Lendo Agora
ATUALIZAÇÕES NRs 6, 12, e 15 em 09/12/2011: ESTUDOS NO FORMATO DIGITAL
4

ATUALIZAÇÕES NRs 6, 12, e 15 em 09/12/2011: ESTUDOS NO FORMATO DIGITAL

por Adminstrador11 de dezembro de 2011

rapel-altura-equipamentos-cinturao-cadeirinha-talabarte-mosquetao-freio-oito-corda-cordim-bombeiro-curso0045

NR-06 (EPI)  NR-12 (MAQ EQUIP)  NR-15 (INSALUBRIDADE)
ATUALIZADAS EM 09/12/2011

ESTUDOS NO FORMATO DIGITAL

O Ministério do Trabalho publicou alterações em 3 NRs nesta sexta-feira (09/12/2011), complementando conteúdos de atualizações anteriores já publicados neste ano de 2011.

As alterações das NRs 6 e 12 estão relacionadas ao Trabalho em Altura, com regras sobre equipamentos de proteção contra quedas.

Na NR-6, introduz-se a necessidade de proteção não apenas de quedas (com o cinto trava-quedas) mas tambem do RISCO de quedas (com o TALABARTE).

270420101917191

Veja um boa aula prática em video sobre talabarte no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=ewIST7vrxeM

E na NR-12 foi introduzido um novo Anexo (XII) onde aparecem determinações sobre o trabalho em altura utilizando-se cestos aéreos.

dsc01008

Veja tambem uma boa aula prática sobre o assunto no vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=i-8yW1NWWrM

O novo Anexo XII vem com recomendações específicas sobre o uso seguro dos cestos aéreos, utilizados para a elevação de pessoas na realização de trabalhos em altura, como a construção de redes, limpeza de fachadas, poda de árvores, manutenção elétrica, entre outras tarefas.

random_7TRABALHO EM ALTURA

Essas atualizações são uma evidência clara de que as NRs já existentes podem contemplar atividades diversas, sem necessidade de editar-se novas NRs, como a que está sendo proposta exclusivamente para Trabalho em Altura. Aliás, queremos agradecer a todos os nossos leitores que estão participando do debate da nova NR-36. Veja os posts publicados sobre o assunto e as mensagens já enviadas.

No primeiro post foi publicada uma tradução do site OHS on line sobre a necessidade de treinamento quando se implanta um sistema de resgate de quedas: http://nrfacil.com.br/blog/?p=3524

Em outro post, uma análise sobre a proposta da nova NR-36 na perspectiva de uma Gestão de Riscos utilizando uma classificação de NRs: http://nrfacil.com.br/blog/?p=3255;

Veja mais análises sobre Trabalho em Altura: http://nrfacil.com.br/blog/?p=3280http://nrfacil.com.br/blog/?p=2914

NRs ATUALIZADAS E O NRFACIL

Para os usuários do Sistema NRFACIL (site e software) essas atualizações das NRs 6, 12 e 15 já estão disponíveis (no formato digital). No site, vamos estudar essas alterações através do Remissivo, ferramenta do site que permite a visualização instantânea do assunto selecionado da NR, sem ter que procurar em toda a NR. E no software, se você é usuário do NRFACIL, selecione a ferramenta Atualizar e aguarde a atualização através da conexão do aplicativo com o Banco de Dados do Site. A atualização é processada de forma automática, sem nenhum custo para o assinante. Observe abaixo um infográfico do Aplicativo no momento em que estavam sendo atualizadas as NRs-6 e 12:


nova-imagem-35

Para pesquisar as alterações no site, abra a pasta da NR-6 e escolha o item Remissivo.  Veja o item 1 do Anexo I (Lista de Equipamentos de Proteção Individual) – abaixo, um infográfico do site com a NR-6 e o item que foi atualizado (Lista de EPI).

nova-imagem-31


Veja abaixo a visualização no software NRFACIL do item que foi atualizado (EPI PARA PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS) no rodapé do infográfico abaixo mencionando-se o cinturão de segurança com dispositivo trava-queda e o cinturão de segurança com talabarte:

nova-imagem-37


As alterações da NR-12 podem ser conferidas abrindo-se a pasta da NR-12 (no infográfico abaixo, aparece em destaque o Anexo XII – Equipamentos de Guindar para Elevação de Pessoas e Realização de Trabalho em Altura). No próximo infográfico, mais embaixo, um destaque das novas regras sobre CESTOS:


nova-imagem-33

nova-imagem-362

CINTOS DE SEGURANÇA

Os equipamentos de segurança individual (EPI) utilizados pelo profissional que trabalha no alto devem ser especificados e selecionados com cuidado, considerando o conforto, a carga aplicada os mesmos e o respectivo fator de segurança, em caso de queda.

Os cintos de segurança (CS) para epi estão divididos conforme a necessidade da segurança na atividade exercida:

Cinto de segurança tipo paraquedista, com quatro pontos de ancoragem, indicado para deslocamento seguro em altura, posicionamento, prevenção e parada de queda.


Cinto de segurança tipo paraquedista com fixação peitoral, abdominal, dorsal e lateral: ideal para trabalhos suspensos com longa duração.


Cinto de segurança tipo paraquedista, com fixação peitoral e dorsal: indicado para deslocamento, prevenção e parada de queda.


Cinto de segurança tipo paraquedista com três pontos de ancoragens: indicado para descida e resgate do trabalhador em espaços confinados, deslocamento seguro em altura, prevenção e parada de queda.


Cinto de segurança tipo paraquedista com quatro pontos de ancoragem: indicado para trabalhos em ambientes confinados.


Cinto de segurança tipo paraquedista, com fixação dorsal: indicado para prevenção e parada de queda.


nova-imagem-32NR-15 (INSALUBRIDADE)

A atualização da NR-15 foi mais simples e está relacionada ao Anexo 13-A (veja no infográfico à esquerda a pasta da NR-15 e em destaque no remissivo o Anexo 13-A – Benzeno)  – cujo objetivo é regulamentar ações, atribuições e procedimentos de prevenção da exposição ocupacional ao benzeno, visando à proteção da saúde do trabalhador. As novas regras determinam, entre outros aspectos, que não é necessário o envio do Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno (PPEOB) ao Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST). Entretanto, o mencionado programa deve ser mantido à disposição da fiscalização no local de trabalho.

As empresas que produzem, transportam, armazenam, utilizam ou manipulam benzeno e suas misturas líquidas, contendo 1% ou mais de volume, devem cadastrar seus estabelecimentos no DSST.

Para o cadastramento de empresas e instituições que utilizam benzeno apenas em seus laboratórios, processos de análise ou pesquisa, quando não for possível a sua substituição, deve-se proceder à solicitação acompanhada de declaração assinada pelos responsáveis legal e técnico da empresa ou instituição, com justificativa sobre a inviabilidade da substituição.

Redação e Edição: Prof. Samuel Gueiros, Med Trab, Coord NRFACIL.


VEJA NA REVISTA NRFACIL DESTA SEMANA:

amaroruidoUm artigo do Eng de Segurança Amaro Walter reportando sua experiência
como Perito na elaboração de laudos sobre ruído.

nova-imagem1

Um artigo do TST Jean Carlos,  trazendo algumas considerações
a partir do acidente no Aeroporto de Guarulhos

Sobre o Autor:
Adminstrador
4Comentários
  • beto kun
    12 de dezembro de 2011 até 21:25

    fiquem sabendo que mesmo a nr facil gratuita que é parcial nos ajuda muito

  • Grossi
    13 de dezembro de 2011 até 07:19

    Minha sugestão para quem laborem na área prevencionista é que, atualizem-se nas NRs, com certificação conforme nossa legislação em vigor. Contribuir significa, dar sua opnião crítica para melhorar o sistema dos acidentes e saúde no tabalho: NR5, exigência de constar em seus quadros um técnico de segurança do trabalho.
    Saudações Prevencionistas…

  • flaviane
    4 de janeiro de 2012 até 12:50

    A nr facil tornou uma ferramenta de trabalho para mim entro todos os dias no site, afinal e a forma que temos a possibilidade de ficar por dentro dos acontecimentos sobre segurança do trabalho de forma rapida e eficaz.

  • marcelo r s
    18 de janeiro de 2012 até 12:03

    obrigado por nos deixar atualizados para melhor executar nossas funções…..

Deixe um Comentário