, uma espécie de material que pode entrar na lista de favoritos de qualquer profissional em segurança e saúde no trabalho.

chumbo1

NRs 7, 15, 18 e 29: EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO CHUMBO
http://nrfacil.com.br/blog/?p=2797

Além do problema do ruído, a literatura também revela que outros agentes presentes no meio ambiente ou na indústria, como os agentes químicos, inclusive o chumbo, podem causar perdas auditivas. Neste post, utilizamos como base um artigo da Revista Brasileira de Otorrinolaringologia de agosto de 2002.

mapaacidnuclear

ACIDENTES NUCLEARES NO BRASIL
http://nrfacil.com.br/blog/?p=2871

Uma das conclusões de Estudos sobre acidentes nucleares no Brasil é que um dos maiores agentes de risco é a própria CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear). Este Post baseia-se em Relatório de um Grupo de Trabalho sobre Fiscalização e Segurança Nuclear da Câmara dos Deputados – Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em 2004.

o-que-sao-riscos-ocupacionais-no-trabalho1

(NR-15) RISCOS QUIMICOS EM SST: O QUE É PERIGOSO?

http://nrfacil.com.br/blog/?p=3543 (Parte 1)
http://nrfacil.com.br/blog/?p=3576 (Parte2)

Um material relativamente de baixo risco pode apresentar perigo significativo enquanto um material de alto risco sem dúvida não apresenta risco aparente sob certas circunstancias. O Post foi publicado em 2 partes e é uma tradução de um artigo publicado no site OHS on line pelo Diretor de Departamento de Eng de Segurança Davic C Breeding, fazendo uma análise comparativa entre perigo e risco.
Após acessar o link 1 faça o link para a Parte 2 dentro do artigo.

mantenha_o_seu_banco_de_dados_atualizado11

ILUSÕES DE AVALIAÇÃO DE RISCOS
http://nrfacil.com.br/blog/?p=3643

Dados não significam necessariamente alguma coisa. Seria possível um decréscimo de 100% na freqüência de acidentes de uma empresa e isso ainda ser relativamente sem sentido? O post é uma tradução de original publicado em OHS on line, escrito por Dan Hartshorn, consultor especialista em controle de perdas e que autorizou a publicação desta tradução em nosso blog.

Edição e Compilação: Prof. Samuel Gueiros, Med Trab Coord NRFACIL

Sobre o Autor:
Adminstrador
2Comentários

Deixe um Comentário