ATUALIZAÇÕES NRs 6, 12, e 15 em 09/12/2011: ESTUDOS NO FORMATO DIGITAL
NR-06 (EPI) NR-12 (MAQ EQUIP) NR-15 (INSALUBRIDADE)
ATUALIZADAS EM 09/12/2011
ESTUDOS NO FORMATO DIGITAL
O Ministério do Trabalho publicou alterações em 3 NRs nesta sexta-feira (09/12/2011), complementando conteúdos de atualizações anteriores já publicados neste ano de 2011.
As alterações das NRs 6 e 12 estão relacionadas ao Trabalho em Altura, com regras sobre equipamentos de proteção contra quedas.
Na NR-6, introduz-se a necessidade de proteção não apenas de quedas (com o cinto trava-quedas) mas tambem do RISCO de quedas (com o TALABARTE).
Veja um boa aula prática em video sobre talabarte no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=ewIST7vrxeM
E na NR-12 foi introduzido um novo Anexo (XII) onde aparecem determinações sobre o trabalho em altura utilizando-se cestos aéreos.
Veja tambem uma boa aula prática sobre o assunto no vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=i-8yW1NWWrM
O novo Anexo XII vem com recomendações específicas sobre o uso seguro dos cestos aéreos, utilizados para a elevação de pessoas na realização de trabalhos em altura, como a construção de redes, limpeza de fachadas, poda de árvores, manutenção elétrica, entre outras tarefas.
Essas atualizações são uma evidência clara de que as NRs já existentes podem contemplar atividades diversas, sem necessidade de editar-se novas NRs, como a que está sendo proposta exclusivamente para Trabalho em Altura. Aliás, queremos agradecer a todos os nossos leitores que estão participando do debate da nova NR-36. Veja os posts publicados sobre o assunto e as mensagens já enviadas.
No primeiro post foi publicada uma tradução do site OHS on line sobre a necessidade de treinamento quando se implanta um sistema de resgate de quedas: http://nrfacil.com.br/blog/?p=3524
Em outro post, uma análise sobre a proposta da nova NR-36 na perspectiva de uma Gestão de Riscos utilizando uma classificação de NRs: http://nrfacil.com.br/blog/?p=3255;
Veja mais análises sobre Trabalho em Altura: http://nrfacil.com.br/blog/?p=3280 e http://nrfacil.com.br/blog/?p=2914
NRs ATUALIZADAS E O NRFACIL
Para os usuários do Sistema NRFACIL (site e software) essas atualizações das NRs 6, 12 e 15 já estão disponíveis (no formato digital). No site, vamos estudar essas alterações através do Remissivo, ferramenta do site que permite a visualização instantânea do assunto selecionado da NR, sem ter que procurar em toda a NR. E no software, se você é usuário do NRFACIL, selecione a ferramenta Atualizar e aguarde a atualização através da conexão do aplicativo com o Banco de Dados do Site. A atualização é processada de forma automática, sem nenhum custo para o assinante. Observe abaixo um infográfico do Aplicativo no momento em que estavam sendo atualizadas as NRs-6 e 12:
Para pesquisar as alterações no site, abra a pasta da NR-6 e escolha o item Remissivo. Veja o item 1 do Anexo I (Lista de Equipamentos de Proteção Individual) – abaixo, um infográfico do site com a NR-6 e o item que foi atualizado (Lista de EPI).
Veja abaixo a visualização no software NRFACIL do item que foi atualizado (EPI PARA PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS) no rodapé do infográfico abaixo mencionando-se o cinturão de segurança com dispositivo trava-queda e o cinturão de segurança com talabarte:
As alterações da NR-12 podem ser conferidas abrindo-se a pasta da NR-12 (no infográfico abaixo, aparece em destaque o Anexo XII – Equipamentos de Guindar para Elevação de Pessoas e Realização de Trabalho em Altura). No próximo infográfico, mais embaixo, um destaque das novas regras sobre CESTOS:
CINTOS DE SEGURANÇA
Os equipamentos de segurança individual (EPI) utilizados pelo profissional que trabalha no alto devem ser especificados e selecionados com cuidado, considerando o conforto, a carga aplicada os mesmos e o respectivo fator de segurança, em caso de queda.
Os cintos de segurança (CS) para epi estão divididos conforme a necessidade da segurança na atividade exercida:
Cinto de segurança tipo paraquedista, com quatro pontos de ancoragem, indicado para deslocamento seguro em altura, posicionamento, prevenção e parada de queda.
Cinto de segurança tipo paraquedista com fixação peitoral, abdominal, dorsal e lateral: ideal para trabalhos suspensos com longa duração.
Cinto de segurança tipo paraquedista, com fixação peitoral e dorsal: indicado para deslocamento, prevenção e parada de queda.
Cinto de segurança tipo paraquedista com três pontos de ancoragens: indicado para descida e resgate do trabalhador em espaços confinados, deslocamento seguro em altura, prevenção e parada de queda.
Cinto de segurança tipo paraquedista com quatro pontos de ancoragem: indicado para trabalhos em ambientes confinados.
Cinto de segurança tipo paraquedista, com fixação dorsal: indicado para prevenção e parada de queda.
A atualização da NR-15 foi mais simples e está relacionada ao Anexo 13-A (veja no infográfico à esquerda a pasta da NR-15 e em destaque no remissivo o Anexo 13-A – Benzeno) – cujo objetivo é regulamentar ações, atribuições e procedimentos de prevenção da exposição ocupacional ao benzeno, visando à proteção da saúde do trabalhador. As novas regras determinam, entre outros aspectos, que não é necessário o envio do Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno (PPEOB) ao Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST). Entretanto, o mencionado programa deve ser mantido à disposição da fiscalização no local de trabalho.
As empresas que produzem, transportam, armazenam, utilizam ou manipulam benzeno e suas misturas líquidas, contendo 1% ou mais de volume, devem cadastrar seus estabelecimentos no DSST.
Para o cadastramento de empresas e instituições que utilizam benzeno apenas em seus laboratórios, processos de análise ou pesquisa, quando não for possível a sua substituição, deve-se proceder à solicitação acompanhada de declaração assinada pelos responsáveis legal e técnico da empresa ou instituição, com justificativa sobre a inviabilidade da substituição.
Redação e Edição: Prof. Samuel Gueiros, Med Trab, Coord NRFACIL.
VEJA NA REVISTA NRFACIL DESTA SEMANA:
Um artigo do Eng de Segurança Amaro Walter reportando sua experiência
como Perito na elaboração de laudos sobre ruído.
Um artigo do TST Jean Carlos, trazendo algumas considerações
a partir do acidente no Aeroporto de Guarulhos
fiquem sabendo que mesmo a nr facil gratuita que é parcial nos ajuda muito
Minha sugestão para quem laborem na área prevencionista é que, atualizem-se nas NRs, com certificação conforme nossa legislação em vigor. Contribuir significa, dar sua opnião crítica para melhorar o sistema dos acidentes e saúde no tabalho: NR5, exigência de constar em seus quadros um técnico de segurança do trabalho.
Saudações Prevencionistas…
A nr facil tornou uma ferramenta de trabalho para mim entro todos os dias no site, afinal e a forma que temos a possibilidade de ficar por dentro dos acontecimentos sobre segurança do trabalho de forma rapida e eficaz.
obrigado por nos deixar atualizados para melhor executar nossas funções…..